quarta-feira, 17 de março de 2010

Carne de vaca assada no forno com cenoura


Os dias de céu azul e com sol chegaram, mas por pouco tempo segundo as previsões da meteorologia. Apesar destes dias bem dispostos, acabei por ficar a maior parte do fim-de-semana em casa. No sábado à tarde, como já referi, passei pela Futurália e no domingo foi dia de descanso, sem compromissos. Nestes dias, dedico-me a algumas das coisas que gosto de fazer e que durante a semana pouco consigo, são elas a leitura e o visionamento de filmes ou séries.

Lolita de Wladimir Nabokov e Uma História Saborosa do Mundo de Kenneth F. Kiple, são os livros que ando a ler e que nestes momentos de descanso, por assim dizer, consigo avançar bastante. A tarde de domingo foi passada a assitir ao filme de animação Mary and Max. Depois de um almoço farto.


Ingredientes:
1 fatia do cachaço de vaca (aprox. 1,400 kg)
2 cenouras
2 folhas de louro
1,5 dl de azeite
3 dl de vinho branco
8 dentes de alho
sal
pimenta
70 g de banha de porco

1. Colocar a carne numa marinada feita com o vinho branco, azeite, os alhos pisados com o sal, o louro partido em bocados, as cenouras cortadas em rodelas finas, sal e pimenta.

2. Deixar repousar duas horas.

3. Colocar a banha em cima da carne e levar a assar em lume forte.

4. De vez em quando regar a carne com o molho e virá-la.

Acompanhei com batatas assadas.

A carne fica tenra, magnífica. Claro está que a qualidade da carne também conta. Esta veio de terras ribatejanas. As cenouras são essenciais.

Receita encontrada no livro Receitas Portuguesas - os pratos típicos de todas as regiões, ed. Dom Quixote de Fracisco Guedes.

2 comentários :

moranguita disse...

esta execelnet pelo aspecto nota-se bem.
ainda a dias falem com a minha mae que tinhamos de fazer um prato deste genero:-)
beijocas

Maria Brandão disse...

isso é que é inovar!