Próximos Workshops
Lisboa 4 de Dezembro de 2016
Domingo:
10h00 - 13h00      Doces Tradicionais de Natal
Inscrições: escola@istofaz-se.pt   218 078 640 IstoFaz-se
Lisboa 10 de Dezembro de 2016
Sábado:
10h30 - 13h30      Receitas para a Mesa de Natal
 
 
14h30 - 17h30      Presentes de Natal
Inscrições: formacao@acpp.pt   21 362 2705 ACPP

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Eleição de O Melhor Pastel de Nata no Peixe em Lisboa


O festival Peixe em Lisboa, que decorre até ao próximo domingo, dia 14 de Abril de 2013, acolheu ontem à tarde, a quinta edição de O Melhor Pastel de Nata. As pastelarias a concurso foram previamente seleccionadas pela Confraria do Pastel de Nata e chegaram à final doze.

Tive a honra de pertencer ao júri, presidido pelo conhecido gastrónomo Virgílio Nogueiro Gomes, Domingos Soares Franco, produtor e enólogo dos vinhos José Maria da Fonseca, Joaquim Sousa, chef pasteleiro do restaurante Os Oitavos e Rita João, responsável pelo projecto Fabrico Próprio.

Para mim foi uma experiência muito especial e de grande responsabilidade. A prova foi cega, os pastéis de nata chegaram numerados de um a doze e os critérios de avaliação foram desde o aspecto, a massa, o aroma e o sabor. Um a um lá fui avaliando. E digo-vos que não é tarefa fácil. Há pastéis tão bons que apetece comer até ao fim. Ao avaliarmos doze pastéis de uma só vez, é curioso ver as diferenças, desde a massa até ao creme.


O grande vencedor desta edição foi pelo segundo ano consecutivo a Pastelaria Aloma, situada em Campo de Ourique. Em segundo lugar ficaram os pastéis de nata Selecção do Continente e em terceiro, a Pastelaria Alcoa, de Alcobaça e que vende em Lisboa os seus deliciosos pastéis através do El Corte Inglés.

Parabéns a todas as pastelarias participantes. Muito obrigada à Confraria do Pastel de Nata e ao presidente do júri, Virgílio Nogueiro Gomes por esta doce oportunidade.


Ver mais sobre esta eleição de O Melhor Pastel de Nata:
- Pastelaria Aloma tem (outra vez) o “O Melhor Pastel de Nata” de Lisboa no Público;
- E O Melhor Pastel de Nata é ... na TVI.

6 comentários :

  1. espetáculo! Gostava muito de ter estado presente. Mas o trabalho não permitiu.
    Deve ter estado espetacular!

    Beijinhos;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  2. Para mim os melhores Pasteis de Nata de Lisboa e arredores são os de uma pastelaria que há em Queluz chamada Marianita. Se algum dia estiver por aqueles lados, aproveite! Os pasteis de nata são maravilhosos!
    A pastelaria fica ao pé do mercado e super conhecida por aqueles lados, não só pelos pasteis de nata como pelos croissants.

    ResponderEliminar
  3. Adorei ver-te lá no juri! :)
    Eu adoraria fazer parte de um juri a avaliar pasteis de nata, que sonho :)
    Cá na Figueira há uns tão bons.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Uiiii....tanto pastelinho!! Venham os vencedores!

    ResponderEliminar
  5. Ahhh será sempre um icon de Portugal...

    ResponderEliminar
  6. É bem verdade que os Pastéis de Nata da Pastelaria Marianita , em Queluz, batem aos pontos os catedráticos de Belém.Experimentem!

    ResponderEliminar