sábado, 28 de fevereiro de 2009

As aventuras das quintas-feiras à volta da piza

As quintas-feiras, como já aqui referi, tornaram-se nas últimas semanas dia de piza ou pizza, tanto faz. Eu e o Ricardo, voltámos a repetir a receita da massa para a base da piza na máquina de fazer pão. Desta vez, dividimos a massa em quatro pedaços iguais e não em dois como da outra vez. Cada pedaço de massa correspondeu a uma base de piza, e cada um de nós ficou responsável por duas pizas. O molho de tomate foi feito da mesma maneira como aqui já foi relatado.

Fazer piza à quinta-feira está-se a tornar quase uma brincadeira de crianças. Cada um de nós quer estender a sua base de piza e, fazer a cobertura é sempre a parte mais divertida, ficamos muito entusiasmados e damos largas à imaginação através da combinação dos ingredientes. A par da diversão, acabamos por entrar um pouco em competição para ver quais das pizas é que vai ficar melhor, se as minhas ou se as dele. No meio disto tudo, como devem calcular, divertimo-nos imenso, fartamo-nos de rir e regalamo-nos com o resultado final.

Piza com tomate às rodelas, cenouras, brócolos e queijo da ilha de São Jorge ralado. Na cobertura das minhas pizas dou mais destaque ao queijo. O Ricardo, por sua vez, escolhe mais os legumes, especialmente a beringela e os brócolos.

Piza com beringela, brócolos, queijo mascarpone, queijo mozzarella fresco e queijo da ilha de São Jorge ralado.


Nesta piza coloquei depois do molho de tomate, duas fatias de presunto cortadas em pedaços, seis colheres de sopa de queijo mascarpone, folhas de espinafres e cogumelos inteiros pequenos de lata. Polvilhei com queijo parmesão e foi para o forno.

Esta variou muito pouco da anterior. Depois de colocar o molho de tomate, coloquei folhas de espinafre, uma fatia de presunto cortada, azeitonas cortadas às rodelas, cogumelos, três colheres de sopa de queijo mascarpone e queijo mozzarella fresco. Antes de ir para o forno polvilhei com queijo parmesão ralado.

Nesta quinta-feira passada voltámos à piza. Desta vez foi o Ricardo que preparou sozinho a massa enquanto eu dormia uma sesta. Apenas fiz o molho de tomate. O esquema de divisião e preparação das pizas manteve-se.

Depois de espalhar o molho de tomate na base de massa da piza, coloquei meia lata de atum escorrido e desfeito com a ajuda de um garfo, cogumelos frescos laminados, três fatias de fiambre cortadas em pedaços e um pimento vermelho de lata. Polvilhei com queijo mozzarella ralado e levei ao forno.

Para esta piza fiz a mesma cobertura que a anterior com apenas duas alterações. Usei apenas uma fatia de fiambre e coloquei azeitonas às rodelas.

Piza em que a base foi regada com um fio de azeite e não levou o molho de tomate, com beringela, brócolos, presunto, queijo roquefort e mozzarela fresco.

Depois de colocar a base de tomate, a cobertura desta piza levou rodelas de beringela, cogumelos fatiados, folhas de espinafre, presunto, brócolos, tomate cereja, queijo roquefort, mozzarella fresco e queijo da ilha de S. Jorge ralado.

Como dizem uns amigos nossos, as nossas pizas quase que parecem lasanhas. :)

7 comentários :

Karla disse...

Lá se ia a minha dieta se jantasse convosco :P

beijinhos

Patanisca disse...

Têm todas um aspecto delicioso. Imagino o cheirinho...

ameixa seca disse...

São tantas que até ficaria confusa se tivesse que escolher só uma. Gostava de provar um bocadinho de todas :)

Anita Catita disse...

Mas que aspecto maravilhoso, todas elas devem ser deliciosas, será que o meu filhote assim comia brocolos? acho que vou tentar :)

adorei ...

moranguita disse...

ai podem me convidar estas pizzas estao demais :-)

Anónimo disse...

Gostei tanto, tanto deste post! "Brincar" na cozinha é das coisas mais divertidas de se fazer. E uma competição de pizza é sempre deliciosa, seja qual for a vencedora!

Beijo grande *
Mariana

Sabrina disse...

Que criatividade, adorei a brincadeira, e saiu uma pizza melhor que a outra. Parabéns.
Bjs