O regresso de uma viagem de férias implica entrar num ritmo a que já não estávamos habituados, sempre com uma pontinha de nostalgia. Como eu gostava que a minha vida fosse viajar e escrever!
As minhas viagens de férias exigem muitos quilómetros calcorreados a pé por cidades, apanhar transportes, estar pouco tempo em cada local, tirar fotos, muitas fotos e experimentar novos sabores. Este ano, para além disso, tive que enfrentar multidões de turistas e um calor abrasador. Chego a pensar que preciso de férias das férias, mas claro que voltava a repetir tudo outra vez.
O regresso faz-se a pouco e pouco. Ir visitar os pais. Apanhar o tomate da horta que ficou à espera, apanhar talvez as últimas amoras e courgettes do ano, e os primeiros marmelos. Espreitar as abóboras que estão quase prontas e começar a escolher a que será usada nos fritos de Natal deste ano. Ler as mensagens acumuladas na conta de eMail e preparar o que havemos de comer.
Como quase sempre me acontece, quando regresso de férias, venho com saudades de comer sopa. Não há nada como um prato de sopa quando se chega de férias pelo estrangeiro, pelo menos para mim.
A sopa escolhida foi uma sopa de tomate assado. Por aqui, o tomate voltou a chegar em abundância.
Ingredientes:
1kg de tomate maduro
550g de abóbora cortada sem a casca
1 cebola grande cortada em meias luas
2 dentes de alho laminados
3 folhas de louro
1 raminho de alecrim
1 dl de azeite
2 dl de água quente
sal e pimenta q.b.
1 pitada de pimenta caiena (facultativo)
1. Colocar o tomate cortado ao meio num tabuleiro com a abóbora, a cebola, o alho, o louro e as folhas de alecrim.
2. Temperar com sal e pimenta a gosto. Regar com o azeite.
3. Levar ao forno pré-aquecido a 210ºC durante 50 minutos.
4. Depois dos legumes assados triturá-los juntamente com 2dl de água quente. Por fim, retificar o sal e adicionar uma pitadinha de pimenta caiena a gosto.
O tomate que usei não tinha muitas sementes. Mas se não for o caso, aconselho a passar a sopa por um passador.
A sopa fica muito agradável. O sabor do tomate, ligeiramente acidulado misturado com o toque caramelizado dos outros legumes, torna esta sopa uma experiência a repetir.
[ Published in English as There is nothing like a bowl of soup ... ]
20 comentários :
Tem mesmo um aspecto reconfortante esta sopinha Laranjinha, adorei e tem tudo para ser uma delicia,
beijinhos!!
É engraçado que a mim acontece-nme exactamente isso, quando regresso de férias no estrangeiro venho com muitas saudades de sopa e é a única coisa que me satisfaz.
Fico à espera das novidades. Gostaram? Foi uma das viagens que mais gostei de fazer, tenho que repetir.
Beijinhos
Manuela
Que maravilha devia estar esta sopinha!!! Adoro sopa de tomate mas o pormenor dos legumes assados deve ter dado um toque bem especial!!!
Beijinhos
Hummmm deu água na boca!
Parabéns!
Aguardo sua visitinha ;-)
bjs
Uma sopa é sempre tão reconfortante, seja no inverno ou no verão. O único prato que ainda não fiz com os tomates que têm abundado foi sopa. Fico sempre com um pé atrás quando se trata de sopa de tomate, mas este modo de preparação, com os legumes previamente assados deixou-me a pensar...
Beijinhos
Com toda a razão, não há nada com uma boa tigela de sopa, fazem e sabem tão bem...indispensáveis na minha alimentação...
Beijinhos
Laranjinha,
Essa é sempre a minha vontade quando volto. A sopa é o consolidar do retorno a casa! Mal posso esperar pelos relatos das fantásticas férias. ;)
beijo saudoso*
Que bela e reconfortante sopa! Óptima para matar a nostalgia do regresso de férias. Gostei muito da cor e da ideia de assar os legumes antes...
A minha cozinha também tem sido frequentada pela sopa de tomate. Infelizmente, o marido não é apreciador, mas os filhos são, por incrível que pareça! Gostei da sugestão de serem assados os tomates. Ficará registada para ser posta em prática assim que a ocasião se proporcionar.
No receitasaodesafio temos outras sugestões para o tomate se desejar espreitar.
Um beijinho
Patrícia
Esta sopa é uma experiência a repetir ai em casa e a experimentar por aqui. Só é pena ter feito hoje uma panela de sopa, senão era já amanhã. Tenho imenso tomate para gastar e a vontade de comer sopa existe sempre no meu caso.
Que tal de férias?
Beijocas
Essa sopa deve estar mesmo deliciosa, o aspecto diz tudo. :-)
bjs
e mesmo o que apetece quando estamos com outros sabores das viagens, e uma sopa desta tao boa ainda mais apetece
beijinhos
Acontece-me o mesmo. Estas férias a primeira coisa que fiz quando chegeui a casa foi fazer uma sopinha. Não há nada mais reconfortante.
Paula Mariana,
O tomate dá um toque muito especial a esta sopa. Muito obrigada pela visita.
Moranguita e Krasiva,
é verdade. Somos dos países que mais se deverá comer sopa. Quando voltamos é das primeiras coisas de que temos saudades.
Culinarices,
os legumes assados tornam as sopas deliciosas. Eu tenho adorado.
Gisela,
esta sopinha é uma excelente maneira de usar o tomatinho fresco e delicioso que nos chega. As férias foram muito boas. Hoje começo os meus tradicionais relatos. Espero que gostes.
Receitas ao desafio,
o tomate assado em sopa fica muito agradável. Experimenta. Já fui espreitar as sugestões. A ideia do molho de tomate e do tomate seco parece-me excelentes.
Sofia,
experimentar a fazer sopa com legumes assados, fica muito agradável.
Suzana,
em Itália só comi uma sopa. Apesar de adorar a comida italiana, acho as nossas sopinhas melhores. Hoje começo os meus relatos de férias. Espero que gostes.
Cozinha Tricolor,
muito obrigada. O sabor dos legumes assados na sopa torna-a muito agradável. Experimenta.
Sandra,
eu também adoro sopas. É das primeiras coisas que sinto saudades quando viajo.
Carla,
o tomate assado na sopa fica muito bom. Até em sopa de feijão verde fica óptimo. Nesta sopa, na altura cozi o feijão verde na base da sopa, mas ultimamente tenho cozido o feijão verde à parte, assim "gasto" menos caldo da base e a sopa faz-se num instante.
Tati,
muito obrigada pela visita e comentário.
Nelinha,
os legumes assados dão um toque muito especial à sopa. Experimenta.
Moira,
quem como nós adora sopa, quando chega é das coisas que procura logo. Gosto de experimentar novos sabores, mas quando chego não há nada como uma sopinha. A viagem foi espectacular. Com muito calor à mistura, mas as cidades italianas valem muito a pena e claro, a comida. Muito boa. Hoje começo os meus relatos. Espero que gostes.
Um beijinho.
É verdade uma sopa sabe tão bem depois de vários dias a comer outras coisas!!Adorei!
Bjs
Curioso nunca comi sopa de tomate mas esta deixou-me mesmo curiosa:)
Beijinhos
Laranjinha, esquenta o corpo e a alma. É reconfortante. Abraços, Adriana.
Adriana,
é bem verdade. E sabe tão bem.
Aprender a Organizar,
a sopa de tomate assado fica muito agradável. Experimenta.
Sandra G.,
Obrigada.
Um beijinho.
Comi sopa de tomate pela primeira vez recentemente e agora andava aqui há procura de uma receita simples e que me parecesse boa. Acho que já não vale a pena procurar mais.. eheh Parece-me perfeita! Se não for hoje, amanhã já a ponho em prática! Obrigada pela partilha! :)
Beijinho
Olá,
espero que gostes. Se fizeres, depois diz-me como correu.
Um beijinho.
Enviar um comentário