sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

Marmelos bêbados em vinho tinto

Adoro marmelos. Talvez por ter crescido no Ribatejo e, o marmeleiro abundar pelas hortas, quintais, como árvore de fruto ou a fazer de sebe em terrenos. Quando era miúda, lembro-me de vendermos os marmelos e de a minha mãe os assar no forno a lenha, sempre que fazia pão.

Cá em casa, todos os anos faço marmelada. De há uns anos para cá. gosto de fazer marmelada de marmelos e maçã, de marmelos e pêra. E, um destes dias, deram-me a sugestão de fazer marmelada de marmelos com abóbora! Tenho que experimentar. Para além dos marmelos assados, outra preparação que faz sucesso, cá em casa, é cozidos em calda. Deixo-vos, hoje, a receita de marmelos cozidos em vinho tinto ou, marmelos bêbados. Ficam com uma cor linda!

Marmelos bêbados ou cozidos em vinho tinto

Ingredientes para 6 pessoas:
1,300 kg de marmelos
5 dl de vinho tinto
1 dl de vinho do Porto
1,5 dl de água
1 estrela de anis
2 cardamomos (abertos ligeiramente)
1 pau de canela
Casca de 1 limão
2 colheres de sopa de mel
250 g de açúcar
1 pitada de sal


1. Descascar, retirar o caroço e cortar os marmelos em fatias.

2. Levar uma panela ao lume com o vinho tinto, o vinho do Porto, a água, a estrela de anis, os cardamomos, o pau de canela, a casca de limão, o mel, o açúcar e o sal.

3. Assim que ferver e o açúcar se tiver dissolvido, juntar os marmelos. Com o tacho ligeiramente tapado, deixar cozinhar em lume brando durante cerca de 1 hora. Ir virando o marmelo para que o tom avermelhado fique uniforme.

4. Guardar no frigorífico até ao momento de servir.

Sem comentários :