sexta-feira, 7 de abril de 2023

Brioches com presunto

A revista Continente Magazine já chegou, cá a casa. Sabem que adoro esta revista. Gosto das receitas, das dicas, dos artigos sobre alimentação e de organização da casa. É uma revista que me inspira e ajuda. Por exemplo, este mês, traz um artigo sobre como tornar o guarda-roupa sustentável, para quem costuma destralhar a casa e o guarda-roupa, nesta altura do ano, acho que vai gostar. Já tirei algumas ideias para colocar em prática.

O tema da capa desta edição é mãos na massa e, uma das receitas que resolvi experimentar, foi a dos brioches com presunto. Correu tão bem. A primeira vez que fiz levei para a festa de aniversário da minha sobrinha Marta e, cá em casa, já me pediram para repetir. Experimentem! Fica uma massa leve, fofa e deliciosa.

Brioches com presunto
( da revista Continente Magazine, #151 / Abril 2023 )

Ingredientes para 16 pessoas:
9 g de fermento de padeiro seco
120 ml de leite
10 g de mel
6 ovos
1 clara de ovo
700 g de farinha de trigo T55
60 g de açúcar
7 g de sal fino
250 g de manteiga sem sal
Farinha para polvilhar q.b.
100 g de presunto
2 ramas de manjericão
Pimenta-preta q.b.


1. Colocar numa taça o fermento, o leite morno e o mel, mexa e deixar repousar por 10 minutos.

2. Noutra taça, colocar 5 ovos e a clara e bater um pouco para "deslaçarem". Reservar.

3. Na tigela de uma batedeira colocar a farinha, o açúcar, o sal, os ovos e o fermento e bater em velocidae baixa durante 5 minutos.

4. Dividir a manteiga amolecida em pequenos pedaços e juntá-los aos poucos à massa, sempre sem parar de bater por cerca de 10 minutos. Bater a massa em velocidade média por mais 5 minutos, para que fique bem lisa ao toque.

5. Polvilhar uma superfície de trabalho com farinha e, com as mãos enfarinhadas, trabalhar a massa formando uma bola grande.

6. Colocar a massa numa tigela grande, polvilhar com farinha, cobrir com um pano e deixar levedar por 1 hora em local morno.

7. Voltar a colocar a massa na bancada polvilhada e trabalhá-la mais um pouco. Por a massa de novo na tigela, cobrir e levar ao frigorífico por mínimo de 8 horas.

8. Dividir a massa em 20 pedaços iguais. Juntar a cada pedaço um pouco de presunto e de manjericão laminados e pimenta. Formar bolas com cerca de 5 cm de diâmetro.

9. Distribuir os brioches, sem os apertar, num tabuleiro de 35x25 cm untado com manteiga e polvilhado com farinha. Cobrir com um pano e deixar levedar por 1 hora.

10. Pincelar a massa com o restante ovo batido e levar ao forno pré-aquecido a 170ºC por cerca de 40 a 50 minutos.

Sem comentários :