Gosto de cozinhar lombos de salmão, como já se devem ter apercebido, por que são muito práticos e, uso com frequência o papelote como técnica de confecção. Os alimentos assim confeccionados ficam mais suculentos e cozinham-se muito rapidamente.
No dia 21 de Dezembro de 2007, a minha cunhada Cristina convidou-me para assistir a um concerto de Natal na Igreja da Graça. Como não poderia deixar de ser, o programa meteu um jantar cá em casa antes de irmos.
Quis presente-á-la com um jantar simpático e assim nasceu este prato. Forrei um recipiente (pyrex) de ir ao forno com papel de alumínio, deixando de um lado e outro papel de alumínio suficiente para depois fechar todo o preparado. Na base do recipiente e em cima do papel de alumínio coloquei papel vegetal.
Descascei e cortei duas cenouras em palitos, e coloquei-os no pyrex. De seguida, juntei raminhos de brócolos (2 a 3 cabeças de brócolos). Em volta dos brócolos juntei batata-doce descascasda. Normalmente, no supermercado escolho sempre as batatas mais pequenas. Não gosto das batatas doces muito grandes, acho-as menos saborosas e às vezes tornam-se farinhentas.
Em cima dos brócolos coloquei 4 lombos de salmão. Temperei com pimenta preta em grão, sal, raminhos de tomilho e azeite.
Fechei o papelote e levei ao forno até estar cozinhado. Como sabem o meu forno ainda é pré-histórico e não consigo controlar a temperatura.
Como gosto muito, faço este prato com frequência.
19 comentários :
Adoro a combinação do doce e salgado! Casam lindamente.
Saudações cozinheiras,
Paulucha,
http://www.allsogno.blogspot.com
Eu adoro salmão, receita anotada!
bjs
Concordo, também gosto muito de cozinhar em papelotes, esses lombos estão divinos e o acompanhamento 5 estrelas.
Beijocas
Voltei das férias e vim me atualizar!
Sempre delícias, adorei o peixe!
Beijinhos,
O prato estava tão bom... que um certo menino ficou apenas com os restos: os brócolos! ;o)
Uma sugestão para temperar o salmão... barrar com mel e nozes moídas (num almofariz)... e quero começar a ser convidado para a janta!!! ;o)
Maravilha e mais com batata doce que eu adoro fui criada com muita minha terra tem fama e feitos com as ditas cujas estou esperando estar um pouco melhor para lá ir buscar algumas. um beijo Natércia...
Adorei todos os ingredientes e a sua conjugação! Perfeito!
Já algum tempo que tenho para usar umas batatinhas doces...
Beijinhos
Menina, que receita deliciosa! Eu "descobri" o salmão há pouco tempo, e fico muito animada quando encontro novas receitas! Depois vou "vasculhar" sua seção de peixes! ;o)
Beijocas!
Adoro salmao, receita anotadisima, para este fim de semana.
Beijos
Hum... tem um aspecto delicioso. Já fiquei com agua na boca.
Que receita tão saborosa e saudável. Já experimentei e adorei. Ficou no livrinho das minhas receitas para repetir. Beijinhos
Adorei,está com um aspecto delicioso...receita anotada...beijinhos doces
A cara do teu salmao esta muito bonita.
Estou chegando pela primeira vez no teu cantinho.
abracos
Acima de tudo não esqueceste dos tomilhos.
Parabéns por tão belo jantar!Eu já tenho feito uma coisa parecida com Goraz (G. em Cama de Prata), mas nunca tinha pensado em pôr batata doce, que por sinal é muito apreciada cá em casa.A sugestão de PB também não parece nada mal!
Parabéns pelo seu Blog tão simpático.
Aspecto deliciosooooo!!!
Adoro cozinhar com papelotes,mas nunca fiz com salmão!!
bjocas...janeca!
Olha Laranjinha,deixei-te um
desafio no meu cantinho passa
por lá!
bjs.
Volto aqui outra vez só para lhe dizer que experimentei hoje a sua receita. Como não tinha salmão, fiz com um pequeno Pargo Mulato, para 2 pessoas.Acrescentei apenas 1 cebola e 1 dente de alho picadinhos,metade a fazer a "cama" e a outra por cima.Adorei, a batata doce neste prato fica óptima!Obrigada por ter partilhado connosco esta receita.Bjs.
Bombom
obrigada pela sua visita e sugestões.
Enviar um comentário