segunda-feira, 16 de julho de 2012

Salmão com batatas novas, espargos e molho de iogurte com aneto


Adoro visitar mercados. Já várias vezes o disse e nunca me canso. Há qualquer coisa de mágico sempre que visito um mercado. As cores dos frutos e legumes chamam-me a atenção e transmitem-me uma energia muito positiva. Sempre que entro num mercado, os meus olhos abrem-se prontos a captar todos os pormenores. Respiro fundo e ando de um lado para o outro. Gosto de ver tudo. Paro em todas as bancas que apresentem legumes diferentes ou frutas apetitosas. Mesmo em viagem, muitas vezes não resisto e compro frutas, pão fresco, sumos e muitas coisas para experimentar no regresso a casa. Por cá, este vício saudável mantém-se. Quase todas as semanas vou ao mercado. Gosto de meter conversa com os vendedores. Muitas vezes, dão-me dicas de como devo cozinhar algumas das coisas que compro e isto é delicioso. Lembro-me que uma vez comprei uma chaputa porque a vendedora me descreveu a receita que fazia em casa e não resisti.

Os mercados aproximam as pessoas. Conquista-se uma confiança, fazem-se laços e no final, todos os vendedores querem que tragamos o melhor que têm para nossa casa. Cuidam de nós e do que comemos.

Associado aos mercados está também o meu gosto por comer legumes. Cá em casa são parte essencial em todas as refeições. Por isso, quando pensei sobre o que iria escrever para o Bla Bla Blog da IKEA, soube de imediato que um dos textos que iria elaborar tinha que ser sobre a minha paixão por mercados e sobre a importância de comer legumes. Convido-vos a ler o texto que escrevi e a saborear a receita que complementa o texto.

Salmão com batatas novas, espargos e molho de iogurte com aneto


Ingredientes:
2 lombos de salmão
2 colheres de sopa de azeite
350g de batatas novas pequenas
300g de espargos
1 iogurte natural
1 raminho de aneto fresco
4 tomates cereja
sal e pimenta preta de moinho


1. Cozer as batatas com a pele. Depois de cozidas, retirar a pele. Reservar.

2. Colocar um tacho com água e sal ao lume. Quando ferver, adicionar os espargos previamente arranjados e deixar cozinhar durante 4 minutos. De seguida, retirar os espargos, passá-los por água fria e deixar a escorrer.

3. Colocar duas colheres de sopa de azeite numa frigideira. Levar ao lume, assim que estiver quente colocar os lombos de salmão temperados com sal e pimenta preta de moinho a gosto. Deixar cozinhar de um lado e depois do outro.

4. Numa taça colocar o iogurte natural, o aneto picado e pimenta preta de moinho a gosto.

5. Num prato colocar batatas, espargos, uma posta de salmão, tomate cereja cortado ao meio. Servir com o molho de iogurte.


Bons cozinhados!

5 comentários :

saboracasa disse...

Um passeio que também gosto de fazer ... visitar os mercados, ouvir as pessoas, sentir a mistura de cheiros ... tão bom

Maria disse...

Eu também adoro visitar e comprar nos mercados...Com legumes e peixes fresquinhos e regionais... E de qualidade e sabores ricos :)

Decor'ação disse...

Hummmm que delícia!

Bjos
Lú Melo

Marmita disse...

Adorei a receita e como sempre a imagem acompanhar, uma optima sugestão para dias como o de hoje que quase não se consegue respirar de tanto calor. Um beijo

jvcosta disse...

Coisa bem simples mas com conceção e técnica de qualidade, a evocar genuinamente a cozinha escandinava, que conheço bem por experiência. Mas isto com um salmão escocês sem ser de aviário... Não estou a criticar, porque também me é difícil encontrá-lo.