sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Pizas com pequenos e graúdos


Adoro receber amigos em casa. Uma forma divertida de termos uma refeição juntos é fazermos pizas. Vamos para a cozinha e a nossa diversão assemelha-se a uma festa. Falamos, rimos, vimos o que é que cada um coloca na sua piza, usamos ingredientes uns dos outros e no final saboreamos tudo sentados à mesa. Uma refeição de pizas em que os convidados vão para a cozinha é sempre uma refeição bem disposta e agradável.

Em Julho, quando o nosso amigo Nuno esteve cá de férias, fizemos dois encontros de pizas. Um com os amigos de longa data e outro, um almoço com crianças. Neste almoço estiverem presentes o David e o Daniel, o Nuno Santos, a Graciete e o Nuno Vaz, que já é um veterano nestes encontros e costuma fazer sempre das melhores pizas. A última dele a fazer furor foi num encontro em casa da Carlota, em que o Nuno nos surpreendeu com uma piza de tâmaras e bacon.

O nosso encontro de pizas com o David e o Daniel começaram com estes na cozinha a fazerem o sumo de frutas que iriam beber ao almoço. Escolheram as suas frutas favoritas e depois com a ajuda do Ricardo, que se estava a divertir tanto quanto eles, fizeram um delicioso sumo de laranja, pêssego e ameixas que foi bebido na altura com tanto gosto que por pouco não chegava à mesa. Das várias ameixas, deliciaram-se à sobremesa com o doce das ameixas de Elvas (Rainhas-Cláudia verde). É interessante ver a reação das crianças à descoberta de um novo sabor.

Depois do sumo vieram as pizas. O David e o Daniel cada um fez a sua. O Daniel preferiu não usar molho de tomate. Como ingredientes escolheram ananás, frango, cogumelos, bacon, brócolos, orégãos e queijo mozzarella ralado. Estas foram as pizas mais originais de todos os encontros, não pelos ingredientes em si, mas pela forma como os colocaram. Com eles, cada um desenhou um rosto pitoresco na piza. O Daniel, na sua piza fez o cabelo com os raminhos dos brócolos e o David utilizou para fazer as sobrancelhas dois pedaços de ananás. A imaginação das crianças é fabulosa. Nem calculam o modo como estavam entusiasmados e divertidos por fazerem a sua piza e por irmos todos provar. E nós graúdos, estávamos tão entusiasmados quanto eles. As suas pizas estavam muito boas.


O Nuno Vaz e a Graciete fizeram uma piza com molho de tomate, farinheira de porco Ibérico, ananás, azeitonas, segurelha e queijo mozzarella ralado. Mais uma vez, estava muito boa. Eu e o Ricardo fizemos uma piza com molho de tomate, chouriço, cogumelos, azeitonas, queijo mozzarella fresco e ralado.


Para sobremesa tivemos um delicioso pudim de coco feito pela Manuela, a mãe do Nuno Santos, daqueles que toda a gente gosta e repete. Eu fiz um clafoutis de cereja, receita de Maria de Lourdes Modesto.


Este foi mais um daqueles encontros que me fez sentir feliz. Espero que um dia o David e o Daniel se lembrem deste almoço com um sorriso nos lábios.

[ Published in English as Pizzas for kids and grown ups ]

14 comentários :

Babette disse...

Eu fiquei a sorrir, e não tenho nada a ver com o assunto ;)
Que bom que são esses momentos com amigos em torno de uma mesa (e de umas belas pizzas!)
Um bom fds,
Babette

Receitas ao Desafio disse...

A família e os amigos são o que há de melhor no mundo. Juntá-los à volta da mesa, num encontro com maior ou menor elaboração, deve ser sempre uma alegria, uma celebração de felicidade. Conseguiu com esta corbelle de pizzas suculentas reunir o que verdadeiramente importa nesta vida. Gostei muito.
Um beijinho
Patrícia

Luisa Alexandra disse...

Gostei particularmente dos raminhos de bróculos a darem o efeito do cabelo! Bem pensado!

Isadora disse...

encontro com amigos na cozinha! nada mais divertido!!!

http://deliciasdaisa.blogspot.com/

conceicao disse...

Adorei a decoração das pizzas.
Bjs

risonha disse...

que variedade de pizzas tão saborosas, se aí estivesse nem saberia qual delas provar primeiro.

Anónimo disse...

Não há nada melhor que partilhar uma refeição com amigos, e se for com pizzas como estas que vejo... mas que bom aspecto. Bom fim.de.semana.

A Paixão da Isa disse...

hum tb quero uma se nao faço uma birra haaaaa estam todas muito boas e a meu gosto parabens para todos beijinhos

Ana disse...

Muito bom :)

Beijinhos

Sandreane disse...

Maravilhosas as opções :)
Nham! Nham!

Sandra G disse...

Ficaram mesmo lindas!Adorei aquela com o cabelo verde.;)

Bjs

Laranjinha disse...

Sandra e Luísa Alexandra,
as pizzas feitas pelas crianças ficam sempre tão originais. O cabelo com brócolos está demais! :)

Sandreane e Ana,
muito obrigada.

A Paixão da Isa e Risonha,
como eu vos compreendo! Estavam todas muito boas.

Entrefraldasepanelas e Isadora,
fazer pizzas com os amigos é uma ideia tão simples e resulta sempre em animadas refeições. Com crianças é mesmo muito divertido.

Conceição,
muito obrigada. As dos miúdos estavam muito originais!

Patrícia,
é verdade. Os jantares de pizzas são sempre muito divertidos.

Babette,
levar os amigos para a cozinha e colocá-los a participar na refeição é uma experiência muito gira. Estas refeições de pizza resultam muito bem com os miúdos.

Um beijinho e votos de boa semana.

Marmita disse...

Que bonita refeição... quem me dera ser convidada a tua casa :)

Laranjinha disse...

Marmita,
só temos é que combinar! :)

Um beijinho.