segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Mercado biológico do Príncipe Real e uma receita


Uma das coisas que me dá imenso prazer quando viajo é visitar mercados. Adoro os cheiros, as cores, a variedade de produtos e o modo como estão expostos. Costumo fazer compras semanalmente num mercado perto de minha casa onde compro principalmente vegetais e pão fresco.

Um dos desafios que coloquei aos leitores, durante o mês de Julho, num dos textos que escrevi para o Bla Bla Blog da IKEA foi uma visita a um dos mercados da cidade. A variedade de produtos que encontramos num mercado é muito maior do que numa grande superfície. Para além da variedade temos também acesso a comparar preços, a conhecer pessoas que muitas das vezes produzem o que têm exposto. E para mim, as compras que faço no mercado são sempre muito boas. A fruta tem cheiro e os legumes estão viçosos e convidam a que venhamos para casa cozinhá-los logo, para os aproveitar da melhor forma.


Durante esta semana, vou relatar a minha visita a alguns mercados da cidade onde comprei produtos que a seguir cozinhei. O primeiro mercado que visitei foi o mercado biológico do Príncipe Real. Fui ao mercado num sábado de manhã com o Ricardo. O dia estava bonito e deixámos o carro de modo a passearmos um pouco pela cidade antes e depois de fazermos as compras. Quando chegámos, a esplanada do café do parque estava cheia de gente, principalmente jovens e alguns turistas. A zona de mercado é pequena, não terá mais de 7 a 8 tendas com venda de produtos. Mas ali encontramos um pouco de tudo. Abóboras de diferentes variedades, ervas aromáticas frescas e secas, rúcula e rúcula selvagem ao quilo, cenouras de várias cores, ervas aromáticas em vasos, e principalmente produtos que considero diferentes e menos usuais. Um desses produtos, é a mizuna que acabei por comprar.

Salada de mizuna com manjericão, beterraba, laranja e salmão grelhado


Ingredientes para a salada:
100g de mizuna
1 beterraba cozida
1 laranja
20g de nozes picadas
20 folhas de manjericão


1. Lavar e cortar com as mãos a mizuna. Colocá-la numa taça.

2. Retirar a casca à laranja, cortar os gomos sem a pele.

3. Juntar à mizuna os gomos de laranja, a beterraba cortada, as nozes e as folhas de manjericão rasgadas com as mãos.

4. Temperar com o molho vinagreta.


Ingredientes para o molho vinagreta:
0,5dl de azeite
1 colher de sopa de vinagre de espumante
pimenta preta de moinho
1 colher de chá de mostarda em grão
sumo que resultou do corte da laranja (facultativo)
sal (facultativo)


1. Colocar os ingredientes num copo e com um garfo ou vara de arames misturar muito bem.


Ingredientes para o salmão grelhado:
2 lombos salmão com pele
coentros em pó
1/2 colher de café de sementes de funcho
sal


1. Temperar o salmão da parte sem pele, com o sal, uma pitada de coentros em pó e as sementes de funcho.

2. Aquecer a chapa. Assim que estiver quente, colocar o salmão do lado que tem a pele. Deixar grelhar e depois virar.

3. Servir o salmão com o molho vinagretta e a salada.


A salada fica tão boa. A mizuna foi uma boa descoberta!

Do mercado do Príncipe Real trouxe os melhores rabanetes que comi nos últimos tempos. Com aquele ligeiro picante que os caracteriza e tão tenros. Eu adoro rabanetes mas aflige-me a falta de qualidade deste produto, muitas das vezes. Não sei se já vos aconteceu, mas a mim, é recorrente, comprar um saco com rabanetes e estarem ocos, rendilhados. Não gosto nada. É deitar dinheiro fora. Mas estes não. Perfeitos. Trouxe também cenouras com rama, manjericão e um raminho de sálvia. Ir aos mercados vale mesmo a pena, principalmente pelos produtos frescos e saborosos.

Amanhã teremos a visita a outro mercado.

8 comentários :

Manuela disse...

Olá Laranjinha,
Também adoro mercados e, tal como tu, as visitas a novas cidades e países incluem, sempre que possível, uma visita a um ou mais mercados de rua e algumas compras de alimentos. Os produtos que mostras estão com tão bom aspecto. Se for aí pelo final do ano tb vá visitar o mercado do Príncipe Real.
Bjnhos

Fê Dayrell disse...

Vc tem razão mercados são muito bons mesmo, aqui tem apenas um que acho ótimo, mas não é o melhor que já conheci, e mesmo assim tem coisas maravilhosas.
Agora vamos combinar esta sua salada e este salmão grelhado ficaram demais, que delícia.
bjo

Momentos Doces e não só ... disse...

Uma refeição leve, saudável e muito apetecível!

Ondina Maria disse...

Adoro mercados e são paragem obrigatória onde quer que vá. Aqui no Porto vou quase todos os sábados ao Mercado do Bolhão, de onde trago os ovos, fruta, legumes, feijão e grão secos, especiarias, peixe e até alguma carne (o talho Leandro tem as melhores salsichas e linguiças frescas da cidade). Já ia a este mercado com a minha avó, com a minha mãe e agora vou com o Vel (alguém tem que carregar as compras!). Gosto deste mercado, traz-me boa recordações, gosto dos cheiros, dos pregões, das velhinhas simpáticas que estão nas bancas. Tenho imensa pena que todo o edificio esteja bastante degradado e que a câmara enrole na hora de tomar uma decisão. Este mercado totalmente recuperado e com espaço para os vendedores habituais e outra parte para comércio gourmet ia ser uma fonte de atracção de turistas e locais para a baixa portuense...

Gisela disse...

Também gosto imenso de ir ao mercado aqui da zona e comprar aos produtores locais. Tem tudo um sabor tão diferente.
Não conhecia esse legume, mas a julgar pelo aspecto deve ter feito uma bela refeição
Um beijinho

Unknown disse...

Gostei das sugestões!
Um beijinho

Anónimo disse...

Oi
Sim uma delicia comprar frutas fresquinha e
verduras.
Adoro fazer compras.
Beijos...
Lúcia

7gramasdeternura disse...

Infelizmente as minhas manhãs de sábado, estão quase sempre ocupadas... mas quando posso, e isso é durante o tempo de inverno, faço as minhas compras no mercado da cidade. A variedade, as cores, os cheiros são realmente diferentes! Adorei a sugestão da salada.
beijo