Hoje vou-vos falar de algumas coisas que tenho feito ultimamente e que gostaria de partilhar convosco. Espero que gostem.
Revi, ontem, uma das cenas mais bonitas de um clássico do cinema. Um diálogo de amor, intenso, do filme Jonhy Guitar.
Ando apaixonada pelas fotos com movimento do blogue From Me to You. Quando visito este blogue, fico sempre atenta para perceber se a foto é animada ou não. Acho as fotos uma verdadeira delícia!
Gostei de ler os seguintes artigos, um da Saveur sobre a breve história dos blogues de comida, outro, a questionar se a dieta mediterrânica realmente existe, no New York Times e este, sobre como fazer crescer água na boca com fotografias e food styling.
Recomendo-vos a leitura de um dos excertos mais bonitos sobre uma refeição feitos por Eça de Queirós. O excerto magnífico, cheio de aromas e sabores, é do livro as Cidades e as Serras, quando ele nos fala do caldo de galinha e do arroz de favas. Oh! Que delícia! Depois de o lerem, tenho a certeza que vos irá apetecer ir para a cozinha, ou então, por certo vos irá abrir o apetite! Este tipo de livros/excertos é um perigo! :)
Foi o que me aconteceu. Mas sem galinha para fazer o caldo e sem favas para o arroz, optei por um bacalhau com grão, sabores bem portugueses a que por certo, Jacinto, se renderia também.
Ingredientes:
2 postas de bacalhau
1dl de azeite
paprika
pimenta
sal q.b.
4 a 6 batatas pequenas
Para o puré:
600g de grão cozido
2 colheres de sopa de azeite
1dl de leite
1 dente de alho
1 colher de sopa de sálvia em pó
1. Colocar o bacalhau e as batatas num tabuleiro de forno. Polvilhar com a pimenta e um pouco de paprika, se mecessário temperar com umas pedrinhas de sal. Regar com o azeite e levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante aproximadamente 35 minutos. Antes de retirar do forno verificar se as batatas estão assadas.
2. Colocar num liquidificador o grão, o alho, o leite e a sálvia. Triturar. Rectificar os temperos se necessário e se precisar adicionar sal a gosto.
3. Servir o bacalhau com as batatas e o puré de grão.
Este prato poderá ser enriquecido com ovo cozido, se assim o desejarem. Cá por casa adorámos. O puré de grão fica aveludado, cremoso. De certeza que irei fazer mais vezes.
E vocês, o que vos têm interessado nos últimos tempos? Leituras? Filmes? Artigos? Adoro receber as vossas sugestões e comentários. Não hesitem!
13 comentários :
Esse prato está óptimo, uma excelente sugestão.
ultimamente ando meio romântica, só me dá para ver filmes para chorar! E depois reler alguns capítulos de livros que já li e que adorei... enfim, coisa estranha, mas é o que tenho feito. Há também andei a ler um livro sobre refeições saudáveis e as calorias dos alimentos.
Beijinhos
hummm adorei a sugestão!! deve ser muito bom sem duvida!! Adoro salva... e esta combinação parace resultar as 1000 maravilhas!
Eu adoro bacalhau com grão. Adoro. Com sálvia nunca experimentei. Mas fiquei com vontade. Sou viciada em bloques....completamente. Leio tudo e mais alguma coisa. E em livros. Acabei de ler " A marcha". Um policial que me prendeu a atenção. Um beijinho
Parabéns pelo excelente blog.
Vou voltar muitas vezes.
Nunca experimentei puré de grão, mas deve ficar muito bom. E o bacalhau, é sempre bem vindo.
Os interesses neste momento, é pensar nas próximas férias, que estão a fazer falta ... lê-se o que se pode, como se pode. :))
Gostei tanto do FROM ME TO YOU e gosto muito de bacalhau com grão. Está com uma apresentação fantástica.
Beijocas
Não gosto de bacalhau e não sei porquê esta receita chamou-me a atenção... para além de ser um prato lindo tenho a certeza que será delicioso e vou experimentar concerteza!=) Já estou a seguir =)
Uma maravilhosa conbinação...
Adorei o teu bacalhau..
alias o que nós portuguese temos de melhor é a nossa gastrónomia, rica em sabores e ingredientes...
Adorei..
jinhos
Uma bela apresentação. Gosto muito de peixe.
Bjs
Tem novos ingredientes no alquimia.
eu neste momento pouco ou nada faço emsmo mas adoro ler um bom livro. sugestoes e qu nao ha...
o pure e o bacalhau esta uma delicia
beijinhos
Cidália,
é tão bom ser romântica, não é? A vida tem logo outro encanto.
Verdinha,
eu e a sálvia nem sempre nos damos muito bem. O sabor da sálvia fresca é muito intenso, mas assim em pó adoro. No puré de grão dá-lhe um toque especial.
Filipa,
obrigada pela tua partilha. Também já tenho saudades de ler um policial.
Teresa,
muito obrigada. Espero que volte.
Raspas de Laranja,
sim, também eu já só ando a pensar nas férias! Mas até Agosto ainda falta ... tanto! :)
Moira,
obrigada. As fotos animadas são mesmo uma delícia, não são?
Butterfly,
obrigada.
Susana,
é verdade, a nossa gastronomia é tão rica. Às vezes sinto é que é mal divulgada, mas enfim! :)
Eu Mulher,
obrigada.
Moranguita,
este bacalhau fica uma delícia e é uma excelente alternativa ao nosso tradicional bacalhau com grão.
Um beijinho.
Só fiquei com uma dúvida, qual grão é utilizado? é grão de bico? ou chama grão mesmo?
Caro Anónimo,
o grão da receita corresponde ao grão de bico.
Enviar um comentário