segunda-feira, 5 de Março de 2012

Bife com pimenta verde e o desejo de ir a Paris


Este fim-de-semana que passou fiquei em casa. Finalmente vi o filme Meia Noite em Paris de Woody Allen e achei genial. Os diálogos são fabulosos. É uma verdadeira homenagem à cidade e à sua importância cultural. Ao ver o filme fiquei ainda mais apaixonada por Paris. Como eu adoraria passear junto ao Sena, comer croissants estaladiços a derreterem-se na boca num dos cafés da cidade e macarrons. Ir a feiras de velharias e encontrar pequenos tesouros perdidos. Paris! Paris! Este ano tenho que passar por lá.

Quando via algumas das imagens da cidade por onde o protagonista principal passava, perguntei-me várias vezes sobre quando é que Lisboa tem um filme assim? Um filme em que as pessoas fiquem apaixonadas pela cidade.

Entre o trabalho e o visionamento do filme ainda houve tempo para preparar um bife com pimenta verde em conserva. Trouxe a pimenta da minha última ida a Espanha.


Ingredientes:
2 bifes de vaca
1dl de natas com 35% de gordura
1 colher de sopa de manteiga
1 fio de azeite
1 colher de chá de mostarda Dijon
2 colheres de sopa de pimenta verde em conserva
3 colheres de sopa de brandy
1 colher de café de farinha Maizena (facultativo)
pimenta preta de moinho
sal


1. Colocar um fio de azeite numa frigideira e levar ao lume. Assim que estiver quente, alourar os bifes de um lado e do outro. Temperar com sal, pimenta preta de moinho e juntar a manteiga.

2. Assim que a manteiga derreter, juntar a mostarda e a pimenta verde. Adicionar o brandy e flambear.

3. Dissolver a farinha maizena nas natas e juntar aos bifes. Deixar cozinhar um pouco até o molho engrossar e servir.


A pimenta verde dá um toque muito especial aos bifes. Se não encontrarem em conserva podem substituir por pimenta verde em grão seca.

Boa semana.

18 comentários:

  1. Paris é realmente uma cidade imperdível. Apesar de já lá ter estado confesso que anseio muitíssimo voltar lá.
    Bife com pimenta é dos pratos mais apreciados pelo meu marido. Confesso que já tentei fazer algumas vezes mas nunca me sai bem... acho que posso sempre tentar esta tua sugestão e ver como sai :)

    ResponderEliminar
  2. Um bife cheio de sabor...adoro!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  3. Paris é de facto, uma cidade fantástica. Fui lá à uns anos mas anseio voltar lá uma e outra ves, porque é daquelas cidades que nunca nos cansamos de visitar :)
    A pimenta deve conferir um sabor fabuloso ao bife :)

    ResponderEliminar
  4. Paris é uma cidade linda, onde se come maravilhosamente. Vale a pena visitar e revisitar.
    Bjnhos

    ResponderEliminar
  5. Realmente Paris é lindo! Quanto ao prato tem muito bom aspeto! ;) Nova seguidora! Beijinho*

    ResponderEliminar
  6. Laranjinha, mas Lisboa tem um filme assim, do diretor Win Wenders! Aqui no Brasil ele se chama O Céu de Lisboa e aí em Portugal acho que é Viagem a Lisboa. É um dos meus filmes preferidos, muito lindo! Beijo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em inglÊs é "Lisbon Story". E um filme muito especial, muito lindo- como Lisboa, que é muito mais bonita do que Paris!

      Eliminar
  7. Só fiquei um dia em Paris....foi uma passagem. Mas o pouco tempo que lá estive fiquei mesmo apaixonada e com uma enorme vontade de regressar.
    É mágico passear junto ao Sena, parar para espreitar as barracas com as tais velharias, fotos antigas e quadros magnificos.
    Também concordo que a nossa Lisboa também encanta e que merece destaque.

    O teu bife está com um aspecto delicioso Laranjinha :))
    Bjo doce:*

    ResponderEliminar
  8. Eu também adoro Paris, é uma cidade linda e cheia de charme!
    A receitinha ficou maravilhosa :)

    Boa semana
    bj
    http://ladyaofogao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Acho que sim, devias ir a Paris, pois é tudo o que se ouve e muito mais. É magia, mesmo. Eu estive lá em Maio do ano passado e AMEI. Até fiz umas comprinhas de "gadgets" para a cozinha na E. Dehillerin, a loja onde a Julia Child comprava os "gadgets" dela quando vivia em Paris e onde está uma foto dela, já muito amarela e quase desfeita...
    Este teu prato está absolutamente lindo e com um ar super apetitoso.
    Beijinhos e boa semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  10. Paris é para mim uma cidade de opostos: tanto tens locais pequeninos e encantadores como depois tens tudo "à grande e à francesa". E sim, é muito, muito bonita e vale a pena uma visita demorada (confesso que uma semana não foi suficiente para tudo o quer queria ver ou fazer. Mas mais vale um pássaro na mão do que dois a voar... :p

    Quanto aos bifes com pimenta, não são mesmo a minha praia apesar de achar que o molho tem uma espessura delicada e aveludada.

    ResponderEliminar
  11. Vale mesmo a pena visitar Paris!

    É lindissima!!

    e esse bife tem cá um aspecto!! 5*

    Parabéns pelo blog e adoro as fotos

    ResponderEliminar
  12. De facto o filme é bastante bonito e dá vontade de lá ir sim senhora. Eu já lá tive e recomendo vivamente quando eu lá fui ainda não havia a "saga" macarrons mas n podes deixar de passar pelas croissantarias e comer aqueles bolos, eu durante a visita pela cidade n ouve um só dia que n fizesse isso :) beijos

    ResponderEliminar
  13. Vi o filme à cerca de 15 dias e também gostei imenso. Paris foi o destino das minhas férias da Páscoa o ano passado, gostei muito de lá ter estado apesar de ter sido por poucos dias.
    Bife com pimenta é um dos pratos que o Luis adora, vou reproduzir a tua receita que ele vai adorar, a pimenta é que terá que ser outra, que essa não sei se a encontro por aqui
    Um beijinho e parabéns pelas participações do 6º aniversário.

    ResponderEliminar
  14. Mmm...até deixa água na boca, bjs:)

    ResponderEliminar
  15. Penso que o Meia-noite em Paris é o único filme do Woody Allen que ainda não vi por isso não me vou pronunciar, mas em relação ao teu bife que aspecto fantástico...estou a Salivar...

    ResponderEliminar
  16. Paris...é única. Para mim, foi até agora a viagem da minha vida. É uma cidade absolutamente linda e apaixonante. Também vi o filme, e adorei! :) Tens que ir lá!

    Quanto à receita...adoro pimenta, por isso deve ter ficado mesmo bom ;)

    ResponderEliminar
  17. Paris!!é um sonho...não se pode morrer sem conhecer Paris!!!
    agora esse teu bife com esse molho também é um sonho de delicioso....bjos gina

    ResponderEliminar