quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

Scones à inglesa

O livro escolhido para a sessão de Janeiro do clube de leitura Ler com Apetite foi Hoje Caviar, Amanhã Sardinhas dos irmãos Carmen e Gervásio Posadas. Um livro que relata a história da família Posadas, de forma leve e com sentido de humor, pelos locais por onde foram passando.

A família acompanhou o pai, embaixador do Uruguai por Madrid, Moscovo e Londres. E em cada um dos locais, os autores mostram como era a vida da família de um embaixador, no contexto da época, com várias vicissitudes mas, sempre, apresentadas com sentido de humor.

O livro tem, também, receitas que a mãe foi guardando dos locais por onde passaram. Em Londres, uma das receitas que me chamou a atenção foi a dos scones, dada à mãe dos autores pela Lady Marsch, no dia em que a foi instruir sobre como se comportar diante da rainha.

Procurei reproduzir a receita original, que indicava sementes de anis mas, como não tinha, resolvi usar pasta de baunilha. Na sessão do clube de leitura Ler com Apetite, os scones fizeram sucesso e, prometi que partilhava a "minha" receita. Aqui fica. Espero que gostem!

Scones à inglesa

Ingredientes:
500 g de farinha de trigo T55
20 g de fermento em pó para bolos
50 g de açúcar
5 g de sal fino
100 g de manteiga sem sal
2 ovos médios
200 ml de leite gordo
1 colher de chá de pasta de baunilha
1 ovo batido para pincelar


1. Numa taça misturar a farinha com o sal, o açúcar e o fermento.

2. Juntar a manteiga cortada em cubos e trabalhar a mistura até obter uma areia grossa.

3. Misturar os ovos com o leite e a baunilha. Juntar à mistura da farinha. Mexer até obter uma massa homogénea. Não é preciso trabalhar muito a massa.

4. Numa superfície polvilhada com farinha, estender a massa com cerca de 2 cm de altura. Com um cortador ou com a ajuda de um copo, cortar os scones.

5. Colocar os scones num tabuleiro forrado com um tapete de silicone.

6. Pincelar a superfície dos scones com ovo batido.

7. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante cerca de 15 minutos, ou até estarem dourados.

Sem comentários :