domingo, 3 de fevereiro de 2008

Pimentos Padrón

A minha amiga Gilda, casadinha de fresco com o Luís convidou-nos hoje para um almoço. Casa nova, recém chegada da lua-de-mel nos Açores, muitas foram as novidades partilhadas à volta da mesa.

Assim que chegámos, a mesa já estava posta e da cozinha vinha um cheirinho divinal. Depois da visita à casa, de apreciar as vistas e conversar com os outros convidados, sentamo-nos à mesa.

Para entrada, tivemos variadas coisas, mas a que mais me chamou a atenção foi os pimentos padrón. Já tinha ouvido falar destes pimentos e até, no supermercado, uma vez estive quase tentada a trazer uma embalagem. Mas acabou por não acontecer. Experimento outro dia e, depois acabei por não experimentar.

Quando vi vir da cozinha uma travessa de pimentos padrón assados manifestei logo a minha curiosidade. Dos pimentos padrón só tinha ouvido falar em fritos, mas assados também não me parecia nada má ideia. Não me fiz rogada e quis logo provar. E não é que gostei. Também comprovei o que os espanhóis dizem, que uns picam e outros não. Digo-vos, que por mais de uma vez tive a boca a arder pois, afinal tenho mãozinha para escolher os picantes. :)


Para confeccionar estes pimentos basta temperá-los com sal e levar ao forno para assarem, como podem ver na foto. Servir ainda quentinhos e acompanhar com um bom vinho.

Assim confeccionados acabam por não ter tantas calorias como na frigideira com azeite, isto apenas para quem se preocupa com estas coisas!

13 comentários :

Anónimo disse...

Ola :-)
Eu tambem ja tinha ouvido falar dos ditos mas assdos no forno. Nao sabia era que podiam ser tao picantes. A minha sorte e que de cada vez que experimentei um mordi so a pontinha. Se picava dava ao marido, lol lol. Mas adorei, sao muito saborosos. Beijinhos.
Aprendiza de Cozinheira

Totoia disse...

Cá em casa servem como iniciação, quem conseguir aguentar um petisto destes come qualquer coisa... Os pimentos de chaves são bem mais picantes!

Natércia Ramalho disse...

Minha amiga ainda bem que eu não comprei pois eu tenho andado com muita vontade de comprar os ditos cujos mais pelos meus filhos estou com eles nã mão e digo fica para outra vez assim tão picantes não gosto um beijo. Natércia...

Isabel de Miranda disse...

adoro estes pimentos,são mesmo uma maravilha,mas gosto mais fritos com um pouco de azeite(não picam tanto)beijinhos doces

claudia disse...

Olá..as coisas que uma pessoa aprende nesteblog..pimentos padrón..nunca tinha ouvido falar, mas parece-me uma boa sugestão até para as saladas de verão com o peixito assado não??

Anónimo disse...

Desculpe meter a colherada, mas sempre os faço...grelhados!

Na plancha, como dizem os espanhois, e é a melhor maneira de os comer.

se não tiver a plancha, ponha numa frigideira anti-aderente sem nenhuma gordura, vá virando-os para ficerem com ar de grelhados.

Duas embalagens demoram aí uns dez minutos a fazer.

Laranjinha disse...

Marta,
obrigada pela dica.

Unknown disse...

Ola
Onde você encontrou estes pimentoes?

Unknown disse...

Ola
Onde você encontrou estes pimentoes?

Laranjinha disse...

Juan
este pimentos encontram-se facilmente nos supermercados.

Anónimo disse...

Fiquei com curiosidade e resolvi experimentar estes maravilhosos pimentos!

E não é que ficam muito bons! :)

Curiosamente dos que tive o prazer de degustar nenhum deles era picante!

Nephilim disse...

Aqui está mais um "fanático" destes pimentos, tão fanático fiquei que fiz a minha própria produção de pimentos e acreditem que nada tem a ver com os pimentos embalados. A nivel de sabor a diferença é qualquer coisa de extraordinário.
Por isso se alguem quiser provar o verdadeiro pimento caseiro com direito a poderem apanhar directamente do pé podem entrar em contacto comigo pois plantei 100 pés e estou neste momento a comercializar se não conseguir comercializar tudo acreditem que os vou comer quase todos :D. Estou na zona norte mais especificamente em Guimarães.

Obrigado

Anónimo disse...

Boa tarde,

Passei só para vos dar uma "dica" que é divinal... (experimentando esta não vão voltar aos pimentos simples) após fritos/assados coloquem-lhe um pedacinho de queijo de cabra por cima e deixem derreter um pouco... fica um petisco dos céus!