domingo, 18 de março de 2007

Hoje o meu almoço foi ...

Coloquei numa panela uma cebola picada, 3 dentes de alho picados, um tomate grande maduro aos pedaços e azeite. Levei ao lume e deixei cozinhar um pouco. De seguida, juntei 1 dl de vinho branco e 600 g de carne de porco aos cubos. Temperei com sal, pimenta, 3 cravinhos e piripiri a gosto. Dexei cozinhar a carne.

Assim que verifiquei que a carne estava cozida, juntei couve lombarda cortada grosseiramente, cenouras às rodelas, 1 chouriço de carne e 1 chouriço de sangue cortados, também, às rodelas. Dexei cozinhar um pouco. De seguida juntei grão cozido, mexi e deixei cozinhar mais um pouco, mas não muito mais para que o grão não se desfaça demasiado.

Antes de servir coloquei um ramo de hortelã dentro da panela e mexi.

A Primavera está a chegar e começam a apetecer refeições mais leves. Mas, este prato foi uma solução para eu utilizar a couve lombarda que parece que cresce no frigorífico.

7 comentários :

Anónimo disse...

Ola

Andava por aqui a procura de um recheio de doce de ovos para rechear e cubrir o bolo de aniversario da minha filha quando encontrei este blog. Tem tantas tantas receitas que eu adorei! Para comecar vou fazer a receita de hoje e pode crer que a partir de agora tem aqui uma leitora assidua. Ja agora sabe de algum recheio de ovos que eu possa usar? Se soubesse era optimo, eu ficava muito agradecida.

Laranjinha disse...

Olá
vou deixar-lhe aqui um creme de ovos do Chefe Jorge Luís.

Ingredientes:
2 ovos
4 gemas
1 colher de chá bem cheia de manteiga
185 g de açúcar
1 colher de sobremesa de farinha
5 colheres de sopa de água

Preparação
Comece por colocar 145 g de açúcar num tacho com a água e reserve o restante açúcar. Leve de seguida a lume brando até o açúcar se dissolver completamente, não se esquecendo de mexer um pouco. Retire do lume. A seguir, numa caçarola coloque os ovos, as gemas, o restante açúcar (40g) e a farinha. Misture todos estes ingredientes muito bem, adicione a calda do açúcar que preparou primeiramente e envolva.
Leve a lume brando mexendo constantemente até começar a engrossar, logo que comece a ficar cremoso, retire de imediato do calor juntando-lhe a manteiga e mexendo sempre até que esta se derreta e incorpore.

Pode usar em coberturas ou recheio de sobremesas.

DocesCozinhados disse...

Adorei esta receita!

Agdah disse...

Ficou com uma cara linda.

Paula disse...

Muito bom! Há-de dar-me a receita que faz a couve lombarda crescer no frigorífico :-)

Elvira disse...

Com o frio que regressou, apetece mesmo um pratinho assim!

Vegana da Serra disse...

Ai laranjinha, isto deu-me cá uma fome!