quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Quinta-feira é dia de piza

Desde que recebi, no Natal, uma máquina de fazer pão que ando deliciada e tenho feito massa para piza nela. Na minha opinião resulta muito bem. Na quinta-feira passada fiz piza e hoje vou voltar a ter piza para o jantar. A quinta-feira está-se a tornar, cá em casa, o dia de piza.

O molho de tomate que fiz não tem nada que saber. Um tacho com um pouco de azeite, 1 cebola picada e dois dentes de alho também picados. Deixei refogar um pouco, depois adicionei o concentrado de tomate, uma colher de sobremesa de açúcar, temperei com sal e orégãos.

Para a massa segui as indicações do livrinho de receitas que acompanha a máquina. Coloquei 400 ml de água na cuba, de seguida juntei o azeite (2,5 colheres de sopa), uma pitada de sal, 800 g de farinha e 40 g de fermento fresco. Liguei e a máquina e 1h25 depois tinha a massa pronta.

Dividi a massa para duas bases de piza, como não sabia muito bem, depois de cozida a base ficou muito alta, mas o entuasiasmo à volta da piza fez-nos esquecer esse pequeno grande pormenor. Eu fiquei responsável por uma base e o Ricardo por outra.

Na minha massa coloquei o molho de tomate e de seguida adicionei um queijo ricotta e queijo mozzarella fresco cortado às rodelas. Distribui rodelas de tomate e polvilhei com queijo parmesão ralado.

Quando saiu do forno adicionei folhas frescas de manjericão cortadas.

Encontrei a receita desta piza na revista Millericette - In Cucina, a que fiz pequenas alterações.

P.S. Para não suscitar dúvidas, neste post optei por escrever piza como é indicado pelo dicionário português.

17 comentários :

argas disse...

Que pizza deliciosa! Mesmo como eu gosto! O manjericão fresquinho...faz-me uma inveja!!! :)

Karla disse...

Hmmmm piza caseira :)
Mesmo boa...

Anónimo disse...

Deve ser deliciosa... Mas tenho uma dúvida, se eu quiser substituir o fermento fresco por fermipan dará resultado? É k onde vivo nunca consigo encontrar em lado nenhum(santa maria-açores). Adoro vir aki espreitar, tem sp receitas deliciosas(ou assim parecem), mas como já referi, o facto de viver numa ilha pequena condiciona-me mt na confecção de certos pratos, uma vez k nem sp encontro os ingredientes...Bem haja.

ameixa seca disse...

Também faço essa massa de pizza na MFP. ADORO :)

Anónimo disse...

olá sou a Manuela, e também faço a massa da piza na máquina do pão fica sempre boa.
No entanto utilizo para o molho tomate fresco porque acho que fica mais agradável. O refogado dá um aroma muito forte.
Adorei a receita das pankecas.Vou experimentar

Anónimo disse...

A máquina do pão também é a minha companheira inseparável nisto das massas. Nunca lá cozo pão, mas também é raro amassar alguma coisa à mão! Cá em casa dia de pizza é ao Domingo e também adoramos! Eu uso uma receita de massa ligeiramente diferente e uso fermento seco em vez do fresco, que é mais prático de ter em casa :)

Beijoca *
Mariana

Laranjinha disse...

Teresa,
sim pode usar fermento seco.
bjs

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

ádoro pizza e essa esta com um aspecto fantastico!!
já agora quinta-feira vou ai jantar o.k?! ;)

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Bom....eu adoro pizza! e se for com esta cobertura melhor ainda!

bjsssssss

Sabrina disse...

Aqui em casa toda quinta-feria é dia de pizza, isso desde quando eu era criança. Mas a gente compra mesmo,rs... Mas essa sua ficou lindona.
Beijos

moranguita disse...

tanta falta que me faz a mp, tenho de me decidir e comprar uma. piza e bem vinda por mim tambem era todas as semanss:-)
bom fim de semana

risonha disse...

que engraçado, o dia de pizza na minha casa costuma ser ao sábado... eh eh eh. na hora de almoço deixo os ingredientes da massa na cuba da máquina (sim, que eu também já não faço a massa á mão), a meio da tarde a filhota põe a máquina a trabalhar e quando eu chego é só estender a massa e rechear a pizza.
é uma maravilha...

Anónimo disse...

Cá em casa também gostamos de Piza mas costumo fazer uma massa rápida, à mão. Habituei-me assim quando não tinha MFP, e agora que a tenho já somos só dois "comensais"...Sei que se pode congelar, mas nunca experimentei.Acho que está na hora de fazer a experiência!Bom fim de semana.Bjs.Bombom

Rivera disse...

Que bom! Tenho de experimentar fazer massa de pizza na MFP.
E se bem conheço o meu marido, até vai haver guerra para ver quem faz as pizas :D

Anónimo disse...

Fiz hoje a minha primeira massa para piza na mfp e ficou deliciosa, levei para casa de uns amigos e todos aprovaram. Obrigada pela dica. ;)

Ba disse...

Sua pizza está linda, fiquei até com vontade de provar a receita da minha MFP. E com uma fominha também, rs.
Beijos

Unknown disse...

Boa tarde🙂 seria possível dizer-me qual o tipo de farinha que utilizou? Obrigada 😉