segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Pá de porco assada no forno


Este fim-de-semana a minha sogra festejou o seu aniversário e a família decidiu organizar uma pequena festa. Como costumamos fazer nestas ocasiões, dividimos as tarefas e há sempre alguém que fica responsável ou pelas entradas, pelo prato principal ou pelas sobremesas. Eu desta vez ofereci-me para preparar o prato principal. Um dos meus cunhados, o Paulo, por diversas vezes já me tinha perguntado como assar carne de porco no forno mas que fique tenra, quase a desfazer-se com o toque do garfo. Desta vez, e em virtude de a festa se realizar na sua casa, decidi preparar uma pá de porco assada lentamente e durante várias horas no forno. Tantas horas, que este prato me obrigou a sair da cama por volta das seis e meia da manhã de um domingo. Quando é para a família, fazemos sempre tudo!


Pá de porco assada no forno

Ingredientes para 14 pessoas:
1 pá de porco inteira sem osso
1 dl de azeite
1 cabeça de dentes de alho
1 colher de sopa de sálvia seca
1 colher de sopa de sementes de funcho
1 colher de sopa de folhas de alecrim fresco
3 colheres de sopa de banha de porco
1 colher de chá de paprica
3 dl de vinho branco
8 chalotas
3 batatas
3 cenouras
2 talos de aipo
2 curgetes
200 g de cogumelos Portobello
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Levar ao lume uma frigideira com as sementes de funcho, tostar ligeiramente as sementes e retirar.

2. Num copo, colocar os dentes de alho descascados, sal, pimenta, a paprica, metade do azeite, a salva, as sementes de funcho e o alecrim. Triturar até obter uma pasta. Adicionar a esta pasta a banha de porco.

3. Barrar a carne com esta mistura. Colocar num tabuleiro e regar com metade do vinho branco. Deixar a marinar de um dia para o outro.

4. Num tabuleiro de forno grande, colocar as chalotas cortadas ao meio, as cenouras às rodelas grossas e as batatas em gomos e o aipo cortado grosseiramente. Por cima, colocar a carne marinada. Regar com o restante vinho branco e por fim, com o azeite.

5. Tapar com papel de alumínio e levar ao forno, pré-aquecido a 160ºC durante, 4h30.

6. Retirar o papel de alumínio. Juntar à volta da carne, as curgetes cortadas em rodelas e os cogumelos cortados ao meio. Deixar cozinhar durante mais 1h30, regando a carne, regulamente, com o molho.


A carne assada assim, fica tenra e muito suculenta. Uma delícia! Confesso que os elogios recebidos, fizeram-me sentir que valeu a pena acordar tão cedo! Não digam a ninguém, mas depois de colocar a carne no forno, voltei para a cama! ;)

7 comentários :

Minutos com os tachos disse...

Certamente que valeu a pena levantar tão cedo!! :)
Uma refeição digna de um almoço de familia!
Nice!!

Ruth Miranda disse...

dos meus pratos preferidos!!
http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

Anónimo disse...

Para fazer uma carne assim, com este aspecto delicioso, acho que vai valer a pena o sacrificio de me levantar cedo. Só falta comprar a pá de porco.
Obg pela sugestão.
Um abraço,
Aldina Vilaça

Atiz disse...

Ótimo aspeto! a descrição dá água na boca!
sei que a intenção não é a de ser uma recita rápida, mas para quem tem um bebé pequeno e pouco tempo, o tempo de cozedura pode ser encurtado para metade, com o aumento da temperatura, por ex. para 180º?

Laranjinha disse...

Atiz,
sim, pode aumentar a temperatura e diminuir assim o tempo de forno.
Espero que goste.

Atiz disse...

Obrigada! Vou experimentar este fim de semana, fiquei mesmooo com água na boca!

Anónimo disse...

Já fiz várias vezes, adaptei a receita á perna de javali fica excelente