quarta-feira, 27 de julho de 2011

Um encontro com amigos


A vinda do nosso amigo Nuno a Portugal teve como consequência a marcação de vários encontros. No passado sábado fomos até Casais de Além, localidade junto da Batalha, para um grande almoço que reuniu amigos do clube de Comida & Fotografia.

Este clube, há mais de uma década que funciona informalmente, ou seja, aceita membros que gostem de comida e fotografia. Talvez mais de comida do que que fotografia, isto segundo algumas opiniões. E com esse pretexto têm-se vindo a organizar reuniões em vários sítios do país. Eu e o Ricardo fomos a vários desses encontros precisamente pela mão do nosso amigo Nuno Santos. Lembro-me muito bem do fim-de-semana que passámos no Sabugueiro e a partir daí explorámos a zona da Serra da Estrela - nunca me lembro de comer tanto queijo da Serra e presunto! - e de passar um frio danado porque alguém se lembrou de ir fotografar as estrelas à noite! Lembro-me também do encontro no Porto com francesinhas, pequeno-almoço na Foz, um restaurante fantástico em Matosinhos - de que já não me lembro o nome - e o passeio pela zona da , com as suas ruas estreitas. Houve também um passeio por Lisboa e Sintra. Nestes encontros falhei a ida a Montesinho. Neste clube conheci o Ricardo Abranches e a Paula, o Hugo Silva - o nosso simpático anfitrião neste almoço - o Fabrício Santos, o Ricardo Janeiro, o Pedro Frazão e mais recentemente a Marisa. Este almoço reuniu todos estes amigos, o Nuno Vaz e a Graciete, e agora naturalmente, com a presença de várias crianças - futuros grandes fotógrafos - que depois do almoço correram numa alegria desenfreada pela casa, enquanto os adultos continuavam a pôr a conversa em dia.

O almoço começou com caipirinhas, pataniscas de bacalhau e outros aperitivos enquanto assistíamos a uma sessão de saxofone, protagonizada pelo Fabrício, que até tocou a pedido, por exemplo, Summertime. Depois passámos para os queijos, para a morcela de arroz e farinheira grelhadas, acompanhadas com fatias de broa. Enquanto petiscávamos, o pai do nosso anfitrião tomava conta do assador, onde colocava febras, entrecosto e entremeada. Sentados à mesa acompanhámos a carne grelhada com saladas preparadas pela mãe do Hugo, feijão preto cozido e arroz branco confeccionados pela Marisa. Na mesa havia também moussaka com soja feita pelo Hugo.


Para sobremesa houve fruta variada, morgadinhos de amêndoa do Algarve, Dom Rodrigos, folar de Olhão, bolo de iogurte com sementes de papoila e uma sobremesa muito agradável, fresquinha, feita pela Marisa com palitos de la reine, recheio de gelatina e fruta com uma cobertura de doce de amoras silvestres. A acompanhar o café, tivemos umas caixinhas de chocolates vindas directamente da Bélgica. Eu não resisti a provar dois ou três sabores ou teriam sido quatro ou cinco?!


Depois do almoço, ao final da tarde, seguiu-se um passeio até ao Mosteiro da Batalha, mas antes participámos numa actividade de geocaching. Ou seja, participámos na procura de um artefacto, com a ajuda de um GPS, o que se revelou muito divertido. Tanto as crianças como os adultos procuraram atentamente. Depois de muita procura, lá encontrámos o "tesouro" escondido. Foi a primeira vez que participei neste tipo de actividade e gostei. É entusiasmante. Pelo que soube, existem imensos artefactos destes à espera de serem descobertos em Portugal.


Hugo, mais uma vez mais muito obrigada por nos teres recebido tão calorosamente. Encontrar estes amigos fez-me lembrar os bons momentos que passei com eles. Os reencontros com pessoas de quem temos boas lembranças sabem sempre muito bem. Depois deste encontro agora, só falta marcar o próximo.

[ Published in English as A friends gathering ]

8 comentários :

Isabel Salvador disse...

Que maravilha amiga e aqui tão pertinho...belo encontro...bjokinhass

Unknown disse...

Também gostei! E adorei a ideia dos encontros de amigos!
Beijinho
http://osdiasdanossavida.blogspot.com/

TREMENDITA disse...

Tienes un blog precioso , me encanta y yo tambien te sigo y te digo que tienes unas fotos preciosas.

Beijinhos

Laranjinha disse...

Tremendita,
muito obrigada pelas tuas palavras sempre tão simpáticas.

Retrato a Sépia,
houve um ano que coloquei como objectivo encontrar-me com uns amigos que não via desde os tempos da faculdade. E os encontros de pessoas que não vemos há imenso tempo são sempre memoráveis. Este foi mais um para recordar.

Bélinha Gulosa,
muito obrigada. Este foi um daqueles dias que cheguei ao fim com a sensação de ter sido muito bem passado.

Um beijinho às três.

Sandra G disse...

Imagino que esses dias tenham sido cheios de felicidade!!Estar com os amigos é uma das coisas mais valiosas que temos.E pelo que relatas estes dias foram muito bem passados.

Bjs

saboracasa disse...

Portugal sempre no seu melhor, e não se esqueceram disso
fantastico passeio e melhor ainda com amigos :)
bjs
paula

Sofia.Lopez disse...

Deve ter sido um dia cheio de aventura e diversão! A amizade é dos valores mais preciosos e quando se tem com fartura é tão bom! :)
Beijinhos


http://inventurasnacozinha.blogspot.com

Laranjinha disse...

Sofia e Sandra G,
como se costuma dizer, os amigos são o sal da vida. São eles que ajudam a fazer a diferença na nossa vida. Com os amigos o tempo passa a correr!

Paula,
temos um país fantástico. Aos poucos e poucos lá vou tentando conhecer mais um pouco.

Um beijinho.