sexta-feira, 27 de maio de 2011

Bolo de courgette com farinha de alfarroba e amêndoas


Hoje vou-vos contar uma pequena mania que tenho. Pequenina, não penso que seja nada de problemático, mas o que é certo é que há dias em que dou por mim e estou de volta deste pequeníssimo capricho.

E que mania é esta que me assola? De vez em quando dou por mim a ver o que publiquei num determinado dia em anos anteriores. Estranho? Acham? Não! Então vejam! Quando não encontro o dia, dou por mim a ver o mês. Varro o blogue a ver o que fiz, por exemplo, em Maio de 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010. Será que sofro de alguma desordem psicológica? Isto será sinal de alguma dependência bloguistíca? :)

Ora, acompanhem-me! Vejam, então, o que publiquei no dia 27 de Maio. Em 2006, nada - afinal o que terei feito neste dia? Em 2007, escrevi uma pequena nota sobre uma viagem a Cáceres onde passei depois de uma visita a uma central nuclear. Em 2008 perdi-me de amores por um risotto. Imaginem de quê? Courgette, presunto e cogumelos shiitake. Em 2009, este mesmo dia foi contemplado com uma deliciosa salada com laranja sanguínea, que tinha trazido da minha viagem a Itália e que nunca encontrei por cá à venda. Sim, eu trouxe laranjas na bagagem! Especiais, é certo, mas não deixam de ser laranjas. Mas não me fiquei por aqui. Trouxe também, sal, chocolate, massas, polenta, queijos, livros, azeite trufado, tomate seco e mais mil e uma coisa. A colega italiana que me acompanhou só dizia: mas em Portugal, não há? - Há, dizia-lhe eu, mas é diferente! Deve ter ficado com uma impressão minha muito especial, de certeza! :) Em 2010, fiz uns choquinhos na frigideira acompanhados com batatas cozidas. Uma delícia.


E em 2011? Ora bem, em 2011 procurei aproveitar as personagens do reino das courgettes, que merecem ser muito bem dignificadas, por serem especiais e preciosas. Por isso, hoje, ofereço-vos um bolo de courgette e alfarrofa, farinha que adoro e que gostaria de explorar mais.


Ingredientes:
4 ovos
350g de açúcar
125 de manteiga sem sal
7,5g de açúcar baunilhado (1 pacotinho)
1dl de leite
40g de farinha de alfarroba
1 courgette grande ralada (aprox. 320g)
250g de farinha com fermento
1 colher de chá de canela
1/4 de colher de chá de noz moscada
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
50g de amêndoa ralada na máquina com a pele (em alternativa poderão utilizar nozes ou avelãs)


1. Bater a manteiga com o açúcar. Juntar os ovos e mexer.

2. Adicionar o açúcar baunilhado e o leite, mexer.

3. Juntar a farinha de alfarroba, a courgette ralada, o bicarbonato, a canela, a noz moscada e a farinha. Mexer muito bem.

4. Por fim, adicionar a amêndoa ralada.

5. Colocar o preparado numa forma untada com margarida ou usar spray para untar. Levar ao forno pré-aquecido a 190ºC durante aproximadamente 40 minutos. Antes de retirar do forno verificar com um palito se está cozido.


Este bolo fica uma tentação. Doce, apenas o suficiente, e a farinha de alfarroba a marcar uma agradável presença com um toque achocolatado. A amêndoa imprime-lhe, principalmente, textura.

31 comentários :

Isabel Salvador disse...

amiga comprei uma corgete para a sopa..mas acho que não vai para lá...aspecto maravilhoso vai mesmo para o boleco mas xiuuuuuuuuu zó no fim digo do que é..hehehee

bjokinhass

Laranjinha disse...

Olá Belinha,
espero que gostes. Por cá foi um verdadeiro sucesso. A farinha de alfarroba no bolo parece chocolate! :)
Um beijinho.

Receitas para a Felicidade disse...

Que bolo fantástico Laranjinha quase lhe sinto o cheirinho e quase que o consigo saborear, deve ser mesmo delicioso e quanto às tuas pesquisas já me aconteceu o mesmo e engraçado que foi numa dessas tais pesquisas que descobri estar a completar um ano de blog senão talvez tivesse esse dia passado em branco hehehe.

beijinhos e tem um bom fim de semana!

Sandra Barradas disse...

Eu adoro alfarroba tenho de experimentar este bolo :)
Bom fds

da Cozinha da Sofia disse...

Que aspecto delicioso!! Onde posso encontrar farinha de alfarroba? Sempre só usei da "normal" por assim dizer! Obrigada, um beijinho!

Laranjinha disse...

Paula Mariana,
é verdade, o bolo enche a cozinha com um cheirinho muito agradável. As pesquisas no blogue, são mesmo um vício! :)

Sandra,
eu também sou fã de alfarroba e digo-te, este bolo fica óptimo!

Sofia,
encontra a farinha facilmente nos supermercados, na secção dos produtos dietéticos.

Um beijinho

Alexandra Macedo disse...

Acho que vai ser o bolo deste fim de semana, cá em casa! Costumo fazer um bolo de alfarroba que gostamos muito, no entanto achamos que fica um pouco seco, este parece ficar húmido, talvez devido à courgette?, é um boa oportunidade para mudarmos de receita! :-)
Bom fim de semana!

O Barriguinhas disse...

Humm, que bela ideia e ficou lindo :)

Susana Matias disse...

adorei o teu bolo, vai ser o meu bolo de fim de semana...


jinhos

Ilídia disse...

Laranjinha, gostei tanto deste post. A começar pelo bolo, passando pelas fotografias belíssimas e a acabar na confidência dessas manias saudáveis. Manias que confesso também ter. Pequenas coisas que nos fazem pensar no que já fizemos, no que já vivemos. O meu blogue é muito recente, mas às vezes dou por mim a recuar até às primeiras publicações, aos textos que já escrevi. Gosto muito de vir aqui. É uma verdadeira inspiração. Um beijinho

Marta Benicá disse...

Um belíssimo bolo!! Tenha um bom fim de semana. Um abraço, Marta.

Anónimo disse...

Querida Laranjinha,

Quando estamos apaixonados?!... quer por coisas ou pessoas, agimos assim! E não é mania, é amor.
Adorei a "história"...fiquei colada ao texto!!Ahahaha! Esse bolo vou fazer sim senhora... MAS... quando acabar o Bolo da Tia Rosa, que também é delicioso! Ai! Adoro, alfarroba! E sim. Venham de lá mais receitas com alfarroba..
Outra coisa...O teu reino das courgettes já fez sucesso por estes lados, com o Bolo de courgette com cacau e nozes....
Um grande beijinho

P.S Mais um para o pequeno almoço dos rapazes !! : ))
Under a Fig Tree

joão - flavors and senses disse...

que aspecto incrível... ainda por cima agora depois de almoço.. humm

risonha disse...

eu também tenho a mania de andar a ver o que postei em anos anteriores... até costumo colocar no final das postagens "há um ano atrás falei-vos de..." seguido do link da receita.. eh eh eh
por isso se isto é um distúrbio.. então já somos duas.. lol
quanto aos bolos com curgette... ainda não me decidi a experimentar.

Pami Sami disse...

Bem é uma combinação muito original! Gostei muito! E essa coisa de andar a vasculhar os teus posts passados, não acho que seja uma desordem (risos).. Então o blog acaba quase por ser um diário (ou semanário ou algo assim do género...),e é tão bom recordar essas memórias, esses momentos, que até acabaram por ficar assim esquecidos...
Beijinho solarengo*

Anónimo disse...

Laranjinha,
Fiquei com uma vontade imensa de ir para a cozinha fazer o teu bolo! :)
Beijinhos
Sofia

Gisela disse...

Este bolo deve ser muito saboroso, e com um aroma optimo. Hoje vou publicar um bolinho teu, que ficou tão bom!
Um beijinho e bom fim de semana

Laranjinha disse...

Gisela,
estou curiosa! :)

Sofia,
experimenta. Vais gostar.

Pami Sami,
é verdade, o blogue é um diário. Eu adoro ver o que fiz, o que escrevi. É ver um bocadinho da minha vida, dos que me rodeiam e dos que me visitam! :)

Risonha,
aconselho-te a experimentar bolos de courgette. Este, por exemplo. :)

João,
assim depois do almoço, sabe bem uma fatia. ;)

Under a Fig Tree,
acho que também vais adorar este bolo. Depois diz-me se os teus rapazes aprovaram! :)

Marta,
obrigada. Votos de um excelente fim-de-semana.

Ilídia,
obrigada pela visita e pelas palavras de incentivo. Espero que volte.

Susana Matias,
fico a aguardar notícias. Gostou?

O Barriguinhas,
eu adoro fazer bolos com courgette. Ficam óptimos e ninguém nota. Quando se diz que levou courgette, a reacção das pessoas é muito gira! :)

Alexandra,
sim, a courgette confere alguma humidade ao bolo. Se experimentar depois diga se gostou.

Um beijinho.

Anónimo disse...

Já fiz o seu bolo de curgete e nozes umas 2 vezes e só nâo faço mais vezes por causa da linha.È fantástico!Parabéns pelo excelente blog,um dos meus favoritos!

Raspas de Laranja disse...

Não é mania, é um pouco de nostalgia, e até curiosidade (acho eu). Às vezes também faço isso em relação a outras coisas. O bolo ficou bonito, nunca experimentei usar corguette em doces. :)

ameixa seca disse...

Esse distúrbio não tenho (também só me faltava esse!) mas há coisas piores :) Estou tentada a fazer mas não tenho farinha de alfarroba, talvez substitua por cacau em pó, também não deve ficar nada mal :)

Anónimo disse...

Já está na minha lista "a fazer". Até porque tenho a farinha de alfarroba, que adoro.
Obrigada pela partilha.
Ana de Portugal
http://cozinharcomanadeportugal.blogspot.com/

catarina disse...

está lindissimo muitos parabéns!! esta mistura de ingredientes fora do vulgar deixa-me tentadissima a experimentar a receita!! parece-me mais saudável :) **

Patrícia Nascimento disse...

Este bolo ficou mesmo irresistível, tenho de experimentar a farinha de alfarroba, ainda nunca provei :)
Bjinhos

Belita a rainha dos Couratos disse...

Uma excelente sugestão que acabei por adaptar a uma receita de bolo de chocolate (cacau) e courgette. Ficou mesmo bom! Obrigada pela ideia.

Lina disse...

Olá, Isabel,depois de ter visto esta receita no blog da Ameixa, Canela Moída, fiz e o bolo ficou maravilhoso, levei-o para um piquenique e todos adoraram! Verifiquei que têm muitas receitas com courgettes e neste momento é o que mais preciso, pois estão a chegar aos montes cá em casa. Parabéns, pelo excelente blog, vai ser uma fonte de inspiração para mim!
Beijinhos

Laranjinha disse...

Anónimo,
muito obrigada. Fico muito contente em saber que gostou do bolo e que correu. Em relação à linha, costumo dizer em tom de brincadeira que este bolo não faz mal pois tem vegetais! ;)

Raspas de Laranja,
experimenta. Vais gostar.

Ameixinha,
obrigada.

Ana,
espero que tenha corrido bem e que tenha gostado.

Catarina,
o bolo fica muito bom, mas eu sou suspeita! ;)

Belita dos Couratos,
com cacau ou chocolate também fica óptimo.

Lina,
fico muito contente em saber que o bolo correu e que gostaram. Sim,aqui encontra imensas receitas com courgette. Eu adoro e acho que são muito versatéis. Desde saladas, sopas e bolos. Recheadas também ficam óptimas. Já agora aqui fica outra sugestão do primeiro bolo de courgette que fiz: http://cincoquartosdelaranja.blogspot.com/2008/06/bolo-de-courgette-e-nozes.html -muito bom!

Um beijinho.

Anónimo disse...

Adorei!
(tinha esta receita há algum tempo nos favoritos e agora avancei...ando a testar os doces para o Natal pois cá em casa, ao contrário da maioria, os filhos não gostam de doces)
A alfarroba dá-lhe um toque e gosto muito agradável e os legumes nos bolos há muito que estava tentada mas esta é uma das minhas dúvidas: por usar os legumes não se devia eliminar/substituir a gordura do bolo? E descasca a courgete?
A outra dúvida é que a massa ficou-me muito liquida mesmo usando com rigor toda a pesagem dos ingredientes: é mesmo assim?
Obrigada pela partilha.
Vanda Caldas

Laranjinha disse...

Olá Vanda,
em relação à massa líquida, penso que poderá estar relacionado com a quantidade de água das courgettes. É normal encontrarmos umas com mais água do que outras. Se ao ralar a courgette, esta deitar muita água poderá colocá-la já ralada num pano e espremer um pouco. Se a courgette usada tiver muita água, também irá influenciar o tempo de cozedura, que poderá ser acrescido de mais sensivelmente 10 minutos.

Nos bolos uso sempre a courgette com a casca.

Eu não aconselho a eliminar a gordura do bolo, neste caso a manteiga. Na minha opinião, a courgette ajuda a textura e a manteiga contribui para o sabor.

Espero ter ajudado.

Um beijinho.

Manuela Lourenço Marques disse...

é realmente muito bom
http://obolodatiarosa.blogspot.pt/2012/09/bolo-de-courgette-com-farinha-de.html
beijinho

Anónimo disse...

Gosto muito do seu blog e das receitas que partilha. Fiz este bolo neste Carnaval e ficou delicioso. Obrigada...