sexta-feira, 4 de março de 2011

Aniversário do Tangerina Aderente


Sei que me repito quando digo que uma das coisas magníficas que este blogue me tem trazido são as pessoas. Até hoje tenho tido a sorte de só conhecer pessoas interessantes e que acabam por fazer parte da minha vida. Com mais ou menos intensidade, mas os laços ficam feitos. E isso é muito gratificante.

Uma das pessoas que conheci através do blogue foi a Carlota. E as amizades são como as cerejas, há espaço para sempre mais uma e o grupo tem crescido, especialmente depois do fim de semana passado no Algarve a convite da Associação do Sotavento Algarvio. E envolvida neste espírito de convívio e amizade, este ano a Carlota reuniu à mesa, a semana passada, a Gasparzinha, a Helena, a Manuela, a Suzana e eu, algumas das bloggers que conheceu nestes dois anos do Tangerina Aderente.

Começámos a festa a cantar os parabéns a você e a desejar muitos anos de vida ao Tangerina Aderente. Depois de apagarmos as velas colocadas em tangerinas, as chamadas tangerinas ardentes :), brindámos com os copos cheios de sangria ou de vinho e fizemos votos de muitos mais encontros.


O mote para começarmos a provar as apetitosas iguarias com que a mesa estava recheada estava dado. Eu nestas coisas gosto de provar um bocadinho de tudo ;), por isso não perdi tempo a provar os pães recheados, um com queijo roquefort o outro com paio e bacon, bombons de farinheira e requeijão, pão com azeitonas feito pelo Ricardo, o puré de abacate e roquefort, as alheiras caseiras vindas do norte do país, a sopa de abóbora com rebentos de alfafa e iogurte, salada de grão com espinafres e queijo feta, salada de queijinhos frescos Saloio, tarte feita pelo Miguel e empanada galega. Tudo uma delícia ou a mesa não estivesse recheada de cozinheiras de mão cheia.


Na altura das sobremesas, a mesa voltou a encher-se. Deliciámo-nos com bolo de chocolate húmido, panna cotta de lemon curd, quadrados com chocolate caramelo e nozes, leite creme com açúcar queimado pelo Mário com uma ajudinha do António, e por fim um cálice de licor de ginja.


No final do jantar, ainda se juntou a nós o Pedro, que simpaticamente perguntou se tinha feito pataniscas. :) A noite prolongou-se. Muita conversa e muita alegria. Como em todos os nossos encontros, nunca esgotamos os temas de conversa.

Que os próximos anos sejam anos para comemorar!

20 comentários :

Susana Gomes disse...

Já sinto saudades! :)
Rimos tanto!!!
Beijinhos.

susana canhola disse...

Tantas iguarias! Tanta coisa boa! E a mesa estava tão bonita!

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Sinto-me uma priveligiada por fazer parte destes jantares que para além de divertidos são sempre deliciosos. Ainda bem que temos o Ricardo para nos fazer as reportagens por nestas alturas nós estamos tão entretidas que ninguém se lembra de fotografar o evento :)
Já agora, no meio de tanta comida eu acho que não provei a tua salada, tens que fazer de novo ;) E estou com o Pedro, no próximo jantar temos que ter as tuas pataniscas, se for preciso fazemos um abaixo assinado ou mesmo uma petição pública.
Beijocas

doces abobrinhas disse...

nossa que delicia, li seu post e tive sensações bem próximas! meu blog tbem me trouxe enormes surpresas mas nenhuma mais saborosa que as amizades! Linda recepção! fofa e alegre como tudo por aqui!
um beijo doce e te espero nas abobrinhas, lá sempre tem um cupcake esperando vc!

Babette disse...

QUe delícia de encontro e que delícia de reportagem! As velas na tangerina estavam o máximo!.... E não é que eu desde o início interiorizei sempre que o blog se chamava "tangerina ardente"?... afinal tinha razão!...
Babette

Helena disse...

Parabéns pela reportagem.Foi bom relembrar este encontro. O que ri(mos) nessa noite! Vou ter saudades :(

PS-O 5/4 ficou mais bonito com estas fotos xl.

ameixa seca disse...

Até me babo! Dava tudo por uma migalhinha disso :)

Anónimo disse...

Apreciei e senti cada foto e cada palavra. Sei o quanto se divertiram e continuem sempre assim com essa disposição e essas mãos dadas mesmo para a cozinha e fotografia.
Muito bom gosto na messa, quem me conheçe sabe que é á moda da Pi.

Beijinhos
Pi
Fernanda

Sandra G disse...

Tanta coisa boa.Mas só podia pois as cozinheiras são 5* e acompanahdo com muita risota só pode ter sido um aniversário maravilhoso.

Bjs

Tangerina disse...

Querida Laranjinha,

Obrigada por esta reportagem tão completa, estou como a Moira se não fosse o Ricardo tudo ficaria apenas em doces memórias ;)
Adorei este jantar, a vossa companhia e a certeza que muitos mais virão ;)

Beijinhos Grandes,
Carlota

Unknown disse...

Huuuummmmmm!!!!
Que deliciosas iguarias!
Muitas comemorações como esta e longa vida à Tangerina e amigas!

Isabel Salvador disse...

Que fixe deve ter sido e tanta coisa boa junta,não só o comer como vocês,bjokinhas grandes

Anónimo disse...

Só mesmo um conjunto de iguarias, deliciosas bebidas e principalmente um conjunto de pessoas interessantes, simpáticas e amigas poderiam fazer com que sentisse um impulso incontrolável de comentar e agradecer on-line o previlégio que sinto partilhar estes momentos convosco.
António

Manuela Lourenço Marques disse...

Que linda festa.
A amizade tem de ser sempre regada, por isso continuem a desenvolver os vossos convivios :)
Parabéns pela decoração da mesa, PARABÉNS mesmo.
(que engraçado, ontem houve um jantarzinho cá em casa e os bombons de farinheira e requeijão, foram a entrada que surpreendeu e agradou)
Beijinho

Margarida disse...

Vejo e revejo as fotos e imagino tudo, o ambiente, as risadas, as conversas e a comidinha boa. O Tangerina Aderente teve uma comemoração à altura!
beijinhos grandes para todos

Laranjinha disse...

Gasparzinha, Moira, Helena, António e Tangerina,

foi um jantar muito especial que fica para a história ;)
Divertimo-nos imenso.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Susana Canhola e Pi,

muito obrigada pela vossa visita. A Tangerina tem imenso bom gosto e as mesas ficam sempre lindas. :)

Um beijinho.

Laranjinha disse...

Manuela,

a mesa ficou muito gira. Com uma mesa assim, as iguarias ainda sabem melhor! :)

Os bombons de farinheira e requeijão são irresistíveis.

Um beijinho.

Laranjinha disse...

Doces Abobrinhas, Babette, Ameixinha, Sandra G, Margarida,

muito obrigada pela vossa visita e comentários.

Um beijinho.

Laranjinha disse...

Lelé Batita e Belinha Gulosa,

muito obrigada pelos vossos comentários.

Um beijinho.