quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Bolo de abóbora com frutos secos


A cozinha faz-se de evoluções. Hoje em dia, a par de utensílios vários, temos diversos equipamentos que nos auxiliam e facilitam a vida. Preparar comida em casa é cada vez mais fácil graças ao desenvolvimento científico e tecnológico que coloca no mercado excelentes opções para preparamos refeições ou realizar processos num curto espaço de tempo. As nossas vidas são cada vez mais atarefadas, sobrando-nos pouco tempo para aquilo que mais gostamos e quando chega a hora de preparar refeições se tivermos uma ajuda, melhor.

Todos comemos, é uma verdade evidente e irrefutável. Tanto é um prazer como uma preocupação. Não há como fugir à comida. Quem cozinha, quem tem família, questiona-se várias vezes sobre as refeições a preparar: - O que é que eu faço hoje para o jantar? Não deixei carne a descongelar e agora? O que é que eu tenho em casa que possa preparar sem estar muito tempo na cozinha? A tecnologia, as invenções ajudam-nos a encontrar as melhores formas de nos alimentarmos e se pouparmos tempo, melhor ainda.

Começa hoje no Cinco Quartos de Laranja, uma nova rubrica de receitas que desenvolvi para o robot de cozinha Cuisine Companion da Moulinex.



Bolo de abóbora com frutos secos

Ingredientes:
335 g de abóbora manteiga sem casca e pevides
Raspa de 1 laranja
50 ml de sumo de laranja
4 ovos médios
100 ml de óleo
300 g de açúcar amarelo
300 g de farinha com fermento
1/2 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de canela em pó
1 pitada de noz moscada
1 pitada de cravinho
70 g de nozes
85 g de alperces secos
1 pitada de sal


1. Cortar a abóbora em pequenos cubos. Deitar 700ml de água na taça e colocar o cesto de vapor com a abóbora cortada. Seleccionar o programa de vapor durante 20 minutos.

2. Pré-aquecer o forno a 180ºC.

3. Depois da abóbora cozida, colocá-la num pano e espremer até obter 150 g de polpa. Retirar a água da taça.

4. Colocar a abóbora escorrida na taça com a lâmina amassar/triturar. Reduzir a puré a abóbora na velocidade 6 durante 1 minuto e 30 segundos. Com a espátula limpar o puré de abóbora dos lados da taça.

5. Adicionar ao puré os ovos, o sal, o óleo, a raspa e o sumo de laranja. Misturar na velocidade 7 durante 1 minuto.

6. Juntar o açúcar, a farinha, as especiarias, as nozes e os alperces picados grosseiramente, mexer na velocidade 6 durante 30 segundos.

7. Levar ao forno em forma redonda com buraco, previamente untada, durante 40 minutos. Antes de retirar, verificar a cozedura com um palito.

8. Desenformar o bolo depois de frio. Servir polvilhado com açúcar em pó.


Este bolo servido com uma chávena de chá num dia chuvoso de Outono, sabe mesmo muito bem!

13 comentários :

Ruth Miranda disse...

Oh, uma receita que não vou copiar, sou anti este tipo de máquinas, confesso. Pode parecer parvoíce da minha parte mas aos meus olhos estas maquinetas, as bimbys, as yammys e afins englobam tudo aquilo que eu menos suporto em termos de lifestyle, são o porta estandarte de uma "fast paced living" e eu sou adepta do movimento "slow living". Mais a mais, também confesso que no fundo sou é uma grande "sopeira" que adoraaaaa ir para a cozinha ás 18h da tarde fazer o jantar loool. Ai se as feministas me lêem!!!
http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

Laranjinha disse...

Miranda,
eu sou adepta de tudo o que nos facilite a vida, seja a Cuisine Companion, a 1,2,3, uma batedeira ou a varinha mágica, isto, claro, sem ser fundamentalista. A cozinha está sempre em evolução. Quer queiramos quer não, estas máquinas são instrumentos que nos ajudam. Tudo depende do uso que lhes damos e das nossas necessidades.
Um beijinho e bons cozinhados.

Paula Moita disse...

Olá!
Ainda não fiz bolo de abóbora, mas esta mistura com os frutos secos agrada-me. Acho que vai inspirar-me para um bolinho de fim de semana.
um beijinho

Laranjinha disse...

Paula,
experimenta. Fica um bolo cheio de sabor. Cá em casa, adorámos.
Um beijinho.

Deliciosa Paparoca disse...

A mistura de ingredientes é deliciosa! Mas também se pode fazer o bbolo da forma tradicional, certo?

http://www.paparocadeliciosa.blogspot.pt/

Maria Izabel disse...

uauuuuuuuuuuuu adorei o bolo e amo misturas assim, beijos

Maria Izabel disse...

Esqueci de dizer ,que a um mês atraz uma amiga fez um bolo de abobora mas não me deu a receita, era dos deuses . Agora tenho a minha mais uma vez obrigada

Laranjinha disse...

Deliciosa Paparoca,

sim, pode-se fazer o bolo de forma tradicional.
Espero que goste.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Maria Izabel,

obrigada!

Laranjinha disse...

Maria Izabel,

espero que goste.
Um beijinho

Laranjinha disse...

Susana,

obrigada. Aconselho a experimentar.
Um beijinho.

Melro Azul disse...

Olá Miranda
Por muito estranho que possa soar, sou igualmente adepta de uma vida mais calma e mais simples, menos ligada ao consumo desenfreado e mais às relações que nos enriquecem e tenho uma máquina destas! A etiquetagem de um estilo ou filosofia de vida associado a um robot de cozinha é redutor, não se é isto ou aquilo por se ter uma máquina assim, e quem a compra provavelmente não o faz para impressionar quem visita a casa...
Pessoalmente não gosto de cozinhar, mas tenho uma grande família e se não for eu a chegar-me à frente, comemos massa com salsichas todas as noites. Tenho uma moulinex destas e, pasme-se, o facto de ter uma ajuda (para compensar a minha falta de paciência na coisa) fez com que fosse ganhando gosto e me atrevesse a fazer comida mais arrojada e saborosa.
Não vale a pena ser anti robots de cozinha! A realidade é mais complexa do que julgamos à partida ;)

Maria Lucas disse...

Se calhar é porque tem muito tempo...