quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Couves com azeite e alho

Quando fui almoçar com o Ricardo, no dia dos namorados, ao restaurante Estrela do Mar, junto à Ericeira, tivemos como acompanhamento, para um prato de safio grelhado, couves galegas cozidas e temperadas com azeite e alho. As couves confeccionadas assim souberam muito bem. Surpreendeu-me até ver a couve galega ser servida como acompanhamento, normalmente aparece nos restaurantes, na grande maioria das vezes, apenas na sopa de caldo verde. Como gostei da ideia, um destes dias cá em casa tentei reproduzir.

Cozi as couves galegas cortadas grosseiramente e limpas dos talos mais grossos, em água temperada com sal. Não tapei a panela para que as folhas ficassem bem verdinhas. Depois da couve cozida, deixei escorrer um pouco. Entretanto, numa frigideira coloquei um pouco de azeite e dentes de alho picadinhos. Levei ao lume e deixei alourar um pouco o alho. Por fim, reguei as couves com o azeite ainda quente e mexi.

Ficou um acompanhamento muito agradável. Ideal para esta altura do ano em que aparecem facilmente este tipo de folhas de couve nos mercados.

7 comentários :

argas disse...

Que rico acompanhamento!

Raspas de Laranja disse...

Pois fica muito bem, sim senhora. :)

ameixa seca disse...

Eu adoro estes verdes no prato :)

risonha disse...

muito bom... e pensar que normalmente só se usa esta couve no caldo verde.
eu costumo ter montes delas na horta, obrigado pela ideia.

a dona do tacho disse...

Fica óptimo com todo o tipo de verduras: grelos. espinafres. couve lombarda,...
O que importa é a qualidade do produto.
As suas estão com óptimo aspecto.
Bj

Sylvia disse...

Nao sou muito fa de couve e na sopa a retiro de lado
uem sabe desta forma me agrada mais, questao de provar nao é ? Anotada a sugestao

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Eu adoro couve, mas não faço assim. Pico bem picadinho um punhado de alho e cebola e coloco na frigideira com azeite. Reserve.
Tire os talos da couve, lave-as bem e enrole ( feito rocambole). Com uma faca bem afiada, corte rodelas de couve. Ligue o fogo e deixe dar uma refogada no alho e na cebola com azeite em quantidade. Coloque a couve e deixa que diminua. Tempere com sal e pimenta do reino. Pronto, é só comer.