quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Dois anos com Assinatura


No passado mês de Junho, estive no Assinatura a convite do chef Henrique Mouro para um jantar comemorativo dos dois anos do restaurante. A noite estava agradável e no ar sentia-se o cheiro a santos populares.

Quando se entra no restaurante, no tecto, uma mesa posta estrategicamente colocada não deixa ninguém indiferente. Foi o que me aconteceu uma vez mais. Quando cheguei, o restaurante estava cheio e alguns dos outros convidados já marcavam presença. Neste dia, o convite era para bloggers, ou profissionais da área com blogue, algumas das caras já minhas conhecidas.

Sentados à mesa, iluminados por um exuberante lustre, fomos recebidos com um copo de vinho espumante Vértice, mistura de pães e queijo de cabra com ervas aromáticas. Pão e queijo são coisas que eu adoro e não resisti. Comecei pelo pão de azeitona, a seguir a broa e por fim, o pão de centeio.

Para entrada o chef Henrique Mouro preparou flor de courgette recheada com caviar de beringela e bacalhau desfiado. A courgette foi servida com um creme de tomate assado e enfeitado com beldroegas. A acidez do tomate contrastou com a suavidade do recheio de bacalhau. Gostei imenso desta entrada.

O prato seguinte foi com cogumelos. O chef preparou para o menu deste segundo aniversário do Assinatura um prato em que nos apresentou uma canja de pato e ovos mexidos, ambas as preparações com cogumelos cantarelos. O prato foi decorado com redução de vinho com pimenta rosa e rebentos de flor a fazerem-me lembrar os brincos de princesa.


Um dos pratos da noite que adorei foi uma salada com legumes da horta, com batata ratte, batata vitelotte, tomate cherry, cenoura, courgette mini com flor, funcho, feijão verde, alho francês, espargos, rabanete, rebentos de ervilha e tomilho. Esta salada era uma mistura de legumes crus, assados e cozidos, o que lhe deu uma textura crocante muito ao meu gosto. Acompanhámos a salada com um copo de vinho tinto Terra d'Alter 2010.

Outro dos pratos que adorei, apesar de não ter sido consensual entre os outros convidados, foi o da sardinha assada servida com xerém de amêijoas, tomate confitado, decorado com flores e rebentos de coentros. Eu adoro sardinhas e assim servidas com o xerém estavam deliciosas.

O prato de carne servido foi plumas de porco preto com feijoada de caracóis. A carne estava tenra e muito saborosa, foi acompanhada por uma feijoada de caracóis que fez furor. Para beber, foi-nos servido um vinho Quinta das Murças 2008.


Para sobremesa deliciámo-nos com uma sobremesa com alperce, leite-creme e gelado. Servido com alperce desidratado, caramelo e hortelã. Tão bom. As texturas e o ligeiro ácido do alperce tornaram esta sobremesa memorável. Antes de nos despedirmos, ainda houve tempo para cantar os parabéns ao Assinatura e ao seu chef.


Gostei muito de jantar no Assinatura. A comida estava muito boa. A conversa prolongou-se a noite dentro de forma animada e bem disposta. O chef Henrique Mouro procura utilizar e valorizar produtos que caracterizam a nossa cozinha, dando-lhe um twist moderno e com carácter internacional. O jantar desta noite foi prova disso.

No jantar, dia 28 de Junho, combinei com o nosso anfitrião da noite uma entrevista que realizei posteriormente por eMail, que a seguir vos apresento.

1. O que caracteriza a Assinatura do chef Henrique Mouro?

É um espaço de conforto onde se pretende valorizar a cozinha, tradição, receituário português aos olhos e perspectiva do chef e equipa.


2. O que é que procurou transmitir com a ementa escolhida para festejar o 2º aniversário do restaurante?

Tentou-se dar um tom de familiaridade e de encontro com sabores que nos são queridos assim como um toque de festa que se impunha.


3. Dos pratos que confeccionou para este aniversário, qual o seu preferido? Porquê?

A sardinha, porque é o meu peixe preferido.


4. Que balanço faz destes dois anos?

18000 refeições servidas, pessoas de 42 nacionalidades, 22 jantares temáticos, 40 menus de almoço, milhares de pratos concebidos e novos bons amigos/clientes.


5. Quando se entra no Assinatura uma das coisas que reparamos imediatamente é na mesa colocada no tecto. Elemento de decoração? Ou algo mais?

Algo mais. Trata-se de um compromisso com a linha de trabalho. A mesa está posta com tudo o que deve ter mas está ao contrário, o que no fim se resume a uma questão de perspectiva ... a nossa.


6. Para além da sazonalidade dos produtos que outras preocupações tem ao elaborar uma carta?

A sustentabilidade, o rigor no trabalho e os aspectos técnicos que nos permitam não desvirtuar a qualidade da matéria prima.


7. Na sua opinião, quem visita o Assinatura não pode deixar de provar ...?

... tudo o que lhe dermos a experimentar porque seguramente será sempre o melhor que temos em casa.


Ao chef Henrique Mouro um muito obrigada e muitos parabéns por estes dois anos de Assinatura, um restaurante a que quero voltar.


Este jantar visto pelos outros convidados da noite:
- A assinatura de Henrique Mouro;
- Aniversário do assinatura - o meu jantar;
- Aniversário do assinatura - o blog ou a vida;
- ASSINATURA firme;
- Assino por baixo;
- Legumes da Horta, um prato conceptual no 2.º aniversário do ASSINATURA;
- 2 Anos de Assinatura (I);
- 2 Anos de Assinatura (II).

6 comentários :

Quiosque do Ken disse...

Belo restaurante! Fiquei com vontade de conhecer!

saboracasa disse...

Humm Divinal,

A foto de início está ao contrário, estive a tentar perceber como era o restaurante, kekekeke

beijocas

Laranjinha disse...

Olá Ken,

experimenta. Acho que ias gostar.

Um beijinho.

Laranjinha disse...

Olá Sabor a Casa,

O restaurante, assim que se entra, tem uma mesa posta colocada no tecto, que depois é reflectida num espelho. É uma imagem curiosa. Não nos deixa indiferente.

Um beijinho grande.

Sabor no Prato disse...

Olá Laranjinha. Que privilégio o seu participar de uma data tão importante para este restaurante. A mesa no teto é um destaque a parte e os pratos servidos estão com um aspecto muito saboroso.
Obrigada pela visitinha ao meu cantinho, fiquei muito contente :)

Abraços, Fabiana.

Laranjinha disse...

Olá Fabiana,

é uma honra poder ir conhecendo alguns dos melhores restaurantes de Lisboa. É verdade, a mesa no tecto, capta a atenção.

Obrigada, eu.

Um beijinho grande.