Próximos Workshops
Lisboa 8 de Dezembro de 2016
5a-feira:
17h00 - 18h00      Entradas e Petiscos para a Ceia de Natal na loja Maria Granel
Lisboa 10 de Dezembro de 2016
Sábado:
10h30 - 13h30      Receitas para a Mesa de Natal
 
 
14h30 - 17h30      Presentes de Natal
Inscrições: formacao@acpp.pt   21 362 2705 ACPP
Lisboa 11 de Dezembro de 2016
Domingo:
10h30 - 11h30      Pequeno-almoço no dia de Natal na loja Maria Granel

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Colecção de receitas A Mesa dos Portugueses edição 2014


Chega no próximo sábado, dia 28 de Fevereiro, às bancas com o jornal Correio da Manhã uma coleccão de livros dedicada à gastronomia portuguesa. Esta colecção é o resultado das várias centenas de receitas que o Correio da Manhã recebeu com a organização do conhecido concurso nacional A Mesa dos Portugueses, de que Miguel Oliveira foi o vencedor da 3ª edição, que decorreu em 2014, com a sua receita de Pudim Abade de Priscos.

O concurso teve como objectivo recolher as melhores receitas nacionais e estimular a confecção de pratos da melhor tradição gastronómica do nosso país, assim como promover o uso de produtos identificados com a cozinha tradicional portuguesa. As receitas são muitas vezes heranças de sabor que passaram de avós para os pais e destes para os filhos, em muitos momentos de convívio à volta da mesa.

Desta recolha o Correio da Manhã organizou catorze livros que serão distribuídos com o jornal aos sábados e domingos a partir já do dia 28 de Fevereiro. A ordem de saída da colecção será: Bacalhau, Entradas e Petiscos, Sopas, Sobremesas, Bolos, Peixe e Marisco, Carne, Pratos Típicos, Peixe, Doces, Carne II, Sopas e Entradas, Bacalhau II e Dias de Festa.

Confesso que já tive a oportunidade de ver o resultado final e não imaginam as receitas que já marquei para experimentar cá em casa. Para vos dar uma ideia, o arroz de línguas de bacalhau com grelos deixou-me com água na boca, as tigelinhas de bacalhau estão com um ar muito apetitoso. Uma das receitas que me deixou cheia de curiosidade em experimentar foi a do caracol à lagareiro do livro Entradas e Petiscos. Estou mesmo indecisa em qual escolher para ser a primeira a confeccionar.


Se forem como eu que gosto de coleccionar receitas, especialmente de cozinha portuguesa, vão gostar de acompanhar esta colecção.


( Publicação das imagens autorizada pelo Correio da Manhã )

8 comentários :

  1. A ver se não me esqueço de comprar o jornal nos próximos sábados. Eu também fui participante e adorei. Apesar dos meus nervos lá consegui ir. Embora não tivesse sido apurada adorei e aprendi muito também.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carla,
      que bom. Nestas iniciativas aprende-se sempre e ficam recordações boas para a vida. Vi a colecção e acho que está muito apelativa, com um grafismo bonito e as receitas fazem crescer água na boca.
      Um beijinho.

      Eliminar
  2. O que nos foi dizer!... Lá vou ter que arranjar espaço nas estantes para mais estes...Eu também sou viciada em livros de receitas, incluindo os seus! Beijinhos para si e continuação de bons cozinhados :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paula,
      como eu a compreendo. Adoro livros de cozinha. E esta colecção está muito interessante. Do que vi, já marquei várias receitas para experimentar.
      Fico muito contente que tenha os meus livros! :)
      Um grande beijinho.

      Eliminar
  3. Isabel,

    Irei certamente adquirir toda a colecção. Também tive o privilégio de participar. Foi uma experiência única. Não cheguei à final mas o meu coração do tamanho do mundo.

    Beijinho grande
    Ana Matos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,
      estas experiências são sempre muito especiais. Aprende-se, conhecem-se pessoas novas. É uma forma de nos enriquecermos. Não sabia que tinhas participado. Muito bom.
      A colecão está muito bonitas e as receitas estão apetecíveis. Confesso que tenho várias que quero experimentar.
      Um beijinho grande.

      Eliminar
  4. Caracóis à lagareiro? Confesso que nunca comi caracóis... Devo ser uma raridade, mas fiquei muito curiosa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dolores,
      foi umas receitas que também me chamou a atenção. Tenho imensa vontade de a testar cá em casa.
      Um beijinho.

      Eliminar