quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Sopa de couve-flor com queijo de Nisa e o começo do novo ano


O novo ano chegou aparentemente com asas. Voa. Apesar de ter festejado a sua chegada com amigos cá em casa, sinto que de repente o tempo começou a passar como se os ponteiros do relógio tivessem simplesmente saído do controlo de um mecanismo inexorável a qualquer domínio. É impossível controlar o tempo, todos o sabemos. Mas o mais curioso, é quando sentimos que o estamos a deixar escapar quase sem dar conta.

O novo ano chegou e ainda não fiz a minha lista de resoluções. À medida que os dias passam sinto que me tenho que apressar a decidir, a agir, a fazer. Apesar de ainda não ter uma lista, como costumo fazer, quero continuar em 2012 a trabalhar novas receitas, a fazer experiências, a descobrir novos sabores, a preocupar-me com a apresentação das minhas publicações, a partilhar e a escrever. Gostaria que fosse um ano de projetos, muitos projetos e alguns sonhos concretizados. Gostaria de continuar a ler, a ler muito. De voltar à universidade. Continuar apaixonada pela vida e pelas coisas boas que me rodeiam. Continuar a sentir o carinho de todos os que me visitam. De todos os que me leem. De todos vocês, que a cada publicação comentam sempre com palavras de incentivo. Nem imaginam a força e o estímulo que as vossas visitas e comentários me transmitem. Muitos são os dias que se tornam felizes, coloridos, por aquilo que vocês, leitores, fãs, visitantes, amigos, me transmitem. Fazem-me sorrir, acreditar que sou capaz e que devo continuar. Eu já vos agradeci por tudo o que me têm dado ao longo destes cinco anos de blogue? Obrigada. Muito obrigada.

Espero que 2012 continue a ser um ano de partilhas e de conhecimentos. De novas amizades e contactos. Espero que seja um ano em sejamos felizes, rico em coisas boas.

Se, por um lado, ainda não parei para pensar e assentar os meus objetivos para este novo ano, por outro lado, a minha cozinha já começou com os tachos e as panelas a tocar em sinfonia, mas ainda sem o ritmo e som habituais. A primeira receita de 2012 foi uma sopa de couve-flor assada com alho-francês, servida com queijo de Nisa.


Ingredientes:
1 couve-flor pequena (aprox. 600g)
250g de alho-francês sem rama cortado em rodelas
1dl de azeite
1 cebola
1,2L de água quente
sal e pimenta
queijo de Nisa
pimenta caiena
azeite para servir


1. Colocar a couve-flor cortada juntamente com o alho-francês num tabuleiro de forno. Regar com metade do azeite. Levar a assar durante 40 minutos em forno pré-aquecido a 200ºC.

2. Colocar o restante azeite numa panela. Juntar a cebola cortada em meias-luas e deixar refogar até a cebola quebrar.

3. Juntar os legumes assados à cebola. Juntar a água quente. Temperar com sal e pimenta a gosto. Com a ajuda da varinha mágica, triturar.

4. Servir a sopa com lascas de queijo de Nisa, polvilhada com uma pitada de pimenta caiena e um fio de azeite.


E vocês, já fizeram as vossas resoluções para 2012? O que gostariam de fazer neste novo ano? Que experiências? Que sonhos? Eu, gosto sempre de ler as vossas ideias e sugestões.

Bom ano de 2012!

16 comentários :

São Ribeiro disse...

QUE DELICIA DE SOPA,BEM RECONFORTANTE.
UM EXCELENTE ANO PARA TI.
BJS

Vera Ferraz disse...

Parece-me uma excelente sugestão para me livrar da couve-flor! Não sou muito apreciadora, só mesmo assim em sopas e se não se notar muitocomo me parece ser o caso, perfeito!

Bjinhos

MissB disse...

Que bela sopinha, ficou com uma corzinha super apetitosa! :)

Ondina Maria disse...

Ui, as resoluções de ano novo estão muita atrasadas. Mas há coisas que sei que vão fazer parte da lista: terminar o mestrado (que isto de trabalhar e estudar anda a tirar-me muito tempo), fazer um curso de fotografia (apesar de ir agora fazer um mini-curso de 4h promovido pela Canon, quero algo mais substâncial), aprender grego e conseguir voltar à Grécia (a "terra" do maridão), conseguir ler mais e ter tempo para estudar os temas que me apaixonam, experimentar novas combinações de sabores e melhorar a culinária lá de casa (é tipo sistema de gestão: sempre em melhoria contínua), e por fim conseguir fazer algumas viagens gastronómicas (por Portugal e não só) e tentar aprender a cozinhar pratos típicos com os locais (sim, isto já sou eu em delírio!) e melhorar a qualidade do meu blogue, partilhado com o homem da casa, e que nos tem dado muito prazer :)

Adoro sopa de couve-flor e alho-francês, mas nunca experimentei assá-los antes. O queijo de Nisa é muito, muito forte, talvez experimente trocar as lascas por queijo da ilha!

a disse...

Adorei esta sopa, ainda hoje olhava fixamente para uma couve flor que tenho no frigorífico a suplicar para ser consumida, acho que já sei qual irá ser a sua finalidade, gostei mesmo muito!
Beijinhos

Marmita disse...

Um bom ano para ti, adorei a receita e a composições das imagens. um beijo

Susana disse...

Olá Laranjinha, também estou como tu... ainda não defini os meus projetos para este ano. Confesso que não gosto muito de planear, pois acontece sempre algo que me impede de os concretizar. Quando faço é consciênciosa que serão concretizados. Mas gosto de fazer um plano para o meu desempenho e prespetivas para o ano. Acho que isso aconterá só depois dos reis.
A minha cozinha também anda a pouco vapor, e ainda só fiz uma sopinha.
Gostei muito da tua sugestão, sopinha com legumes assados deve ser deliciosa. O pior é que tem de ser feita com muito tempo, ideal para o fim de semana.

Beijinhos

Anónimo disse...

Uma excelente sugestão sem dúvida. Gostamos bastante de couve-flor e esta sopa dá um novo sentido à confecção de sopas. Original sem dúvida.

Sofia.Lopez disse...

Esta sopa deve ter ficado deliciosa!!
Fotos maravilhosas, como sempre :)
Beijinhos

Anónimo disse...

Querida Laranjinha!
Desejo um excelente 2012 a ti e ao cinco quartos de laranja! É sempre um prazer passar por aqui! Quando vi a combinação couve flor com queijo de nisa, pensei que só pode combinar bem! :)
Um grande beijinho
Sofia

frango do campo disse...

Ano novo mas as fotos continuam maravilhosas :) um beijo e um óptimo 2012**

Dani @ yelleBELLYboo disse...

This soup sounds amazing. I don't think I can get Nisa cheese in the US - what would be a good substitution?

Ameixinha disse...

Pois, eu comia sopa com queijo. Agora é só mesmo sopa :) Deve ficar com um sabor excelente!

saboracasa disse...

também tenho essa sensação vai ser um ano "a voar", hehehehe. A conclusão que chego é que à medida que vão passando os anos mais o tempo "voa" ...
Mas ainda há tempo para apreciar bons momentos e a tua sugestão faz parte desses bons momentos...
Adorei!

Rita disse...

Esta sopa parece deliciosa! Adoro alho francês, e sopas com legumes assados são uma maravilha.
Não costumo fazer uma lista de resoluções para o novo ano, mas tenho sempre alguns desejos. Por exemplo, espero conseguir fazer um bom trabalho para terminar o meu doutoramento este ano. Quero experimentar novos sabores, passar mais tempo na minha cozinha e melhorar o meu blog que ainda é uma criança. Mas acima de tudo quero tornar-me uma pessoa melhor e conseguir demonstrar às pessoas que me rodeiam o quão importantes são para mim.
Espero sinceramente que, se não todos, a maioria dos teus desejos para 2012 se realizem. E que nos continues a brindar com receitas e textos maravilhosos. Um beijinho e um excelente 2012!

Anónimo disse...

For Dani @ yelleBELLYboo:

Use a sharp Cheddar cheese instead of the Nisa