quarta-feira, 10 de abril de 2013

Sabores paulistas no Peixe em Lisboa


A chef Bella Mansano veio fazer uma apresentação no Peixe em Lisboa e trouxe os sabores bons da cozinha de São Paulo, onde tem o seu restaurante Amadeus. Pelo filme que apresentou no início do seu shoocooking, é um restaurante familiar e apresenta vários pratos de peixe, ostras e mexilhões, cultivados pela família em Florianópolis, em parceria com uma comunidade de pescadores.


Esta jovem chef brasileira confeccionou dois pratos. O primeiro foi uma moqueca. Explicou que podemos encontrar dois tipos deste famoso prato baiano, um com leite de coco e outro sem. A versão apresentada foi com leite de coco. Começou por fazer um refogado de pimento e cebola em óleo de palma. De seguida adicionou sal e leite de coco. Por fim, juntou caldo de peixe e deixou cozinhar. Entretanto selou o peixe. Serviu a moqueca num tacho de barro e colocou uma cama de tomate cortado, o peixe, banana cortada às rodelas e por fim o molho com o leite de coco.

O outro prato foi lulas recheadas com sumo de caju e bacon, servidas com cogumelos passados juntamente com as lulas num caldo de legumes e soja. O último prato foi peixe fumado com um refogado de alho-francês, caldo de peixe, aromatizado com alecrim e cebolinho.


Para além da vontade de querer fazer cá em casa a moqueca, guardo desta apresentação também o jeito simpático e bem disposto que, esta chef, imprimiu à sua apresentação e que teve a seu lado a preciosa ajuda do chef Vítor Sobral.

3 comentários :

Partilhando Sabores e Receitas disse...

Gosto tanto de ler estes posts! Que maravilha!

Su Delícia disse...

Gosto imenso de moqueca de camarão!!! Esta também me parece uma delícia!
mais um excelente post.
beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

Anónimo disse...

Posso ter a receita toda direitinha mas se for eu a fazer sai desastre!

http://pantominocracia.blogspot.pt/
Um espaço de opinião que nos leva da Democracia à Pantominocracia