segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Um jantar de aniversário no restaurante Quotidiano

No sábado fui ao jantar de aniversário da minha amiga Rute. A Rute é a grande dinamizadora do À Volta das Letras e uma leitora fervorosa, com quem tenho aprendido muito.

O local escolhido para o jantar foi o restaurante Quotidiano. Este restaurante abriu as suas portas há apenas quatro semanas e tinha casa cheia. Antes de nos sentarmos e enquanto esperámos pelos restantes convidados fomos colocando a conversa em dia e tomando uma bebida. Eu escolhi um vinho rosé Defesa e o Ricardo um Martini. Num total de treze pessoas eu apenas conhecia quatro.

Como dizia a Rute, este era um jantar onde os convidados entre si, poucos eram os que se conheciam, mas isso não nos impediu de conversar e rir durante todo o jantar.

O espaço do restaurante apresenta-se dominado por tons claros. Paredes brancas, à excepção de uma onde é visível a pedra original do edifício. Quadros em tons de vermelho pendurados nas paredes sobressaem na decoração, juntamente com um grande candeeiro e outros pequenos pormenores, como um relógio junto à porta principal do restaurante.

Paralelamente à sala de jantar, o restaurante possui um balção com exposição de bolos, chocolates e prateleiras com bolinhos secos, licores e compotas que me fizeram recordar as antigas mercearias.

O Quotidiano apresenta-se como um espaço moderno, de bom gosto e com uma aposta de negócio diferente. Não é apenas um espaço de restaurante, mas antes um local que se pretende dinâmico. Ali é possível beber um chá ao final da noite sentado a uma mesa ou, simplesmente, comer um bolo e tomar um café ao balcão.

Sentados à mesa começámos pelo couvert: azeite da Herdade do Esporão, pão, manteiga com ervas e pasta de atum.

A entrada foi Espetadinha de linguiça com cogumelos e salsa.

Para prato principal a escolha recaiu na Lasanha de Bacalhau com azeitona verde e molho branco, acompanhada de salada, e no Lombo de Porco recheado com ameixa preta e maçãs acompanhado de bolinhos de batata recheados com queijo e uma fatia de dois purés. Ambos os pratos estavam muito bem servidos, mas na minha opinião, considerei o prato de carne mais bem conseguido. A bebida escolhida foi sangria de vinho tinto, que todos considerámos muito boa.

Para sobremesa foi servido um prato com duas mousses, uma de lima e outra de maracujá, ambas bem confeccionadas.

O restaurante Quotidiano tem também um serviço muito atencioso de que gostei muito.

O nosso encontro acabou, em frente ao restaurante, depois de uma longa conversa com um grupo que adorei conhecer. A conversa andou à volta do Farmville no Facebook, o futuro das redes sociais, viagens, leituras, blogues e claro, de comida.

4 comentários :

Susana Antunes disse...

Obrigado por partilhares mais um local acolhedor....
É sempre bom estar em amigos e "dar" dois dedos de uma boa conversa...
Beijinhos e uma boa semana de trabalho....

Sónia Meirinho disse...

esse restaurante tem um optimo ambiente!! adoro sitios assim!! e as ementas....5***
adorei.beijos

Marguerite disse...

Parece ser óptimo!*

Totoia disse...

Como me disse uma das convidadas presentes no jantar, com amigos assim tenho muitas razões para festejar... Obrigada pela noite maravilhosa. :)