A cozinha faz-se de evoluções. Hoje em dia, a par de utensílios vários, temos diversos equipamentos que nos auxiliam e facilitam a vida. Preparar comida em casa é cada vez mais fácil graças ao desenvolvimento científico e tecnológico que coloca no mercado excelentes opções para preparamos refeições ou realizar processos num curto espaço de tempo. As nossas vidas são cada vez mais atarefadas, sobrando-nos pouco tempo para aquilo que mais gostamos e quando chega a hora de preparar refeições se tivermos uma ajuda, melhor.
Todos comemos, é uma verdade evidente e irrefutável. Tanto é um prazer como uma preocupação. Não há como fugir à comida. Quem cozinha, quem tem família, questiona-se várias vezes sobre as refeições a preparar: - O que é que eu faço hoje para o jantar? Não deixei carne a descongelar e agora? O que é que eu tenho em casa que possa preparar sem estar muito tempo na cozinha? A tecnologia, as invenções ajudam-nos a encontrar as melhores formas de nos alimentarmos e se pouparmos tempo, melhor ainda.
Começa hoje no Cinco Quartos de Laranja, uma nova rubrica de receitas que desenvolvi para o robot de cozinha Cuisine Companion da Moulinex.
Bolo de abóbora com frutos secos
Ingredientes:
335 g de abóbora manteiga sem casca e pevides
Raspa de 1 laranja
50 ml de sumo de laranja
4 ovos médios
100 ml de óleo
300 g de açúcar amarelo
300 g de farinha com fermento
1/2 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de canela em pó
1 pitada de noz moscada
1 pitada de cravinho
70 g de nozes
85 g de alperces secos
1 pitada de sal
1. Cortar a abóbora em pequenos cubos. Deitar 700ml de água na taça e colocar o cesto de vapor com a abóbora cortada. Seleccionar o programa de vapor durante 20 minutos.
2. Pré-aquecer o forno a 180ºC.
3. Depois da abóbora cozida, colocá-la num pano e espremer até obter 150 g de polpa. Retirar a água da taça.
4. Colocar a abóbora escorrida na taça com a lâmina amassar/triturar. Reduzir a puré a abóbora na velocidade 6 durante 1 minuto e 30 segundos. Com a espátula limpar o puré de abóbora dos lados da taça.
5. Adicionar ao puré os ovos, o sal, o óleo, a raspa e o sumo de laranja. Misturar na velocidade 7 durante 1 minuto.
6. Juntar o açúcar, a farinha, as especiarias, as nozes e os alperces picados grosseiramente, mexer na velocidade 6 durante 30 segundos.
7. Levar ao forno em forma redonda com buraco, previamente untada, durante 40 minutos. Antes de retirar, verificar a cozedura com um palito.
8. Desenformar o bolo depois de frio. Servir polvilhado com açúcar em pó.
Este bolo servido com uma chávena de chá num dia chuvoso de Outono, sabe mesmo muito bem!
13 comentários :
Oh, uma receita que não vou copiar, sou anti este tipo de máquinas, confesso. Pode parecer parvoíce da minha parte mas aos meus olhos estas maquinetas, as bimbys, as yammys e afins englobam tudo aquilo que eu menos suporto em termos de lifestyle, são o porta estandarte de uma "fast paced living" e eu sou adepta do movimento "slow living". Mais a mais, também confesso que no fundo sou é uma grande "sopeira" que adoraaaaa ir para a cozinha ás 18h da tarde fazer o jantar loool. Ai se as feministas me lêem!!!
http://bloglairdutemps.blogspot.pt/
Miranda,
eu sou adepta de tudo o que nos facilite a vida, seja a Cuisine Companion, a 1,2,3, uma batedeira ou a varinha mágica, isto, claro, sem ser fundamentalista. A cozinha está sempre em evolução. Quer queiramos quer não, estas máquinas são instrumentos que nos ajudam. Tudo depende do uso que lhes damos e das nossas necessidades.
Um beijinho e bons cozinhados.
Olá!
Ainda não fiz bolo de abóbora, mas esta mistura com os frutos secos agrada-me. Acho que vai inspirar-me para um bolinho de fim de semana.
um beijinho
Paula,
experimenta. Fica um bolo cheio de sabor. Cá em casa, adorámos.
Um beijinho.
A mistura de ingredientes é deliciosa! Mas também se pode fazer o bbolo da forma tradicional, certo?
http://www.paparocadeliciosa.blogspot.pt/
uauuuuuuuuuuuu adorei o bolo e amo misturas assim, beijos
Esqueci de dizer ,que a um mês atraz uma amiga fez um bolo de abobora mas não me deu a receita, era dos deuses . Agora tenho a minha mais uma vez obrigada
Deliciosa Paparoca,
sim, pode-se fazer o bolo de forma tradicional.
Espero que goste.
Um beijinho.
Maria Izabel,
obrigada!
Maria Izabel,
espero que goste.
Um beijinho
Susana,
obrigada. Aconselho a experimentar.
Um beijinho.
Olá Miranda
Por muito estranho que possa soar, sou igualmente adepta de uma vida mais calma e mais simples, menos ligada ao consumo desenfreado e mais às relações que nos enriquecem e tenho uma máquina destas! A etiquetagem de um estilo ou filosofia de vida associado a um robot de cozinha é redutor, não se é isto ou aquilo por se ter uma máquina assim, e quem a compra provavelmente não o faz para impressionar quem visita a casa...
Pessoalmente não gosto de cozinhar, mas tenho uma grande família e se não for eu a chegar-me à frente, comemos massa com salsichas todas as noites. Tenho uma moulinex destas e, pasme-se, o facto de ter uma ajuda (para compensar a minha falta de paciência na coisa) fez com que fosse ganhando gosto e me atrevesse a fazer comida mais arrojada e saborosa.
Não vale a pena ser anti robots de cozinha! A realidade é mais complexa do que julgamos à partida ;)
Se calhar é porque tem muito tempo...
Enviar um comentário