quinta-feira, 31 de março de 2011

Uma festa de despedida ...


Quando cheguei a mesa já estava posta e tudo pronto para começar a festa. A Carlota como sempre, fez uma mesa linda, desta vez decorada em tons de rosa, com as gerbérias a marcarem a diferença. A cada festa, a Carlota supera-se a si própria com os seus excelentes arranjos de mesa. A razão desta festa, a despedida de uma querida amiga que vai viver para o outro lado do Atlântico. Vamos sentir tantas saudades! Ela sabe o quanto gostamos dela e de como nos é muito especial!


Para esta festa vieram amigas de norte a sul. E quando nos juntamos a comida é sempre em fartura. A Gisela, trouxe do Alentejo uns magníficos enchidos, pão, pãezinhos de linguiça e o bolo das rosas.


A Ameixinha trouxe dois tipos de bolachinhas, umas doces e outras salgadas.


A Margarida, do seu reino dos Algarves, brindou-nos com um empada de galinha e vegetais, Muxama, chips de beterraba, cherovia e cenoura e para sobremesa um fantástico bolo de ruibarbo. A Manuela serviu-nos azeitonas em crosta, que são sempre um sucesso garantido, almôndegas de frango e cenoura e pão-de-ló com leite creme e amêndoas torradas.


A Helena deliciou-nos com beringela fumada com iogurte, lasanha e um pudim flan, a lembrar os sabores de outros tempos. A Pipoka trouxe um delicioso Caril de frango com banana e panna cotta de iogurte e erva-príncipe. A panna cotta estava tão boa, que quando virei costas, já não havia! :) A Gasparzinha colocou na mesa Favetta, Salada de Bulgur com couve, frango e laranja e uma irresistível Tarte de Uvas e Noz.


A Suzana um pão brioche fofo e delicioso recheado com mozzarella, presunto e manjericão e uns morangos acompanhados de um creme de chocolate e castanhas. Eu levei entrecosto assado no forno e um bolo de chocolate com courgette e avelãs.

A anfitriã surpreendeu-nos com dois pães recheados, Brie com amendoim, muffins de atum e pesto, Tarte de foie gras com figo e Bavarois de iogurte e mel.


No final, presenteou-nos - não tenho outra palavra para o descrever - com um espectacular bolo de chocolate com framboesas.


Como imaginam, esta festa foi uma verdadeira animação. Uma casa cheia de pessoas. Muita, muita conversa. E havia sempre alguém a provar mais qualquer coisinha ...


Tanta animação que nem deu para fotografar nem para provar tudo! ;)

A Ameixinha, depois das sobremesas ofereceu-nos uma pequena lembrança com um verso. Cada uma de nós, à vez, foi lendo os versos. Este foi um momento de muitas emoções. Aqueles versos acabaram por contar uma pequena história, a história dos muitos e bons momentos que temos passado juntas. Mais uma vez, tive a certeza que as pessoas que este blogue me tem dado a conhecer são mesmo, mesmo, muito especiais, com um enorme coração.

À minha amiga e para o seu novo começo, para a sua nova vida, votos de muito, muito sucesso! Nós continuaremos por cá. A amizade também se alimenta, mesmo quando estamos longe.

27 comentários :

Três Raspas de Lima disse...

Lindo jantar de despedida, como é bom ter amigos assim

Sandra disse...

Fiquei maravilhada com a descrição do teu post...tudo tão lindo!!!

Beijinhos

Susana Gomes disse...

Querida Laranjinha, obrigada por me fazeres regressar a uma noite tão cheia. De amizade! :)
E coisas boas na mesa!!
Essa mãozinha atrevida está demais. :)
Beijinhos

Receitas para a Felicidade disse...

Um jantar fantástico e mesmo sendo para uma despedida a pessoa que gostamos nunca está longe pois está sempre no nosso coração e hoje com tanta tecnologia ainda nos sentimos mais perto uns dos outros, amei cada foto, cada partilha e as palavras tão carinhosas do teu texto...VIVA A AMIZADE!!!

Beijos e obrigado pela partilha destes momentos!!

Cidália disse...

Excelente post.
Beijinhos

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Um brinde aos jantares dos amigos sempre cheios de animação, comidas deliciosas e desta vez cheio de emoção. E se foi assim na despedida, imagino como será o reencontro.
Um agradecimento especial ao Ricardo por documentar sempre tão bem as nossas iguarias, a animação com a mãozinha está demais :)
Beijinho

Under a Fig Tree disse...

Querida Laranjinha,

Que maravilha!!

Sim. Apetece dizer Viva a Amizade! São as pessoas que fazem os encontros serem especiais e mágicos... E claro a comida neste caso também teve o seu peso não fosse esse um encontro de Food Bloguers "especiais"!!! Boa comida?!Inevitável.

De quem é aquele dedito maroto a roubar petisco?! Hum?!
Muitas felicidades para quem vai lá para o outro lado do Atlântico!

Um beijinho!

saboracasa disse...

fiquei encantada com a amizade e de um encontro/despedida assim descrita e passado.

Parabéns por criarem este ambiente - socializar. que nos dias que correm as pessoas tendem a esquecer
bem haja :)

moranguita disse...

a amizade e linda e bom ver como pode nascer do pc.
feleciades a quem parte.
beijinhos

ameixa seca disse...

Preciso de lenços outra vez agorinha mesmo! Obrigada por me teres agarrado a mão quando o meu sistema parassimpático se desmanchou :)

Tangerina disse...

Vim do blog da Suzana já com a água a cair no teclado... chego aqui e... mais umas gotas... a continuar assim vou ter de comprar um computador novo... :))

Adorei o post e especialmente a mãozinha matreira :))

Beijinhos Grandes,
Carlota

Marina Mott disse...

Quanto capricho!! Que horas tão especiais passaram!! Que venha sucesso , sempre!! beijo!

conceicao disse...

jantar bem requintado, Os amigos são um tesouro. Muitas felicidades para a menina que vai para outras paragens.
bjs

Gisela disse...

Laranjinha e Ricardo, muito obrigada pelo documentário da festa, foi uma noite muito especial, cheia de emoções, risota, muita amizade, e como sempre muita comida boa.
Adorei essa mãozinha marota
Um beijinho aos dois

Suzana disse...

Queridos queridos,

Obrigada pelas palavras e pelas fotografias e tão fiel relato de (mais) uma noite especial. Entre boa comida, maozinhas marotas, lenços de papel coloridos e muita emoção, fica tudo o que já sabemos mas que é sempre TÃO bom reviver...

Beijos muitos e grandes*

Susana Matias disse...

Um jantar Lindo e cheio de iguarias...
A dxecoração estava linda...
jinhos

Unknown disse...

Ui, que não devia ter lido este post antes de comer o pequeno-almoço...

Luna Piena disse...

Realmente é sempre um encanto vir a este blog e poder partilhar da vossa amizade. É ainda mais interessante assistir que numa sociedade em que as amizades cada vez mais são inexistentes ou mantidas por detrás de um computador a vossa nasceu não só pelos vistos na blogosfera como tem ido para além da mesma, com os jantares, os lanches, os almoços, os passeios, com o contacto real em que passam momentos tão especiais. Mais do que um jantar de despedida é mais um jantar à amizade. Muitas felicidades a quem vai partir, que leva consigo um dos tesouros mais preciosos que o homem tem e que cada vez menos lhe dá valor: o poder da amizade. Para bens a todas.

Sandra G disse...

Laranjinha, um jantar muito bonito para dizer até já a essa amiga muito querida.Eu também disse até já.Apesar da distância ser grande a amizade permanece á espera de um reencontro para matar as saudades.Até lá vamos falando com ela pelo mundo virtual.

Uma mesa cheia de coisas boas, eu não teria estômago para tudo isso.As cozinheiras estão de parabéns.

Bjs

Margarida disse...

Cada foto fala por si e a noite não podia ter sido melhor. Com despedidas assim não há como não ter ainda mais saudades. De tudo, de todos! Obrigada!
beijinhos grandes

Blog da Nô disse...

Lindo seu post!
E linda homenagem a uma pessoa especial!
:o)

Raspas de Laranja disse...

Fiquei sem palavras... :)

Lisandra disse...

Olá! Que coisas tão gostosas que até ja tenho água na boca e que mesa tão linda!
Está a decorrer um passatempo no meu blog. O tema é "entradas e petiscos" e no fim tem premio!
Visite-me e veja como participar.
http://cozinheiradatreta.blogspot.com
Fico a espera!
Beijinhos.

Helena disse...

Esta noite foi memorável e o post retrata-a tão bem! Não consegui foi provar tudo, o que me deixou um pouco frustada ;)
É sempre triste ver amigos partirem, mas como dizes e muito bem a amizade alimenta-se.

Sandra B. disse...

Que belo repasto!

Estão todas de parabéns!!!

Margarida disse...

Oi, Laranjinha...
Conheci o seu blog hoje e fiquei encantada com a descrição desta festa de despedida...
Maaaaaaaaaaaaaa
raaaaaaaaaaaaaa
viiiiiiiiiiiiii
lhooooooooooooo
saaaaaaaaaaaaaa....
Amigos com certteza são tuuuuuuuuuudo de bom....
Estarei sempre por aqui...
Feeeeeeeeeeeeelicidades....
E obrigaduuuuuu por compartilhar suas delíííícias....

Beeeeeeeeeeeeijos....

Anónimo disse...

Só agora chego a este jantar mas ainda vou a tempo de dizer que a reportagem está tão perfeita que diz tudo e representa sim uma grande amizade.
Estou muito comovida com a partida e com o que li mas vai ser bom e a amizade não se perde jamais.
Um beijinho Laranjinha,

Pi
Fernanda