segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Uma viagem a Paris para cozinhar


Paris fascina-me. Há qualquer coisa de mágico que me deixa curiosa com esta cidade. Talvez influenciada pelo romantismo francês que os filmes me fazem sentir, mas desde que me lembro que gostava de passear junto ao Sena, de subir à Torre Eiffel, de ver a Mona Lisa no Louvre, visitar Montmartre, comer macarons.

Sempre imaginei Paris como uma cidade a fervilhar, com pessoas nas esplanadas dos cafés, jovens de baguette debaixo do braço, lojas cheias de queijos, tantos que seria tarefa árdua tentar memorizar os seus nomes, pintores a captar a luz da cidade quase ao pôr-do-sol, turistas a comer croissants mornos ao pequeno-almoço. Visitar Paris estava na minha lista de desejos.

A oportunidade de ir a Paris surgiu no passado mês de Julho a convite da Moulinex. Fui até à cidade das luzes cozinhar com o robot de cozinha Cuisine Companion.


A minha visita a esta cidade começou com um passeio de carro até à Torre Eiffel, onde fomos passando pelos locais mais emblemáticos, como os Champs-Élysées ou o Arco do Triunfo. A vista da cidade, a partir da Torre Eiffel, é fabulosa! Depois de várias fotos da praxe, seguiu-se o almoço no restaurante Vivant Table, um local muito simpático e acolhedor a lembrar as antigas tascas, com boa comida. À tarde teve lugar o grande momento, cozinhar, em jeito de concurso na Cuisine Companion Academy.

( Fotos enviadas pela Moulinex )

Para este desafio foram convidadas quatro simpáticas bloggers francesas, uma italiana - a Paola com quem acabei por conversar mais - e eu. A cada uma foi atribuída uma bancada de trabalho e uma receita. As receitas a confeccionar foram pensadas pelo chef Stéphane Pitre que nos deu apoio durante a realização das mesmas.

( Foto enviada pela Moulinex )

A ideia era reproduzir na íntegra a receita, inclusive o empratamento, e aqui tínhamos a ajuda da food styler, Anne-Sophie Lhomme. Confesso que quando vi a receita que me calhou - tamboril com presunto e legumes - senti algumas centenas de borboletas a agitarem as asas na minha barriga. Nos pensamentos, muitos pontos de interrogação a surgirem. Confeccionar uma receita de chef e executar um empratamento profissional. Como é que eu me iria sair?!

Passo a passo a receita foi sendo feita e o empratamento saiu na perfeição. Nem imaginam o meu ar de contente, quando o chef Stéphane compôs as pequenas tiras de cebola em cima do rolo de tamboril e me disse para seguir para a sessão fotográfica. Consegui! Trabalhar com a Cuisine Companion foi muito intuitivo. As receitas confeccionadas foram todas fotografadas, no final, pelo fotógrafo Philippe Martineau e avaliadas por um júri, estilo concurso de televisão.


Sempre sonhei com uma ida a Paris. Passear junto ao Sena. Comer croissants. Mas ir pela primeira vez a esta cidade, que me enche de sonhos, para cozinhar, foi algo que nunca imaginei. A vida ultrapassa em muito as nossas vontades e ainda bem. Cozinhar em Paris foi uma experiência muito feliz!

21 comentários :

Ruth Miranda disse...

Há muitos anos atrás, ainda na minha adolescência, fui a Paris, porque lá está, tinha aquela obsessão de conhecer a cidade, muito pelo meu fascinio com a moda e alta costura. Fui, e olha... fora o Pére Lachaise e a loja do Gaultier, tudo o resto foi uma desilusão. Sim, achei uma cidade bonita, interessante, mas fria, distante, e a lembrar muito Lisboa. Poucos anos depois fui a Londres á espera de detestar, de achar escura e feia, de gente parva e antipática, e aconteceu precisamente o contrário, adorei Londres, fiquei fascinada com as cores e a luz da cidade, com a vida, com as gentes, tanto que a Paris nunca mais voltei, e a Londres regressei mal pude, lool!!
http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

Unknown disse...

Que sonho Isabel! Ser convidada para cozinhar numa cidade tão mágica e tão significativa no mundo da cozinha é mesmo um sonho! Já visitei Paris por 2 vezes, mas adorava cozinhar por lá - agora é a sua vez de fazer uma visita mais lúdica, e deixar-se encantar pela cidade das luzes :)

Bombom disse...

Isabel, fico tão feliz por esta tua aventura, que até parece que foi a mim que saíu o "prémio". Com a tua descrição, viajei de novo por Paris onde estive já há uns bons anos durante uma semana. Deu para conhecer todos esses sítios que referes e mais alguns, como o Museu Pompidou que é muito interessante e tem também uma vista soberba sobre Paris. Como não conseguimos subir à Torre Eiffel (as filas no Verão são intermináveis), até deu jeito. Só houve uma coisa que ficou por fazer: visitar e provar as "capelinhas" dos Chocolates, Gateaux, Macarons, etc...mas da próxima não me escapam. Vou é ter de mandar o Provador do Meu Estaminé dar uma volta! Parabéns pela tua coragem!!!E pela eficiência e perseverança também. Um abraço. Bombom

Anónimo disse...

Muito giro :)
Fico feliz que tenha conseguido ir! Ir a Paris é uma coisa do outro mundo, para cozinhar então, magnifico!

Laranjinha disse...

Miranda,
também conheço Londres e é uma cidades fascinante. Mas curiosamente quero voltar a Paris. Tenho que lá voltar! :)

Um beijinho.

Laranjinha disse...

Ovelha Negra,

muito obrigada. Sim, agora tenho que voltar a Paris para sentir e viver a cidade. Andar nas ruas, entrar nas lojas e cafés.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Querida Bombom,

muito obrigada pelas palavras boas e doces.
Quem sabe se ainda nos cruzamos em Paris! :)
Um beijinho grande.

Laranjinha disse...

Lila,

muito obrigada. Esta foi uma experiência muito especial.
Um beijinho.

Su Delícia disse...

muito sucesso ;)
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt

Laranjinha disse...

Susana,
muito obrigada.
Um beijinho.

O Barriguinhas disse...

Que experiência maravilhosa Isabel!
Imagino como te tenhas sentido :)
Fantástico. Beijinhos
Lúcia

Laranjinha disse...

Querida Lúcia,

muito obrigada. Gostei muito desta experiência. Foi uma ida a Paris muito especial.
Um beijinho.

Tertúlia da Susy disse...

Que bom que gostou da experiência, deve ter sido fantástico.
Bjs

Laranjinha disse...

Tertúlia da Susy,

estas experiências permitem-nos aprender, muito.

Um beijinho.

Marmita disse...

Que brutal, deve ter sido mesmo uma experiência fantástica! Eu então adoro Paris, casei com um menino de lá, por isso, é sempre uma cidade especial. beijos

Dona Delícia - Atelier de Sabores disse...

Que experiência únicae fantástica Isabel.

Também gosto muito de Paris, é uma cidade onde irei voltar. A vista da Torre Eiffel sobre Paris é lindissima.

Parabéns e muito sucesso.

Beijinho

Ana Matos

Laranjinha disse...

Querida Marmita,
com esta experiência fiquei ainda com mais vontade de voltar a Paris.

Um beijinho grande.

Laranjinha disse...

Ana,

muito obrigada. A vista é linda. Lá percebemos como a cidade de Paris é mesmo muito grande, comparada com Lisboa.
Um beijinho.

Anónimo disse...

Por vezes interrogo-me como é possivel eu sonhar ir a Paris desde os meus 18 anos e,com 66, que são os que tenho agora,ainda não tenha conseguido ir lá.De qualquer forma,os meus parabéns e muito sucesso.

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Eu adoro Paris!
O prato ficou com uma apresentação fantástica, cheio de cor.
Bjs

Telita disse...

Adorava ir a Paris! Ainda andei a ver preços para ir este ano mas desisti... É tão caro!

______________________
Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

feedly - bloglovin' - Facebook