A cozinha alentejana é das cozinhas nacionais que mais aprecio. Original e inventiva. Partindo do pão de trigo, do porco, do borrego, dos poejos, dos coentros, entre outros "cheiros", a massa de pimentão, a cozinha alentejana conseguiu produzir receitas ricas e deliciosas. Quando penso na cozinha alentejana, associo logo a boa comida.
No entanto, a receita tradicional de carne de porco à Alentejana, é uma receita Algarvia. Ficou assim conhecida, porque a carne de porco usada era produzida nas herdades Alentejanas.
Ingredientes:
700 g de carne de porco cortada em cubos
4 colheres de sopa de massa de pimentão
4 a 5 dentes de alho picados
1 a 2 folhas de louro
1 dl de vinho branco
1 dl de azeite
2 colheres de sopa de banha
500 g de amêijoas (usei amêijoas congeladas)
5 a 6 batatas para fritar
Sal e pimenta-preta q. b.
1. Temperar a carne com o alho, o louro, a pimenta, o sal (pouco, pois a massa de pimentão já é salgada), e a massa de pimentão. Mexer bem a carne de modo a que o tempero fique bem distribuído. Por fim, regar com o vinho branco. Tapar e deixar a marinar de um dia para o outro.
2. Colocar o azeite e a banha num tacho ou frigideira funda com tampa. Levar ao lume, quando a gordura estiver quente colocar a carne e deixar alourar a carne, mexendo de vez em quando.
3. Quando a carne estiver tenra, juntar as amêijoas. Tapar o recipiente e deixar as amêijoas abrirem.
4. Entretanto, fritar as batatas cortadas em cubos.
5. Juntar as batatas fritas à carne, polvilhar com coentros e servir.
Acompanhei esta carne à alentejana com um vinho tinto D'Arada 2007 (Cabernet Sauvignon & Merlot). Esta receita é do livro Receitas de Todo o Ano, 1996 do Pingo Doce.
29 comentários :
Temperar a peça de carne com o alho, o louro, a pimenta, o sal (pouco, pois a massa de pimentão já é salgada), e a massa de pimentão. Mexer bem a carne de modo a que o tempero fique bem distribuído. Por fim, regar com o vinho branco. Tapar e deixar a marinar de um dia para o outro.
2- Cortar em cubos
leitor Rss
Também me perco pela cozinha alentejana, pelos seus sabores, aromas, cores e contrastes...
Carne de porco à alentejana é uma paixão assumida!
Beijinhos.
E as fotos estão mesmo apelativas...o prato ficou maravilhoso...beijinho
Ai Jasus!!!! que coisa boa!
Adoro carne de porco à alentejana, é dos meus pratos portugueses favoritos. Há que tempos que não como! E nunca fiz em casa. Mas com a tua receita, vais ver, não tarda!
Beijo *
Mariana
Está um prato bem apetitoso, as fotos estão bem apelativas, bfs, ;)
Pois é, isso eu adoro (ui, raridade...) mas ainda nao consegui provar pelos lados de lx... estou destinada ao bacalhau ;) Quando vou poder degustar essa maravilha? :) Bjos
Já estou a salivar... :P
Muitos parabénspelo blog! Sou visitante assídua. Mas por estas bandas arranjar ameijoas é que é um belo petisco!!!
Cumprimentos deste lado da Europa, K;)
ola isabel! Um longo tempo desde que eu disse Olá! eu faço receita de o livro "portuguese cooking" e eu penso sobre você. belas fotos!
É um dos melhores pratos regionais portugueses :)
Adorei seu blog, tem receitas ótimas...uma melhor do que a outra... Já estou te seguindo! Até porque, coisas de qualidade e bonitas devem ser seguidas...
boa semana!
Um clássico sempre delicioso. :D
Beijinhos.
Susana
Também sou uma apaixonada por comida alentejana!! São sempre fortes e bem condimentadas... tal como eu gosto :)
O seu prato ficou uma maravilha!
adoro este prato...... se pudesse era todas as semanas feito al em casa. por acaso ate foi feito a semana passada e uma delicia
As fotos estão perfeitas, dá vontade de dar uma trinca.
Adoro ess comida.
Bjs
minha mae é alentejana e eu também gosto muito deste prato, embora nao coma as ameijoas. a massa de pimentao é um espectáculo na carne de porco! beijocas
Essa xquisitinha soa-me a alguem familiar
Olá a todos!
Encontrei este blog por acaso aquando duma pesquisa sobre gastronomia alentejana para um trabalho a desenvolver com crianças. A minha mãe é seguidora de vários blogs que têm a culinária como tema principal e certamente que lhe recomendarei este.
No entanto, gostaria de partilhar algo que também eu desconhecia até há bem pouco tempo... a carne de porco à alentejana não é um prato alentejano, mas sim de origem algarvia. A fonte é seguríssima: Livro de Pantagruel. Os algarvios deram este nome ao prato para indicar que a carne com que era confeccionado era de porco alentejano (alimentado com rações, logo com uma carne mais saborosa) e não com porcos algarvios (que eram alimentados com restos de peixe).
Achei por bem partilhar...
... de uma apreciadora!
Sou brasileira e vivi em Portugal por 4 anos e fazia este prato uma vez por semana. Quando voltei ao Brasil, já faz 12 anos, apresentei-o aos meus amigos e parentes. Assim como as várias receitas de bacalhau (principalmente o bacalhau a Braga) e o arroz de marisco, o porco alentejano é sucesso garantido.
Olá, também eu me rendo aos sabores do Alentejo. Esta receita de carne com ameijoas é divinal. Já experimentei e foi um sucesso. Obrigada
Também já tinha lido que a receita de carne de porco à alentejana é uma receita algarvia e não alentejana, a carne usada na confecção do prato é que era de porco alentejano ! Gosto muito desta receita com amêijoas !
Olá M.
acho que tem razão. Mas alentejana ou algarvia, este prato é maravilhoso, não acha?
Obrigada pelo seu comentário.
Um beijinho.
Cara Isabel, estas quantidades servem quantas pessoas, em média?
Obrigada.
Sónia,
dá, em média, para quatro pessoas.
Um beijinho.
Food online
Thank you for the recipe
Só um aparte: Carne de porco à alentejana, por estranho que possa parecer, não é um prato alentejano, mas algarvio.
Corre-Caminhos,
é à alentejana porque, segundo o que se conta, o porco vinha do Alentejo! :)
Carne de porco (alentejano) com ameijoas! Repor a verdade da informação é obrigatório para quem publica!. Algarve!
Anónimo,
tem toda a razão!
Enviar um comentário