quinta-feira, 24 de março de 2011

Perna de borrego assada no forno com azeitonas pretas


Apesar de não estar na minha lista de desejos para este ano, uma das coisas que tinha curiosidade em cozinhar era uma perna de borrego assada inteira no forno. Eu adoro carne de borrego e não sei bem porquê, a perna de borrego assada inteira sempre me revelou um certo encanto. Para assar a perna de borrego o livro, Olives & Oranges de Sara Jenkins e Mindy Fox, não indicava o tempo de forno, mas a temperatura da carne. Ora bem, se queria fazer a receita, estava na altura de comprar um termómetro para carne! :)


Ingredientes:
1 perna de borrego (aprox. com 2Kg)
100g de azeitonas pretas sem caroço
3 hastes de alecrim, apenas as folhas
3 dentes de alho
2 colheres de sopa de orégãos secos
sal
pimenta preta de moinho
2 colheres de sopa de azeite

1. Aquecer o forno a 125ºC.

2. Picar muito bem as azeitonas com as folhas de alecrim e os dentes de alho. Por fim, juntar os orégãos secos.

3. Fazer pequenas incisões na carne com a ponta de uma faca e colocar aí a mistura de ervas e azeitonas. Fazer isso em toda a perna. O que restar colocar por cima da carne. Temperar com sal e pimenta a gosto.

4. Colocar a perna num tabuleiro de forno. Regar com duas colheres de sopa de azeite e levar ao forno com o termómetro espetado na carne.

5. Retirar do forno quando a temperatura da carne estiver a 82ºC.



Usar o termómetro foi uma aventura. Primeiro, o ponteiro que indica a temperatura não mexia. Ou melhor, não mexeu durante sensivelmente uma hora! - Ricardo o termómetro não mexe?! O que achas que se passa?! - Dizia eu, em frente ao forno impacientemente. O Ricardo veio, olhou, confirmou que realmente não se tinha mexido, empurrou um pouco mais o termómetro na carne e disse: - Deve estar avariado. Não ligues! - Como é que eu podia não ligar!? E ali fiquei, a ver a carne a assar, o tempo a passar, e eis que o ponteiro se movimenta! Excelente, pensei eu. Problemas de quem usa um equipamento pela primeira vez! ;)

Esta perna de borrego foi feita para o almoço de um daqueles domingos de acordar tarde e ficou óptima. A carne ficou suculenta e muito saborosa.

14 comentários :

Gisela disse...

Eu adoro borrego, hoje vai ser o nosso jantar, mas ensopado.
Gostei da ideia das azeitonas, deve ficar óptimo, e uma óptima sugestão para a Páscoa
Um beijinho

Under a Fig Tree disse...

Que sorte!
Imagina que era um Ponto de Açúcar?!;) Ficava caramelo... e queimado! 1 hora para o ponteiro subir!
A casa fica com um cheirinho tão bom quando fazemos assados!!
Gostei da sugestão : azeitonas!

Um beijinho

Cidália disse...

Bem isso é que foi uma aventura! Também gosto muito de borrego, deve ter ficado uma delícia a julgar pelo ar da perninha!
Beijinhos

Margarida disse...

Também gosto muito de borrego e tenho pena de ser a única aqui em casa a gostar.. Esta semana fiz uma pá no forno com figos e mel só pra mim. Soube-me mesmo bem! : )
beijocas

Mónica Silva disse...

Laranjinho essa perna de borrego ficou optima a sugestão das azeitonas ficou gravada :)

Beijinhos

Sandra G disse...

Ficou com um aspecto.Deve estar deliciosa.

Bjs

Vânia Costa disse...

Adorei! O aspecto, a suculência, os sabores! Divina! :D

Beijinho*

Sandra disse...

Olha tem um aspecto maravilhoso!

ameixa seca disse...

Gosto de borrego mas prefiro a parte dianteira onde estão as costelas. adoro um ossinho :) Mas a perna está muito requintada!

Raspas de Laranja disse...

Concordo em tudo com a Ameixa, mas a 'tua perna' está um mimo, excelente.
Também tenho curiosidade de usar o termómetro de carne, mas nunca comprei nenhum. Só quem experimenta é que aprende, e assim se cresce. :)

Bimboca disse...

Que aspecto maravilhoso. Sem duvida que seria bem vinda no prato de um almoço de domingo:-)

Beijinhos

Bombom disse...

Gosto muito de carne de borrego e também da de cabrito. Muita gente não gosta do sabor do borrego, porque não lhe tira aquela espécie de gordura do interior da perna, que é o que lhe dá mau gosto. Tenho a certeza de que esta refeição estava requintadamente saborosa! A primeira vez que usei azeitonas num cozinhado, foi num recheio para assar perú e fiquei surpreendida com o sabor final. Imagino por isso como terá ficado este Borrego Assado com Azeitonas e mais as especiarias! Tenho um termómetro desses que comprei numa promoção do Lidl, mas nunca o usei. Fico-te muito grata por teres partilhado essa tua experiência, pois assim vai ser mais fácil experimentar sem desanimar (He,he). Obrigada Laranjinha! Bjs. Bombom

moranguita disse...

nao e das minhas carnes de eliçao mad de vez em quandon sabe bem sim.
esta vbem apetitosa
beijinhos

Mafalda disse...

Gosto muito de borrego e a receita parece muito simples e saborosa. Como não tenho termómetro perguntava: aproximadamente quanto tempo acabou por demorar ?
Muito obrigada