quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

20 sobremesas para a mesa de Natal e uma boa notícia


O tempo parece que voa e já temos o Natal à porta. Nesta altura do ano queremos encher as nossas casas de amor e de sorrisos largos. Abrir as portas e deixar entrar os espíritos natalícios da partilha, da amizade e da entreajuda. Compramos presentes a pensar naqueles que mais gostamos. Lembramo-nos dos amigos. Enviamos postais. Escrevemos mensagens. Pequenos gestos de fraternidade que mostram que a nossa vida só faz sentido com os outros.

O Natal é uma festa da mesa. Cozinhar é partilhar e no Natal assume esse significado em pleno. À mesa juntamos aqueles que nos são queridos, com quem partilhamos a nossa vida, que nos acompanham e amparam nos bons e maus momentos. E nesta partilha tudo ganha uma importância especial. A toalha que se escolhe para a mesa, a decoração, as velas, o modo como se colocam os presentes junto à árvore de Natal e principalmente as receitas da noite de consoada e do dia de Natal. A comida marca este momento. A cozinha enche-se com o cheiro doce da canela, do convidativo aroma do arroz-doce, não resistimos a provar os sonhos antes mesmo de os acabarmos de fazer, decoramos atentamente o bolo de frutas secas. Entre cada gesto, entre cada passo, procuramos aliar a tradição com coisas novas. É bom surpreender. Por isso pensamos atentamente nas receitas que iremos confecionar, para que as refeições se transformem em momentos de alegria. A comida ajuda a transformar os momentos. A dar sorrisos.

Para preparar o jantar de Consoada e o almoço do Dia de Natal já sugeri receitas de bacalhau e receitas de carne. Hoje, deixo-vos vinte ideias para sobremesas, para que este Natal seja ainda mais doce:

- Ananás com caramelo de laranja e vinho do Porto;
- Arroz doce com camomila;
- Carpaccio de laranja com calda de anis;
- Bolo de frutas cristalizadas;
- Bolo de frutas real;
- Bolo de Natal;
- Bolo de ricotta com arandos secos;
- Bolo de tâmaras e nozes;
- Bolo de tangerina;
- Bolo delicioso de chocolate;
- Bolo inglês com farinha de alfarroba e frutos secos;
- Brownie de chocolate e avelãs;
- Pão de chocolate e especiarias;
- Pão-de-ló;
- Parfaits de frutos vermelhos com chantilly de lima e gengibre;
- Peras em vinho Tinto;
- Pudim de café;
- Pudim de mel do Algarve;
- Sonhos de limão;
- Tarte de cenoura.


E como a publicação de hoje é cheia de sobremesas, relembro que até ao dia 6 de Janeiro de 2012 decorre o desafio Coisas doces para saborear até ao dia de Reis. Quem quiser participar pode consultar as condições.

A boa notícia é que a RAR Açúcar decidiu oferecer mais duas latas de bolachas aos leitores do Cinco Quartos de Laranja. Por isso, serão sorteadas não cinco, mas sete caixas entre todos os participantes. Aguardo as vossas participações.

A todos, votos de um Natal muito feliz e especial.

11 comentários :

Ondina Maria disse...

Fiquei fá da receita de bolo de ricota com arandos (dois ingredientes que tenho sempre em casa) e espero testá-la em breve. Aproveito para te desejar um Feliz Natal, com mesa farta, rodeada pela família e amigos!

Especialmente Gaspas disse...

Oh, Oh, Oh... Votos de Feliz Natal! :)

Paula (NSeCD) disse...

Olá, Laranjinha! :)

Realmente, "a nossa vida só faz sentido com os outros". E "cozinhar é partilhar" - e eu acrescento - o que de melhor existe em nós.

Excelentes sugestões, como sempre, e um post muito bonito.

Um grande beijinho e votos de um Natal repleto de saúde, alegria, mimos e momentos bons para partilhar (pratos bons já existem). :)

CNS disse...

Feliz Natal.

Mónica Silva disse...

Laranjinha votos de um Feliz Natal.

Beijinho

Anónimo disse...

Olá.

Parabéns pelo blogue.

Há ainda tempo para umas sugestões de entradas?

Obg

Gisela disse...

Um Santo e Feliz Natal para os dois, e que o novo ano vos traga tudo o que desejam.
Um beijo grande e Festas Felizes

Laranjinha disse...

Caro Anónimo,
já não vai ser possível fazer uma publicação com entradas. No entanto, convido-o a visitar algumas das entradas que tenho publicado aqui no blogue.
Espero que goste.

Votos de um Natal muito feliz.

emilia freire disse...

UM Natal não,que tenha-mos 365 dias de Natal,que é sinal de partilha.

Lume Brando disse...

Feliz Natal, Laranjinha! Obrigada por mais um ano de posts deliciosos.
Bjs
Teresa

Viciante disse...

Olá!

Publiquei hoje a minha participação no passatempo do Açúcar RAR, mas não consegui publicar o link no FB, porque não consigo fazer nada no FB!

Deixo aqui o link da publicação e quando conseguir deixo também no FB: http://asementasladecasa.blogspot.com/2011/12/brownies-de-chocolate.html

Obrigada pelo blogue delicioso e um óptimo ano para si!