quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Dica #03: Congelar as claras de ovo


Uma das sobremesas muito apreciadas, cá em casa, é leite creme. Uso as gemas e o que se faz com as claras? Quando posso, uso-as num pudim Molotov, acrescento-as aos ovos de um bacalhau à Brás, a uma omelete ou faço um bolo. Mas a verdade é que nem sempre podemos, ou temos tempo, para dar destino às claras que nos sobram dos nossos cozinhados. O que fazer, então? O destino de muitas claras, cá em casa, é o congelador.

Como congelar as claras de ovo?

Colocar uma clara de ovo em cada um dos compartimentos de uma cuvete de gelo de silicone. Congelar. Depois transferir os cubos para um saco. Colocar uma etiqueta no saco com a data de congelação.

A vantagem deste método é que sabemos que cada cubo corresponde a uma clara. Resulta muito bem para ovos médios. Este método é muito mais prático do que se congelarmos as claras em sacos. Caso o façam e não saibam quantas claras têm no saco, lembrem-se que um ovo médio pesa 50g e que o peso de uma clara é 30g.

Recomendo o uso de cuvetes em silicone pois são flexíveis e permitem retirar os cubos com facilidade, ao contrário das de plástico. Já me aconteceu não os conseguir retirar.

Congeladas, podem ser consumidas no prazo de um ano.

Quando quisermos usar as claras, colocamo-las no frigorífico a descongelar. Se for para bater, é aconselhável, depois retirá-las 30 minutos antes, para que fiquem à temperatura ambiente. Senão, é usá-las descongeladas nos nossos preparados como fazemos normalmente.

Costumam congelar claras?


6 comentários :

Guidinha disse...

Obrigada pela dica foi muito útil :)
Beijinhos!

Laranjinha disse...

Guidinha,

congelar as claras assim é tão prático.
Obrigada.
Ûm beijinho.

Serena disse...

Tenho bastantes no frigorífico à espera de que fazer um molotov.;)

Laranjinha disse...

Serena,
adoro molotov.

angela disse...

incrivel! que boa ideia!!!

Laranjinha disse...

Obrigada, Angela.