quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Em Perúgia com a boca a saber a chocolate


Chegámos a Perúgia ao princípio da noite, vindos de Roma. Uma das primeiras coisas que fizemos foi procurar um restaurante para jantar. Depois de passarmos pelo centro histórico cheio de esplanadas e de gente na rua, de ver alguns menus, optámos pelo Il Falchetto, um restaurante de comida típica da região da Úmbria.

É bom chegarmos a uma cidade e sermos bem recebidos gastronomicamente. Quando sou bem recebida, lembro-me sempre do episódio sobre os Açores, do programa No Reservations, em que Anthony Bourdain diz que os povos que não dão importância à comida são povos compostos por pessoas sem graça. Em Itália as pessoas são belíssimas e a comida, mamma mia, così buona! Perúgia não foi excepção.

No Il Falchetto comemos penne com molho de tomate e azeitonas, escolha da Graciete, gnocchi de espinafres com ricotta e molho de tomate no forno, opção do Ricardo, risotto de gambas com courgette e tomate cereja, preferência do Nuno e eu rendi-me aos tortellacci com abóbora e açafrão. Uma refeição deliciosa e um excelente cartão de boas-vindas a esta cidade.


Depois do jantar, seguiu-se um passeio pela zona histórica e uma paragem na gelataria Gambrinus. Aqui o gelado de melancia foi uma revelação. Por Itália escolhi sempre que possível as gelatarias com a palavra artigianale. Esta palavrinha faz muita diferença quando se fala em sabor e qualidade. A Gambrinus, em Perúgia, tornou-se uma das nossas gelatarias de eleição desta viagem.

O centro histórico de Perúgia é feito de ruas estreitas, edifícios de pedra bem cuidados, uma zona central cheia de esplanadas e espaços comerciais. É notória a antiga presença dos etruscos e romanos. Aqui visitei o Palazzo dei Priori e a Catedral de San Lorenzo. Andei pelas ruas pequenas e estreitas, passei pelo Arco Etrusco e contemplei a paisagem envolvente. Gostei de Perúgia. Uma cidade interessante, sem o peso de turistas que encontramos em Roma, e muito acolhedora. Uma cidade em que senti que conseguia pensar e olhar. Mas não podia sair de Perúgia sem provar o seu famoso chocolate!


Antes de partirmos rumo a Assis, fizemos uma visita à Augusta Perusia, uma lojinha decorada com cartazes alusivos a filmes em que o chocolate é protagonista. Aqui encontrámos diferentes tipos de massa com chocolate, gelados e pequenos bombons com nomes apelativos, alguns de artistas italianos como Leonardo da Vinci, Caravaggio, entre outros, e o famoso Baci que ajudou a afirmar Perúgia como a cidade do chocolate.


Eu quase que me perdia perante a montra de bombons com ar delicioso e convidativo. Experimentei vários, alguns repeti e não contente, ainda provei uma bolinha de gelado de chocolate. Que "chocoloucura"! E foi com a boca a saber a chocolate que seguimos viagem.

14 comentários :

Sofia.Lopez disse...

Enfim...perfeito!! A cidade é linda, as fotos lindas...o menú do restaurante uma delícia...os chocolates... que tentação! Faço minhas as tuas palavras..."chocoloucura"!
Bjs

Nelinha disse...

Também só tenho uma palavra: Chocoloucura!!!!
Beijinhos

Ana disse...

Itália é linda! A comida uma tentação! E sim aqui aplica-se bem a palavra chocoloucura!!!!!

Beijinhos

Ana Rita Marreiros disse...

Um dos meus destinos preferidos e que hei de visitar, com tempo ,para poder aproveitar tudo...

Bjoka
Rita

Susana Matias disse...

quem me dera lá ter estado também, nem que fosse para comer um geladinho desses..

jinhos

Mané o bolo da Tia Rosa disse...

Que bom que podermos viajar convosco
Os chocolates estão deliciosos
Beijinho

João Francisco disse...

Adorei as imagens e fiquei muito contente por teres gostado desta pequena cidade tão especial para mim! :0)
João Francisco

MÁRCIA disse...

Eu fui a Itália uma vez, mas tenho o sonho de lá voltar

Laranjinha disse...

Márcia,
Itália é um país que vale mesmo a pena visitar. Acho que nos faz sonhar e fica uma enorme vontade de voltar.

João,
muito obrigada eu, por me teres falado de forma tão fantástica sobre Perúgia. Gostei muito.

Mané,
os chocolates foram a minha perdição. Tão bons. :)

Susana Matias,
ias adorar os gelados. A fama dos gelados italianos é autêntica. São fabulosos.

Ana Rita,
vai. Tenho a certeza que vais adorar.

Ana,
eu mais uma vez adorei Itália. Qualquer pequena localidade tem imensas coisas interessantes, a paisagem na Toscânia é fabulosa e claro, a comida é excelente. A "chocoloucura" também faz parte! ;)

Nelinha e Sofia Lopez,
muito obrigada.

Um beijinho e votos de bom fim-de-semana.

Renata disse...

Bom dia,

Quero deixar aqui meus cumprimentos pelo blog tão lindo que você possui!

As fotos da Itália me deixaram encantadas, bem como todas as receitas e todo o capricho!

Um abraço,
Muito Prazer
Renata

Laranjinha disse...

Renata,

muito obrigada.

Um beijinho grande.

Joao nunes disse...

Boa noite,
estou em uma cidade dentro da amazonia e feliz por acessar seu blog. De muito bom gosto. Percebo que alem da culinaria tem sensibilidade para a fotografia. Os angulos do casario que registra são muito bonitos.
Parabens.

Laranjinha disse...

Olá João,
fico muito contente com a sua visita. Numa cidade dentro da Amazónia, deixou-me curiosa.
Obrigada.

Unknown disse...

Como vou morar lá, adorei as dicas.
Arrivederci