Próximos Workshops
Lisboa 4 de Dezembro de 2016
Domingo:
10h00 - 13h00      Doces Tradicionais de Natal
Inscrições: escola@istofaz-se.pt   218 078 640 IstoFaz-se
Lisboa 10 de Dezembro de 2016
Sábado:
10h30 - 13h30      Receitas para a Mesa de Natal
 
 
14h30 - 17h30      Presentes de Natal
Inscrições: formacao@acpp.pt   21 362 2705 ACPP

terça-feira, 1 de abril de 2008

Salmão em Papillote

Descobri a escritora Joanne Harris através do filme Chocolate, com a sempre bonita Juliette Binoche e o misterioso Johnny Depp, a quem, confesso, acho uma certa piada. Filme que todos de certo já viram ou pelo menos já devem ter ouvido falar, porque foi um sucesso quando saiu.

As delícias da loja de Vianne, La Chocolaterie Maya, deixaram-me a sonhar com os prazeres do chocolate. Quando vi o filme fiquei com uma vontade imensa de comer chocolate.

Depois fascinei-me com Cinco Quartos de Laranja. Adorei a história, mas mais do que tudo gostei de descobrir como a mãe de Framboise Dartigen foi escrevendo, com letra miúdinha, segredos e pensamentos da sua vida entre as receitas.

Joanne Harris para além de romances também tem publicados livros de receitas. Esta receita de salmão em papillote é do seu livro A Cozinha Francesa. Experimentei e ficou muito agradável. O salmão fica suculento e, a combinação dos sabores do aipo, da salsa e do limão tornam este prato muito apetitoso e leve.

Ingredientes:
4 talos de aipo cortados em rodelas
2 cebolas médias cortadas em rodelas ou 2 chalotas
um ramo de salsa picada
sal
pimenta preta moída no momento
4 filetes de salmão
1 limão cortado em 4 gomos

1. Aquecer o forno a 200º C.

2. Elaborar os papilotes com papel vegetal. Cortar 4 rodelas de 25 cm de papel vegetal.

3. Colocar o aipo e a cebola numa tigela. Adicionar a salsa, os temperos e misturar bem.

4. Colocar no meio de cada círculo de papel uma colherada da mistura de vegetais e, em cima um filete de salmão e um gomo de limão. Fechar cada embrulho, torcendo o papel sobre o peixe, para impedir que o molho saia.

5. Colocar os papillotes num tabuleiro e levar ao forno para assar.

20 comentários :

  1. Adoro Joanne Harris, mas não conheço o livro de comidinhas...já me estou a ver na fnac ou bulhosa á procura do dito livrinho,
    há,há,há...
    o teu prato está lindo,mas se pudermos mudar o peixito,é que não aprecio salmão!
    bjos.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Adoro salmão, o seu está com uma ótima aparência! Semana passada fiz um, assado en papillote como o teu, mas o preparo um pouco diferente do seu, com alho-poró e uma manteiga temperada com estragão, ficou bem gostoso.

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito de salmão, e tenho uma preferência por cozinhar em papelotes. Desconhecia o uso do papel vegetal sempre uso a folha de aluminio o que aliás contraria as minhas preocupações ecológicas.
    Gostei muito desta receita o aipo deve conferir um aroma especial.

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Eu também adorei o filme! E que vontade de me atirar áqueles chocolatinhos todos!! Nham, nham!
    Também gosto muito de salmão em papelote; eu faço uma receita parecida, mas o salmão é colocado numa cama de mistura de vegetais chinesa e temperado com limão, azeite, sal e alho bem picadinho!Fica também muito bom. Beijinhos!

    ResponderEliminar
  6. SÓ para dizer que experimentei a receita do Bolo de ananás e coco e ficou uma delícia! Obrigada...

    ResponderEliminar
  7. Adoro também Joanne Harris. Leia também "Vinho Mágico"(tradução portuguesa),original "Blackberry Wine". Se gosta de pequenos contos leia "Danças e Contradanças".
    Adoro o seu blog

    ResponderEliminar
  8. A leitura é sempre gratificante, nos leva a vários mundos e até a conhecer novos sabores por aguçar nossa curiosidade.

    Salmão é o peixe que prefiro, faço de diversas maneiras e essa vou experimentar.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  9. eu sou uma vergonha......... nunca cozinhei em papelotes... lol
    mas ando com uma vontade danada de experimentar.

    ResponderEliminar
  10. Sou fã dosalmão mas nunca fiz assim. Vou tentar. Grande beijo

    ResponderEliminar
  11. Já eu acho mais do que uma certa piada ao Johnny Depp... mas não sei se consigo deixar de olhar para este salmão!!! Bela receita a experimentar, claro.

    Bj

    ResponderEliminar
  12. Um dia destes vou experimentar cozinhar em papelotes...meste salmão tem um ar delicioso!
    Beijos.

    ResponderEliminar
  13. EU estou com a risonha e anna nunca cozinhei em papelotes.Tenho mesmo que experimentar,e este salmão está divino e é um peixe que gosto muito,só retiro o aipo.Amei o filme chocolate de vez enquanto volto a ver...beijinhos doces

    ResponderEliminar
  14. Magnífica esta apresentação!´
    Em culinária o grande mérito está em conseguir aliar esta desconcertante simplicidade com a inevitável riqueza sápida que este salmão apresenta por certo.
    E nem esquece o tão esquecido aipo em bolbo!

    ResponderEliminar
  15. Eu tive a sorte de ler o livro "Chocolate " antes de ver o filme, porque este é muito mais pormenorizado.Também me abriu a "apetência" para tudo o que tem a ver com o Chocolate. De tal maneira que até fiz um curso de Bombons on-line, com Diploma e tudo!!!Daí o meu pseudónimo...
    Os cozinhados em "Papillotes" ou "Em cama de Prata" (mais à portuguesa) são óptimos porque além de serem rápidos de confeccionar, mantêm todas as propriedades dos alimentos que os compõem e não têm muita gordura, apenas um fiozinho de azeite.
    Esta sua receita deve ter feito muito sucesso, está magnífica. Parabéns e obrigada por partilhar connosco tão bons Petiscos!Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  16. Laranjinha que papinha tão boa! Também gosto dos livros dela...
    Beijinhos grandes tenho saudades!
    Gilda

    ResponderEliminar
  17. Também sou fâ do "Chocolate" de Joanne Harris. Li o livro e comprei o DVD do filme...mas desconhecia a existência de um livro de receitas. Este salmão tem muito bom aspecto. Bjs

    ResponderEliminar
  18. Um dos motivos q me levou ao seu blog foi precisamente o nome. Andava a ler o livro e como de vez em quando "folheio" as receitas que andam pela net achei o nome apelativo e resolvi entrar.
    Sou cliente assidua mas sem comentar.
    Hoje não resisti: Tb adoro a Joanne e tb a conheci pelo "Chocolate", mas felizmente pelo livro que ainda é mais fantástico que o filme (Que adorei tb). O "Cinco quartos de laranja" foi uma delicia lê-lo. Grande Framboise! Quanto ao Deep tb sou grande fã. A sua receita óptima.
    Enfim o dia ideal para fazer um comentário. Parabéns pelo blog

    ResponderEliminar
  19. Belo comentário. Que pena ser anónimo! Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  20. Caso esta receita de salmão seja sua devo advertir que uma semana depois de ser aqui posta foi publicada noutro site sem referir proveniencia nem autoria.
    Continuações de bons cozinhados.

    (o link em que esta erceita foi publicada, atenção, blog não é meu)
    http://atasteinheaven.blogspot.com/2008/04/salmo-em-papillote.html

    ResponderEliminar