terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Carne de vaca guisada com esparguete

Há pratos que me fazem lembrar o conforto da comida das nossas avós e das nossas mães. Quando era miúda, sempre que havia carne guisada com esparguete, era uma festa, adorava! O entusiasmo que a comida nos provoca é fabuloso. Ainda hoje, quando faço carne guisada com massa, é sempre um sucesso. É daqueles pratos que resultam sempre bem e, de uma maneira geral, toda a gente adora. E no dia seguinte, parece que ainda fica melhor.

Para revisitar alguns dos sabores da cozinha portuguesa, da minha infância, deixo-vos a receita de carne de vaca guisada com esparguete. Podem usar carne de vaca, de frango ou outra carne que gostem.

Carne de vaca guisada com esparguete

Ingredientes para 6 pessoas:
1 kg de carne de vaca cortada em cubos para guisar
1 cebola
3 dentes de alho
50 ml de azeite
400 ml de tomate pelado
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 folha de louro
1 colher de chá de paprica
2 dl de vinho branco
2 cenouras
8 dl de água
300 g de esparguete
Sal e pimenta-preta q.b.
Salsa picada q.b. para polvilhar


1. Colocar a carne num tacho. Adicionar a cebola e os dentes de alho picados, o azeite, o tomate pelado picado, a polpa de tomate, o louro, o vinho branco, a paprica, sal e pimenta.

2. Levar ao lume o tacho tapado. Assim que ferver, baixar o lume e deixar cozinhar em lume brando durante cerca de uma hora. A meio, adicionar as cenouras cortadas em rodelas.

3. Acrescentar a água. Assim que ferver adicionar o esparguete. Rectificar o sal. Ao cozer o esparguete, verificar se é necessário acrescentar mais água.

4. Quando o esparguete estiver cozido, retirar o tacho do lume.

5. Polvilhar com salsa picada e servir.

2 comentários :

Anónimo disse...

Cá em casa toda a gente também adora. Só que eu junto também uma batata cortada aos cubos

Anónimo disse...

Muito obrigado, principalmente pelo início, tudo na panela, sem refugado, depois dar cor á carne, coisas que só vão tirar o sabor do prato. Apenas um conselho, avós metem toalha na mesa lol. Bem haja:)