quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Bolachinhas de gengibre para oferecer no Natal


Nos últimos anos, pelo Natal costumo oferecer à família mais chegada uns cabazes com produtos variados. Nos cabazes coloco, produtos de compra, coisas apetitosas e menos comuns, especialmente regionais e, algumas coisas feitas por mim. Compotas, marmelada, ginjinha e bolachas. As bolachas faço quase sempre nas vésperas, mas este ano resolvi começar mais cedo. A receita encontrei-a num livro da Vaqueiro intitulado Livro de Bolos e Bolinhos.


Ingredientes:
70g de margarina ou manteiga à temperatura ambiente
200g de açúcar amarelo ou mascavado claro
2 ovos
1 pitada de sal
2 colheres de café de gengibre em pó
raspa da casca de 1 limão
250g de farinha com fermento


1. Pré-aquecer o forno a 200ºC.

2. Bater um pouco a manteiga. Juntar o açúcar, os ovos e o sal. Continuar a bater até obter um creme.

3. Adicionar o gengibre em pó, e a raspa da casca de limão.

4. Juntar a farinha e misturar muito bem. Moldar um bola e deixar descansar no frigorífico durante 1 hora.

5. Com um rolo, estender a massa com 3 mm, numa superfície polvilhada com farinha. Com a ajuda de um corta bolachas cortar as bolachinhas.

6. Levar as bolachas a cozer num tabuleiro forrado com uma folha de papel vegetal, durante 8 a 10 minutos.

Se na altura de estender a massa estiver demasiado mole, aconselho a juntar um pouco de farinha e amassar até conseguir a consistência desejada.

Estas bolachas poderão ser um óptimo acompanhento para um café ou chás nos dias de festa que se aproximam. Ou constituir mesmo um presente de Natal. Dentro de uma embalagem catita, resultam num apetitoso presente.

Estas bolachinhas ficam uma delícia. Pegam-se aos dedos e caem-nos na boca, umas a seguir às outras. Impossível comer uma só. Experimentem!

32 comentários :

Luisa Alexandra disse...

Uma sugestão para as ofertas de Natal caseiras mesmo muito apetitosa!

Ondina Maria disse...

Ficaram muito jeitosos estes Srs Gengibre :p
Também estamos a preparar os nossos cabazes para oferecer com pequenas delícias, umas de compra, outras feitas por nós. Porque há tanta coisa deliciosa para experimentar, é uma pena se não partilharmos isso com os nossos familires e amigos mais queridos!
Ainda não comecei a linha de montagem de bolachas, espero que isso aconteça já neste fim de semana. Estão na ideia bolachas de gengibre, de manteiga de amendoim com pepitas de chocolate e umas chocolate e avelã... (sim, sim, os meus planos mirabolantes costumam cair por terra devido à falta de tempo!)

Manuela disse...

Estão mesmo apetitosos esses homenzinhos! Esse livro da Vaqueiro está cheio de receitas boas. Também ando a pensar fazer umas bolachas de gengibre e passei por esta receita há uns dias.
Bjnhos

Anónimo disse...

Obrigada pela partilha. Simplesmente adoro bolachinhas de gengibre. bjs

Ana
http://estavento.blogspot.com

belinha disse...

Este ano também já experimentei mas não calharam muito bem. Vou levar e experimentar a tua receita.
Beijinhos
Belinha
Mundo das Receitas
http://mundodasreceitas.blogspot.com/

Ana Rita Marreiros disse...

Esse cabazes vão ficar optimos esta se a ver!!!
Lindos Gingerman...

Bjoka
Rita

Suzana Parreira disse...

Laranjinha,

As bolachas são sempre um sucesso entre miúdos e graúdos e por cá só é Natal se houver bolachas. Normalmente começo a fazê-las umas 2 semanas antes do Natal mas este ano ainda não "arranquei" em pleno. Os bonequinhos estão adoráveis!

Uma beijoca*

regina disse...

Que bonequinhos lindos! Eu ando à procura de uns corta massas com motivos natalícios e nada, estão esgotados em todos os sítios! Nem bonequinhos consegui arranjar, mas que coisa. Entretanto fico aqui a olhar para os teus que são uma ternura...
Beijos.

Anónimo disse...

As bolachas de gengibre ou pepparkakor, são obrigatórias nesta época. Todos os anos faço enormes quantidades para oferecer e para consumo próprio =D, em caixas de metal duram imenso tempo sempre estaladiças.
Sortudos os que recebem os teus presentes deliciosos!

bjs bjs

Helena disse...

Foi num mero acaso que descobri este blog e ainda bem! Gosto de cozinhar, sobretudo doces, e de experimentar mas ainda estou a dar os primeiros passos na cozinha e de grande apoio este blog me têm servido. Gostaria só de fazer uma pequena sugestão, se possível indicar sempre para que quantidade de pessoas é a receita, o que seria muito útil pois por vezes cozinho só para mim, outras para 3/4. Muito obrigada pela fabulosas receitas e continue assim.

Susana Antunes disse...

Sabe tão bem receber uns miminhos assim... mas com toda a certeza a alegria é maior quando se passa para o lado de lá e com todo o carinho se põe mão à obra...
Eu todos os anos vou guardando... caixinhas .... latinhas e afins... sempre com a esperança de as puder encher para o natal... Infelizmente o trabalho fala mais alto e a chegada a casa é sempre em cima do acontecimento... Tenho que mudar de estratégia... Afinal Natal pode ser todos os dias... ;)
Excelente escolha... Anotadíssimo...
Obrigado por partilhares...
Beijinhos e boa semana...

Rita disse...

Sinto-me perseguida por estas bolachinhas de gengibre. Andam-me a tentar. :) Acho que serão as próximas que vou fazer para a caixinha de biscoitos cá de casa. As tuas ficaram mesmo bonitas e douradas, e parecem bolachas felizes, rodeadas de tantos presentinhos. :) Beijinhos

Mané o bolo da Tia Rosa disse...

Mais uma boa ideia
Bjs

Rhiha disse...

olá,
e onde podemos comprar café de gengibre?

beijinho,
R

Retalho de Lua disse...

Olá Laranjinha!
Fiz hoje com meus filhos esta receita, relato no meu blog, e mostro fotos do passo a passo, coloquei o link da receita! Espero que você goste!
Obrigada

Beijinhos

São Ribeiro disse...

GOSTEI MUITO DESSAS BOLACHAS FICARAM LINDAS.
BJS

Marmita disse...

Mais uma optima sugestão para o nosso Natal de crise. bonitas imagens! um feliz natal para ti

Laranjinha disse...

Marmita,
muito obrigada. Estas bolachinhas ficam mesmo uma delícia. Votos de um Feliz Natal com tudo de bom e muita alegria.

São33,
muito obrigada.

Retalho da Lua,
adorei o teu post. Ver as crianças a fazerem as bolachinhas deixou-me a sorrir. Fiquei muito feliz. Muito obrigada por este momento.

Rhiha,
o gengibre em pó, deverá encontrar facilmente nos supermercados. A colher de café serve de medida.

Mané,
muito obrigada.

Rita,
também achei que estes "homenzinhos" de gengibre estavam felizes. Ou pelo menos têm um ar muito simpático. Estas bolachinhas ficam óptimas. Experimenta.

Família Antunes,
muito obrigada.

Helena,
muito obrigada pela sua visita e comentário. A sua sugestão faz muito sentido. Vou tentar incluir essa indicação nas receitas.

anasbageri,
muito obrigada.

Regina,
é verdade, algumas colegas de trabalho também tentaram encontrar e não conseguiram. Os corta-bolachas nesta altura vendem-se muito bem.

Suzana,
muito obrigada.

Ana Rita,
muito obrigada.

Belinha,
experimenta esta receita. Eu adorei.

Ana,
acho que vais adorar estas. Ficam óptimas.

Manuela,
eu também gosto das receitas da Vaqueiro. São sempre óptimas. E estas bolachinhas ficaram muito apetitosas.

Ondina,
fiquei com água na boca em relação às bolachas que vais fazer. Pela descrição parecem-me todas excelentes.

Luísa Alexandra,
muito obrigada.

Votos de um Natal doce e cheio de coisas boas.

Um beijinho.

Patrícia Silva disse...

Bem, desde já os meus sinceros parabéns pelo blog. Qaundo penso em fazer especial coisa passo por aqui os olhos e encontro muitas coisas interessantes. Acabo de fazer estes biscoitos para colocar nuns frascos que enfeitei para oferecer mas fiquei um pouco triste. Tentei usar um corta massas mas o biscoitos desfazia-se sempre ao retirar da forma. Segui a receita, terá sido falta de jeito não?! :)
Cumprimentos

Anónimo disse...

Olá,
Adoro bolachas de gengibre. Gostei muito desta receita pela simplicidade, mas infelizmente a minha fcou muito mole, inclusive não deu para moldar. Para a próxima faço apenas com 1 ovo.
Obrigado e parabéns pelo blog lindo, muito apelativo.

Célia Marques

Anónimo disse...

Olá,
Tentei hoje fazer estas bolachas e também não me saíram nada bem. Confesso que ao ver outras pessoas a quem aconteceu o mesmo que eu me deixou mais descansada. Estava a ver que era trenguice minha... Mas a verdade é que ficaram impossíveis de moldar. A massa ficou a agarrar muito, sem se soltar por si só. Fiquei muito triste porque, normalmente, as bolachas calham-me muito bem. E andava já há uns tempos para fazer umas de gengibre... Bem, paciência, tentarei de outra forma.

Parabéns pelo blog, é todo ele delicioso.

Cátia Melo

Laranjinha disse...

Olá Cátia,

fico com muita pena que a receita tenha corrido mal. Eu fi-la várias vezes e correu-me bem. Será que deixou descansar no frigorífico 1 hora? O ovo que usou era médio?

As receitas têm destas coisas!! :(

Um beijinho grande.

Laranjinha disse...

Olá Célia,
fui confirmar a receita e tal e qual como indiquei.
Às vezes o tamanho dos ovos tem influência. Eu usei médios.

Muito obrigada.

Laranjinha disse...

Olá Patrícia,

fico também com imensa pena que tenha corrido mal.
Mas não sei o que poderá ter sido!

Um beijinho.

Anónimo disse...

Bom dia Laranjinha,

penso que o meu problema terá sido a manteiga. Tenho sempre alguma dificuldade em a trabalhar. De resto, segui a receita à risca, e com ovos M, como uso sempre. Sem problema, a massa não dava para trabalhar mas estava tão deliciosa que, com alguma paciência, consegui fazer uma espécie de bisoitos, sem grande forma :)

Hei-de tentar novamente... pode ser que fique melhor.

Beijinhos, obrigada e continuação de todo o sucesso para o blog.

Cátia Melo

Anónimo disse...

Boa tarde, eu também já tentei fazer esta receita e não me correu nada bem. A massa ficou boa para moldar e estava saborosa quando os biscoitos saíram do forno o problema foi que a massa cresceu muito e ficou queimada por baixo e por cima muito mole.
Fiz tal e qual como disse, experimentei mudar várias vezes o tabuleiro no forno (mais para cima e para baixo), mudei a temperatura e nada..continuou com o mesmo problema.

Laranjinha disse...

Caro "Anónimo",
fico com pena que as bolchinhas não tenham corrido bem. Mas ao ler a sua explicação, não sei o que poderá ter acontecido para os bolos não terem cozido correctamente. É estranho terem crescido muito e só cozerem por baixo. O forno tem circulação de calor?

Laranjinha disse...

Cátia,

a massa para moldar tem que estar bem fria. Se o frio do frigorífico não for suficiente, coloque-a um pouco no congelador. Só tira do frio à medida que a vai cortando.
Um beijinho.

Anónimo disse...

A receita não funciona!
Respeitei religiosamente as quantidades da receita mas a massa fica rala.
250gr de farinha para 2 ovos? A massa fica com consistência de massa para bolo e nao bolachas, mesmo indo 1 hora ao frigorífico.
Não aconselho.

Laranjinha disse...

Caro Anónimo,
fico cheia de pena que a receita tenha corrido mal.
Uma das coisas que costumo fazer, quando a massa continua mole, é colocá-la pelo menos 30 minutos no congelador e depois ir tirando à medida que a vou estendendo. Sei o quanto desagradável é fazer uma receita e depois não correr bem. Da minha parte, as minhas desculpas.
Pelo seu comentário e de outros leitores, o melhor é eu voltar a fazer a receita e consultar o livro da Vaqueiro de onde a retirei para ver se me falhou alguma coisa.
Espero que volte.
Um beijinho.

Maria Ana disse...

Infelizmente nao li os comentários todos antes de experimentar a receita e só agora vim confirmar se o problema era só meu ou tinha acontecido a mais pessoas. A massa ficou exactamente como descrito atrás, mole, com consistencia de massa de bolo. Vou experimentar a técnica do congelador. Mas sim, parece deliciosa, vou fazer as bolachas, por mais estranhas que fiquem :)

Laranjinha disse...

Maria Ana,
coloque no congelador e vá tirando à medida que a vai moldando.
Um beijinho e votos de um feliz Natal.