domingo, 7 de novembro de 2010

No mundo das arrumações ...

Entre as arrumações, associadas à mudança de casa, a cozinha tem estado em "slow motion". Ainda há muita coisa empacotada e algumas que já viram a luz do dia, já foram mudadas de sítio mais do que uma vez em prol de uma utilização prática e eficiente, especialmente na cozinha.

Entre a vida profissional e a azáfama da nova casa, tenho procurado fazer comidas rápidas. Para um almoço faço uma carne de porco na frigideira com azeite, alho, cebola, sálvia, mostarda e gengibre em pó, sumo de um limão, alcaparras e por fim um raminho de coentros picados e a acompanhar uma salada mista , para um jantar apressado, uma saladinha de ovos de codorniz, oferta da minha amiga Suzana, com pimentos assados, cebola picada e coentros, acompanhada com fatias de pão fresco. Ou ainda uma massa com legumes, cebola refogada em azeite com cogumelos, rebentos de soja frescos, gomos de tomate, caril, pimenta, natas, salsa picada e a acompanhar esparguete cozido ou massa fusilli. Destas refeições resta apenas a memória, a pressa sobrepõe-se à fotografia e ao blogue.

Pouco a pouco os caixotes dos livros começam a ser abertos e as estantes a ganhar vida. 44 caixotes de livros é obra! Mais os que seleccionei e levei para a casa em Santarém. No dia de Todos-os-Santos pedi ajuda à família e rumámos até à casa dos meus pais com tudo o que não trouxe para esta casa, mas que quero guardar. Enchemos três carros com a mesa do quintal, cadeiras, plantas, copos, pratos, fotografias, caixotes e caixotes com livros, etc. O apego às coisas é terrível! É como se naqueles objectos houvesse um bocadinho de nós, daquilo que fomos e do que ainda somos.

A minha mãe para o almoço, nesse dia, fez borrego grelhado, para satisfazer um pedido especial da minha cunhada Cristina, que acompanhou com arroz de feijão, batatas fritas e salada. À tarde demos um breve passeio pelo campo, o dia estava lindo, com sol, apanhámos tangerinas, romãs e nabiças muito tenras.

Com as nabiças resolvi fazer para, um destes dias de jantares apressados, uma sopa com feijão encarnado. As nabiças, em sopa, combinam muito bem com feijão cozido e ficam umas sopas encorpadas e ricas. No dia em que fiz a sopa acompanhei com morcela de arroz cozida, feita pela minha mãe, que adoro. Ontem, para o almoço, abri o frigorífico e vi que ainda tinha sopa. Estava encontrada a solução para o nosso almoço já a meio da tarde.


Ingredientes:
1 molho de nabiças
2 cebolas
2 alhos-franceses sem a rama
4 cenouras
feijão encarnado cozido
sal & azeite


1. Lavar e arranjar as nabiças.

2. Colocar numa panela, as cebolas cortadas, as cenouras e o alho-francês. Temperar com sal e tapar com água. Levar ao lume.

3. Depois dos legumes cozidos, triturar com a ajuda da varinha mágica.

4. Quando a base da sopa voltar a ferver, adicionar o feijão encarnado cozido e as nabiças. Temperar com sal e azeite a gosto.


Eu volto às arrumações, aos caixotes empilhados que enchem o escritório. A todos, bom domingo!

Outras receitas com nabiças:
- Arroz de pimentos com nabiças;
- Sopa de nabiças com feijão branco;
- Sopa de abóbora com nabiças.

11 comentários :

ameixa seca disse...

Imagino o stress que é agora para arrumar tudo :)
Nabiças são muito apreciadas cá em casa, seja num arroz malandrinho ou numa sopa como esta :)

Vânia Costa disse...

Sopa de nabiças com feijão... Adoro! Com cenoura e abóbora à mistura... Huum! Aí só falta mesmo um bocadinho de abóbora, para ficar regalada por esse pratinho, mas nem assim deixa de ser deliciosa!
Imagino a azafama a arrumar tudo!
Boa sorte! :)

Beijinho*

Isabel Salvador disse...

è sempre muito trabalho estas mudanças,mas depois vais te regalar,e a tua sopinha têm um aspecto mesmo reconfortável,bjokinhas

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Agora não descansas enquanto não estiver tudo no sítio :)
Ainda por cima, nas mudanças encontram-se sempre coisas que já não se vêem há muito tempo e com nos deleitamos, perdendo assim, ainda mais tempo a arrumar.
Gostei dessa sopa, a minha mãe também faz uma sopinha de nabias de comer e chorar por mais :)
Resto de bom Domingo e boas arrumações
Beijocas

Susana Gomes disse...

Amiga, faz agora 1 ano andava eu nas mesmas andaças: mudança de casa = mil caixotes de livros sem fim para arrumar.
Mas vale a pena: depois de tudo arrumado, já sentimos a casa mais nossa! :)
Beijinhos

Helena disse...

Laranjinha
Adoro a sopinha,já as arrumações dispenso ;)
E o pior é que os caixotes mais pesados são os dos livros e louça.....mas em breve tudo voltará ao normal e poderão desfrutar da calma merecida.
Um beijo

Mónica Pinto disse...

Laranjinha,
Mudar de casa é um novo começo. Desejo-te as maiores felicidades para a nova vida entre novas paredes.
Beijinhos

Sandra G disse...

Uma sopa que me agrada muito, gosto bastante do sabor da nabiça.

Mudanças é sempre um stress, mas depois de tudo arrumado podemos finalmente difrutar da casa nova.

Bjs

Raquel Alabaça disse...

AS mudanças são também cansativas, eu lembro-me que mudei as loiças da cozinha várias vezes de armário, até encontrar a arrumação mais prática.

Mas uma sopinha assim, faz recuperar o cansaço.

Beijinho

Rita disse...

Boa sorte com as arrumações, eu sei como é cansativo! *

moranguita disse...

wque trabalheira ne? mas a esta altura ja deves ter tudo arrumadinho
a sopa esta uma maravilha
beijinhos