Este fim-de-semana que passou fiquei, principalmente, em casa. Em termos de leituras terminei o delicioso Orgulho e Preconceito e já mergulhei no Dilema do Omnívoro de Michael Pollan.
Também houve tempo para espreitar a vida no quintal. Arranquei os pés secos de manjericão e muitas urtigas que começam a invadir todo o espaço. O quintal é literalmente um pequeno quadrado com terra onde existe um loureiro, dois limoeiros e duas laranjeiras pequenas, herança da avó Maria. O ano passado procurei ter ervas aromáticas e espinafres. As ervas aromáticas nesta altura do ano ou estão secas ou a começar a rebentar, agora os espinafres estão cheios de vida e de vontade de se expandirem por todo o lado. Frescos. Com folhas carnudas e verdes. Lindos.
Para o almoço de sábado procurei usar os espinafres do quintal numa receita inspirada num dos cozinhados feitos, na Bimby, pelo meu cunhadinho Hugo. O Hugo há uns tempos atrás deu-nos a provar uns filetes, cozinhados ao vapor, recheados com presunto que me agradaram bastante. Nesta minha experiência adaptei a ideia ao papillote.
Ingredientes:
4 filetes de pescada
4 fatias de presunto fininhas (usei presunto já fatiado)
sal e pimenta
alho em pó
140 g de folhas de espinafre
2 rodelas de limão
azeite
1. Temperar os filetes com sal e pimenta a gosto.
2. Numa folha de alumínio com outra de papel vegetal por cima, colocar as folhas de espinafre. Em cima dos espinafres colocar um filete, depois duas fatias finas de presunto e depois o outro filete. Temperar com alho em pó, colocar uma rodela de limão cortada ao meio e regar com um fio de azeite. Fechar o papillote. Proceder de igual modo com os outros dois filetes.
3. Levar ao forno.
4. Servir com batatas primor cozidas com a pele.
Os filetes ficaram muito agradáveis e suculentos.
Em alternativa, também poderão abrir os filetes e recheá-los, mas para isso é conveniente que estes tenham grossura suficiente.
10 comentários :
Saudável e saboroso!
E com o produto da horta, fica com um sabor especial!...
beijinhos
babette
simples e perfeito para completar esse fim de semana aconchegante que nos descreve!
beijos!
Ontem fui espreitar as minhas ervinhas ao quintal porque com esta chuva quase que não tenho cuidado delas. O meu manjericão está mesmo a secar, depois de um ano glorioso que teve foi atacado pelas lagartas e agora só lhe restam 5 folhas.. Também atacaram o enorme arbusto de salva mas desistiram, parece-me que não gostaram do sabor.. De resto está tudo viçoso e lindo e as couves e alfaces estão a crescer perfeitas. Esta semana vou plantar pela primeira vez beringelas. Tenho também um manjericão canela para semear. Vamos ver como se dão..
E esses filetes estão também a pedir que os "plante" no meu prato. Gosto bastante de cozinhar a vapor na Bimby e esse prato é uma excelente proposta.
beijinho e boa semana
e com sabor a limao é do melhor !! adorei. beijinhos
Esses filetes recheados têm óptimo aspecto. Espinafres fazem sempre uma óptima "cama" :)
Adorei o recheio, principalmente pelo espinafre que amo!!!
Bela receita!
Bjs
Uma comidinha simples e saudável, também gosto muito de cozinhar em
papillote, os alimentos guardam o sabor e não ficam secos.
bjs
vou fazer esta receita muito em breve, é ideal para a minha dieta...
mas tenho uma dúvida: quanto tempo deixaste no forno?
podes responder no meu blog, por favor?
obrigado.
Podia fazer os filetes sem ser ao vapor na Bimby??? Podia... mas não era a mesma coisa! eheh ;)
a minha horta vai dando mas pouco nesta altura pouco mas nao em relação aos grelos como todos os dias:-)
esta uma delicia este filetes gostei da receita
beijinhos
Enviar um comentário