terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Carne de vaca guisada com legumes

Cozinham, todos os dias, as refeições para a família? Depois de um dia cansativo de trabalho, chegar a casa e, cozinhar tudo de raiz, torna-se cansativo e stressante. Se conseguirem planear e organizar as refeições da semana, é meio caminho andado, para começarem a deixar de se preocuparem com o que vão fazer para o jantar. Acham que um restaurante prepara tudo no momento? Picar cebola, fazer uma sopa, um arroz ou uma carne, se assim fosse, não conseguiriam colocar as refeições na mesa em cerca de 20 minutos. Pensem nisto. Há um conjunto de pré-preparações que podemos fazer e que nos facilitam muito a vida. Por exemplo, a base de uma sopa, leguminosas cozidas, molho de tomate, caldos, cebola e alho picados, carne guisada ou assada, entre outras.

Uma das coisas, que faço, muitas vezes, nas minhas pré-preparações, é carne guisada. Para mim, esta preparação é uma base. E com ela posso fazer outros pratos, ou apenas, escolher um acompanhamento.

Posso servir a carne guisada com puré, com batatas, com quinoa, com massa, no fundo, com o que gostar. A partir de uma carne guisada posso acrescentar-lhe massa, arroz, batatas, ervilhas, usá-la para recheio de um empadão, entre outras, opções. A ideia é que ao fazermos uma pré-preparação ela nos possa facilitar a vida. Com uma base consigamos variar o que comemos. No início, poderá parecer complicado, mas assim que começamos a adoptar este método percebemos o quanto nos traz vantagens. Deixo-vos a receita da última carne guisada que fiz, cá em casa.


Carne de vaca guisada com legumes

Ingredientes para 6 pessoas:
1 kg de carne de vaca
1 colher de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de azeite
1 cebola
2 dentes de alho picados
1 folha de louro
400 g de tomate pelado
50 g de polpa de tomate
1 colher de chá de paprica
200 g de alho-francês
2 cenouras às rodelas
1 dl de vinho branco
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Levar um tacho ao lume com a manteiga e o azeite. Assim que estiver quente, colocar a carne e deixar cozinhar um pouco de forma a alourar.

2. Acrescentar a cebola picada, os alhos, a folha de louro, o tomate pelado, a polpa de tomate, a paprica, o alho-francês cortado em meias luas, as cenouras às rodelas, o vinho, sal e pimenta.

3. Depois de ferver, deixar cozinhar em lume brando durante cerca de 45 minutos. Se necessário, rectificar os temperos.

2 comentários :

" R y k @ r d o " disse...

Aspeto delicioso que me deixou com "água" na boca.
.
Saudações poéticas
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Lita disse...

Muito bom. Cá em casa faço muitas vezes. Obrigada Isabel pela ajuda. Beijinhos 😘