A vinda de férias a Portugal de um grande amigo de longa data foi o pretexto para organizar cá em casa, no domingo passado, um jantar de pizas.
As regras destes jantares em que os convidados vão para a cozinha meter a mão na massa, são as mesmas de sempre. Cada convidado deverá pensar em trazer os ingredientes para a sua piza. Nós fornecemos a massa e mais um ou outro elemento necessário, como o molho de tomate, por exemplo.
A noite começou com um brinde com um vinho branco Herdade do Esporão Duas Castas, ao nosso amigo Nuno e a este maravilhoso grupo de velhos amigos. Para acompanhar o brinde servi queijo de Azeitão no forno com orégãos, patê, azeitonas e um cestinho com pão e picos.
Já na cozinha, distribui pelos convidados uma base de metal e um pedaço de massa que deveriam esticar. E não foi que esticaram a massa muito bem! O momento de preparação das pizas é dos mais divertidos destes jantares. Quando cada um começa a revelar os ingredientes que trouxe acontece o inevitável. É que damos por nós e estamos todos a acrescentar mais uns quantos ingredientes à nossa piza que não tínhamos pensado. Trocamos ideias. E claro, rimos imenso.
A primeira piza a ir para o forno foi a do Nuno que procurou colocar os ingredientes de maneira a lembrar a bandeira americana. Na sua piza usou molho de tomate, cogumelos, presunto, queijo mozzarella fresco e ralado e orégãos. O Pedro fez uma das pizas mais inovadoras. Na base colocou molho de tomate e na cobertura usou cogumelos, tomate, presunto, salame e por cima uma generosa camada de fatias de queijo mozzarella. Mais um pouco e parecia uma Francesinha autêntica. ;)
A Cláudia e o Ricardo também brilharam com a sua piza apesar de estarem constantemente a dizer que não cozinham muito! Devia ser para confundir os restantes companheiros de aventura. Usaram molho de tomate, milho, ananás, bacon, pimento e queijo mozzarella ralado. O Ricardo e eu fizemos uma piza com chouriço picante, pimento verde e queijo mozzarella fresco e ralado.
Algumas das pizas foram servidas com rúcula. O vinho tinto escolhido foi Herdade do Esporão reserva 2004.
Para sobremesa o Pedro trouxe petit gâteau e eu fiz um bolo de chocolate e courgette com avelãs. Acompanhámos a sobremesa e os cafés com um cálice de vinho branco doce Grandjó colheita tardia 2007.
A conversa prolongou-se noite dentro. No final, ficou a vontade de repetir e de não estarmos tantos anos sem nos encontrarmos.
[ Published in English as Pizza night with friends ]
17 comentários :
estou a gostar muito da ideia...
::
bjs
Ideia fabulosa esta :)*
Vou falar, essa idéia do jantar de pizzas é ótima. Assim que eu voltar a ter amigos eu vou fazer
kkk
Estava tudo muito, muito bom (incluindo a conversa com bons velhos amigos, claro, e os optimos vinhos) mas o bolo com courgette surpreendeu-me particularmente, com a sua deliciosa textura e por ser tao "molhado".
Que belo jantar amiga e que bela ideia...gostei muito deste teu jantar...muito fixe mesmo...bjokinhas amiga
Todas as pizzas ficaram com aspecto delicioso, eu gosto tanto de pizza que comia uma fatia de cada... :)
Os melhores momentos são mesmo os que são passados entre bons amigos e boa comidinha... :)
Beijinhos e bom fim de semana
Um jantar de amigos é sempre bom.Adorei a ideia do jantar de pizzas.
Acho que não conheço ninguém que não goste de pizza, é uma óptima forma de passar uma noite com os amigos. Todas tinham um óptimo aspecto, mas a que tinha ananás, ai ai que delícia :)
Vc guardou um pedacinho de cada pra mim? Tô chegando...
Achei ótima sua sugestão.
Bjs
Soy la 1.050 seguidora tuya, no me extraña, tienes un blog fabuloso con unas recetas fantasticas , vamos que yo me quedo como seguidora y te invito a que visites el mio que tiene de todo un poco sobre todo cocina.
tremendita-tremendita.blogspot.com
Beijinhos
Gostei do seu blog sigo -te
Esta ideia é muito interessante! As pizzas ficaram com muito bom aspecto!
Beijinhos
Que lindas suas pizzas! Adorei a idéia do jantar e cada convidado trazer um ingrediente diferente, super original e gostoso !! :) Parabéns !!Beijos Tereza
Mané, Maria Madeira e Diana,
esta ideia de fazer pizzas com os amigos é tão simples quanto divertida. No início os convidados estranham a proposta, mas depois quando se começa a fazer é muito divertido. Todos querem ver quais os ingredientes secretos de cada um. O preparar as pizzas acaba por ser um excelente momento de convívio.
Experimentem. Com crianças resulta muito bem.
Um beijinho.
Nuno,
muito obrigada.O bolo de courgette resultou muito bem. A repetir de certeza!
Um beijinho.
Elaine,
Muito obrigada.
Teresa,
esta ideia das pizzas resulta muito bem. E claro, é muito divertido juntar os amigos todos na cozinha de volta da massa.
Deborah,
muito obrigada pela visita e comentário.
Um beijinho
Ana,
esta ideia é tão simples e resulta sempre. Fazer as pizzas é uma diversão.
Tremendita,
muito obrigada.
BValério,
um jantar de pizzas resulta sempre. Toda a gente gosta e feitas em forma de desafio ainda sabem melhor. :)
Conceição,
a ideia dos jantares de pizzas com amigos nasceu, aqui no blogue, em 2009. São jantares que resultam muito bem e toda a gente adora colocar a mão na massa. No final, todos querem fazer uma boa pizza e isso é mesmo divertido.
Belinha Gulosa e Sofia Lopez,
muito obrigada.
Um beijinho.
Enviar um comentário