sexta-feira, 22 de julho de 2011

Noite de piza com os amigos


A vinda de férias a Portugal de um grande amigo de longa data foi o pretexto para organizar cá em casa, no domingo passado, um jantar de pizas.

As regras destes jantares em que os convidados vão para a cozinha meter a mão na massa, são as mesmas de sempre. Cada convidado deverá pensar em trazer os ingredientes para a sua piza. Nós fornecemos a massa e mais um ou outro elemento necessário, como o molho de tomate, por exemplo.

A noite começou com um brinde com um vinho branco Herdade do Esporão Duas Castas, ao nosso amigo Nuno e a este maravilhoso grupo de velhos amigos. Para acompanhar o brinde servi queijo de Azeitão no forno com orégãos, patê, azeitonas e um cestinho com pão e picos.

Já na cozinha, distribui pelos convidados uma base de metal e um pedaço de massa que deveriam esticar. E não foi que esticaram a massa muito bem! O momento de preparação das pizas é dos mais divertidos destes jantares. Quando cada um começa a revelar os ingredientes que trouxe acontece o inevitável. É que damos por nós e estamos todos a acrescentar mais uns quantos ingredientes à nossa piza que não tínhamos pensado. Trocamos ideias. E claro, rimos imenso.

A primeira piza a ir para o forno foi a do Nuno que procurou colocar os ingredientes de maneira a lembrar a bandeira americana. Na sua piza usou molho de tomate, cogumelos, presunto, queijo mozzarella fresco e ralado e orégãos. O Pedro fez uma das pizas mais inovadoras. Na base colocou molho de tomate e na cobertura usou cogumelos, tomate, presunto, salame e por cima uma generosa camada de fatias de queijo mozzarella. Mais um pouco e parecia uma Francesinha autêntica. ;)


A Cláudia e o Ricardo também brilharam com a sua piza apesar de estarem constantemente a dizer que não cozinham muito! Devia ser para confundir os restantes companheiros de aventura. Usaram molho de tomate, milho, ananás, bacon, pimento e queijo mozzarella ralado. O Ricardo e eu fizemos uma piza com chouriço picante, pimento verde e queijo mozzarella fresco e ralado.


Algumas das pizas foram servidas com rúcula. O vinho tinto escolhido foi Herdade do Esporão reserva 2004.

Para sobremesa o Pedro trouxe petit gâteau e eu fiz um bolo de chocolate e courgette com avelãs. Acompanhámos a sobremesa e os cafés com um cálice de vinho branco doce Grandjó colheita tardia 2007.

A conversa prolongou-se noite dentro. No final, ficou a vontade de repetir e de não estarmos tantos anos sem nos encontrarmos.

[ Published in English as Pizza night with friends ]

17 comentários :

Mané o bolo da Tia Rosa disse...

estou a gostar muito da ideia...
::
bjs

maria madeira | antónio rodrigues disse...

Ideia fabulosa esta :)*

Diana disse...

Vou falar, essa idéia do jantar de pizzas é ótima. Assim que eu voltar a ter amigos eu vou fazer
kkk

Nuno Santos disse...

Estava tudo muito, muito bom (incluindo a conversa com bons velhos amigos, claro, e os optimos vinhos) mas o bolo com courgette surpreendeu-me particularmente, com a sua deliciosa textura e por ser tao "molhado".

Isabel Salvador disse...

Que belo jantar amiga e que bela ideia...gostei muito deste teu jantar...muito fixe mesmo...bjokinhas amiga

Sofia.Lopez disse...

Todas as pizzas ficaram com aspecto delicioso, eu gosto tanto de pizza que comia uma fatia de cada... :)
Os melhores momentos são mesmo os que são passados entre bons amigos e boa comidinha... :)
Beijinhos e bom fim de semana

conceicao disse...

Um jantar de amigos é sempre bom.Adorei a ideia do jantar de pizzas.

BValério disse...

Acho que não conheço ninguém que não goste de pizza, é uma óptima forma de passar uma noite com os amigos. Todas tinham um óptimo aspecto, mas a que tinha ananás, ai ai que delícia :)

Deborah Martin Salaroli disse...

Vc guardou um pedacinho de cada pra mim? Tô chegando...
Achei ótima sua sugestão.
Bjs

TREMENDITA disse...

Soy la 1.050 seguidora tuya, no me extraña, tienes un blog fabuloso con unas recetas fantasticas , vamos que yo me quedo como seguidora y te invito a que visites el mio que tiene de todo un poco sobre todo cocina.

tremendita-tremendita.blogspot.com

Beijinhos

Melancia disse...

Gostei do seu blog sigo -te

Ana disse...

Esta ideia é muito interessante! As pizzas ficaram com muito bom aspecto!

Beijinhos

Cozinha Perfumada disse...

Que lindas suas pizzas! Adorei a idéia do jantar e cada convidado trazer um ingrediente diferente, super original e gostoso !! :) Parabéns !!Beijos Tereza

Laranjinha disse...

Mané, Maria Madeira e Diana,
esta ideia de fazer pizzas com os amigos é tão simples quanto divertida. No início os convidados estranham a proposta, mas depois quando se começa a fazer é muito divertido. Todos querem ver quais os ingredientes secretos de cada um. O preparar as pizzas acaba por ser um excelente momento de convívio.
Experimentem. Com crianças resulta muito bem.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Nuno,
muito obrigada.O bolo de courgette resultou muito bem. A repetir de certeza!
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Elaine,
Muito obrigada.

Teresa,
esta ideia das pizzas resulta muito bem. E claro, é muito divertido juntar os amigos todos na cozinha de volta da massa.

Deborah,
muito obrigada pela visita e comentário.

Um beijinho

Laranjinha disse...

Ana,
esta ideia é tão simples e resulta sempre. Fazer as pizzas é uma diversão.

Tremendita,
muito obrigada.

BValério,
um jantar de pizzas resulta sempre. Toda a gente gosta e feitas em forma de desafio ainda sabem melhor. :)

Conceição,
a ideia dos jantares de pizzas com amigos nasceu, aqui no blogue, em 2009. São jantares que resultam muito bem e toda a gente adora colocar a mão na massa. No final, todos querem fazer uma boa pizza e isso é mesmo divertido.

Belinha Gulosa e Sofia Lopez,
muito obrigada.

Um beijinho.