quarta-feira, 11 de maio de 2011

O mês de Maio e pernas de coelho ao vinho


Maio. Gosto do mês de Maio. É a altura do ano em que faço a separação psicológica entre o tempo fresco e o tempo quente. É a altura do ano em que arrumo definitivamente as camisolas de lã, os sapatos fechados e as botas, e coloco nas gavetas as camisas leves, as t-shirts, em que as calças são substituídas por saias e os chinelos estão sempre a jeito. Gosto do mês de Maio. É um mês de mudança.

Associo Maio a flores, a campos verdes, a nêsperas maduras e suculentas comidas logo que são apanhadas da árvore. Em Maio começo a sonhar com as idas à praia, os almoços demorados à volta do peixe grelhado, os dias sem pressas, com tempo para fazer o que gosto ou às vezes, até não fazer nada.

Se Maio fosse, uma cor seria certamente laranja. Uma cor alegre, que desperta emoções positivas, em que se renova a fé pela vida.

Em Maio e em todos os outros meses, nos meus cozinhados, procuro aliar os legumes e a carne ou o peixe. Não escondo o meu gosto por carne, às vezes até parece politicamente incorreto nos tempos que correm dizer-se que se gosta de carne. No entanto, como em tudo é importante que o consumo seja moderado e que se prefira as chamadas carnes brancas. Hoje, dentro deste espírito apresento-vos uma receita de pernas de coelho com uma base de legumes que adaptei do site Marx Food, preparada ao estilo do clássico coq au vin.


Ingredientes:
2 pernas de coelho grandes ou 4 médias
2 cenouras cortadas em cubos
2 cebolas picadas
80g de bacon cortado em tirinhas
1 courgette cortada em cubos
3 batatas cortadas em cubos
1dl de azeite
1 ramo de manjerona
2dl de vinho branco
1dl de água
sal e pimenta q.b.


1. Temperar as pernas de coelho com sal e pimenta.

2. Alourar o bacon num tacho. Retirar o bacon e alourar as pernas de ambos os lados. Reservar as pernas.

3. Colocar o azeite na frigideira e adicionar a cebola e a cenoura. Deixar cozinhar durante uns minutos.

4. Adicionar o vinho branco, a água, as pernas de coelho, o ramo de manjerona, as batatas e a courgette.

5. Rectificar o sal e a pimenta. Deixar cozinhar em lume brando com o tacho tapado.


O coelho ficou saboroso, tenro, suculento. Quando a carne de coelho fica seca perde toda a sua magnificência. Mas o bacon, o molho com a manjerona e os legumes ajudaram a tornar estas pernas de coelho uma excelente refeição.

Bom mês de Maio!

8 comentários :

Célia disse...

Está com excelente aspecto essa perninha, será algo a reproduzir na certa.

Susana Matias disse...

Bem que perninha tão boa...

com um aspecto maravilhosoooooooo

jinhos

Cidália disse...

Esse coelho ficou com um ar super saboroso, gostei muito da cama de legumes!
Beijinhos

Mané o bolo da Tia Rosa disse...

Ummmmmmmmmm que cheirinho, Laranjinha....
Gosto muito de coelho, aliás foi o primeiro tag de carne que coloquei no meu blog http://obolodatiarosa.blogspot.com/2011/04/coelho-com-agua-pe.html
Estou quase a comer um bocadinho :):)
Beijinho

ameixa seca disse...

Não desgosto de Maio mas não é o meu mês favoritos e, em vez das pernas, prefiro as mãos do coelho e a cabeça ;) Dá sempre para adaptar. Uso saias todo o ano, mas laranja é cor que não gosto... só se for no prato he he

sofia disse...

Está com um aspecto delicioso...hummm!!
Também gosto do mês de Maio, é o mês em que começa a cheirar a Verão, sol, praia, noites quentes e longas com uma boa caipirinha na mão...e claro a férias!!! hehe

Sandra G disse...

Essa perninha de coelho está mesmo com bom aspecto.Também gosto do mês de Maio, começa os dias a ficarem mais quentes. :)
Bjs

Mané o bolo da Tia Rosa disse...

Francamente não entendo o que se está a passar com o blog. Tenho a certeza que já tinha comentado o cheirinho que me chegou com esta perninha e até já tinha sugerido o meu colelhinho com água pé.... http://obolodatiarosa.blogspot.com/2011/04/coelho-com-agua-pe.html
Bjs