sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Arroz de miúdos


Quando fiz a galinha do campo assado no forno, guardei os chamados miúdos, reduzidos ao fígado e à moela do animal, e alguma da gordura para fazer uma canja ou um arroz.

Para um jantar a meio da semana, recuperei este pequeno tesouro e resolvi dar-lhe um destino. Canja não apetecia. A solução foi um arroz.

Num tacho coloquei uma cebola e dois dentes de alho picados. De seguida, cortei um pedaço de gordura da galinha (aprox. 100g) em pedaçinhos e juntei aos ingredientes no tacho. Levei ao fogão, em lume brando, e deixei quebrar a cebola. Como era uma galinha caseira tinha bastante gordura que, na minha opinião, era uma pena desperdiçar. Usei a gordura da galinha em subsituição de outro tipo de gordura, por exemplo azeite ou margarina.

De seguida introduzi o fígado e a moela cortados em pedaçinhos, juntamente com uma folha de louro e um pouco de sal. Adicionei um gole de água quente e deixei cozinhar a carne.

Por fim, adicionei três mãos cheias de arroz carolino e fui adicionando aos poucos água quente até o arroz estar cozido.

A gordura da galinha deu o toque especial de sabor a este arroz. Cá em casa o arroz serviu de prato principal, mas poderá ser um óptimo acompanhamento para um assado de carne.

5 comentários :

Comsentido disse...

Quase a chegar a hora de almoçar, fiquei com água na boca.

Susana Antunes disse...

Para quem é arrozodependente como eu.... esta sugestão é de comer e chorar por mais....
Quando a galinha é de casa tem sempre um sabor especial...
Na realidade um grande tesouro....que quem o tem deve dar-lhe valor....
Beijinhos e um bom fim de semana...

Margarida disse...

Essas pequenas preciosidades são a minha perdição. Em casa pai e filha comem as polpas do frango e eu fico com os miúdos todos para mim (sorte!). Hei-de experimentar assim.
beijinho e bom fim-de-semana!

João Mario disse...

Gosto muito desses pratinhos simples, caseiros e com gosto de quero mais!!!
Adorei.
Um abraço

João Mario
http://picadinhodebacana.blogspot.com

moranguita disse...

a fazemos muitas vezes quando assamos frangpo usamos os miudos para o arroz que acomoanha o assado
bem bom
beijinhos