terça-feira, 23 de abril de 2013

Bulgur com beringela grelhada e atum


Há alturas em que temos necessidade de fazer coisas que deixámos mas que sentimos falta. Fazer exercício tem sido uma delas. Desde que me envolvi na organização e escrita do Cozinha para Dias Felizes, que os ténis e o meu equipamento estavam bem arrumados no armário. A semana passada tomei uma resolução e voltei aos treinos. Corro duas horas por semana, em dois dias alternados. Comecei por fazer um exercício conhecido, que é correr dois minutos, depois andar outros três, isto durante uma hora. Nos dias seguintes ao primeiro treino, nem vos digo. Acho que não sentia nenhuma parte do meu corpo. Mas, o dorido compensou a sensação boa que o exercício físico nos traz. Recomendo.

Voltei também a fazer um plano de leituras. Por ano leio aproximadamente trinta livros, entre romances e livros de cozinha. Este ano, as minhas leituras têm andado mais lentas, contando apenas: Abraço de José Luis Peixoto, Cozinhar com Jamie Oliver, Todas as Palavras de António Manuel Pina e Cozinha com Identidade do chef Fausto Airoldi, lançado no evento Peixe em Lisboa, com prefácios de Maria de Lourdes Modesto e Henrique Sá Pessoa, textos de Virgílio Nogueiro Gomes e fotografia de Adriana Freire.

Mas na minha lista de leituras para este ano já tenho: Emma de Jane Austen. Assisti a apenas uma sessão do Clube de Leitura de Jane Austen na livraria Bertrand dinamizada pela minha amiga Paula Freire e o bichinho de ler este livro ficou.

Os Mistérios do Abade de Priscos de Fortunato da Câmara e The Sprouted Kitchen de Sara Forte já estão encomendados.

Cá em casa, acabadinhos de chegar para entretanto explorar tenho Small Plates & Sweet Treats de Aran Goyoaga, autora do blogue Cannelle et Vanille, que é para mim uma verdadeira inspiração e The Smitten Kitchen Cookbook de Deb Perelman, uma blogger americana que nos conta as delícias que saem da sua pequena cozinha em Nova Iorque. E para ir lendo com calma, Modernist Cuisine at Home de Nathan Myhrvold e Maxime Bilet.

Hoje entre exercício físico e muitas leituras, deixo-vos um prato de bulgur para os dias de sol que finalmente a Primavera nos fez chegar e que apresentei na edição de Outubro de 2012 da revista Saber Viver.

Ingredientes:
250 g de bulgur
7,5 dl de água quente
400 g de beringela
2 latas de atum
25 g de coentros picados
15 folhas de hortelã
1 dl de azeite
2 colheres de sopa de sumo de limão
sal e pimenta preta de moinho q.b.


1. Colocar o bulgur numa panela com sal a gosto. Regar com a água quente e levar ao lume numa panela com a tampa, durante nove minutos.

2. Cortar e grelhar a beringela.

3. Numa taça colocar o bulgur, a beringela grelhada, o atum previamente escorrido, os coentros, as folhas de hortelã cortadas com as mãos.

4. Regar com o azeite e o sumo de limão. Temperar com sal e pimenta a gosto. Mexer e servir.


Boas leituras. Feliz Dia do Livro!

17 comentários :

Anónimo disse...

Boa tarde, parece-me uma óptima receita.
Onde se pode encontrar o bulgur?

Cumprimentos, Cláudia Silva

Laranjinha disse...

Cláudia,

encontra o bulgur nos supermercados biológicos Brio ou então nas grandes superfícies na zona dos produtos naturais.

Um beijinho.

Liliana (Addicted) disse...

Já andei com o bulgur na mão para experimentar...mas como crua o aspecto não é o melhor (parecem pedrinhas!) acabou por ficar! Mas já vi que vou ter que experimentar, as receitas com ele são uma tentação.
Beijinhos :)

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

Eu adoro bulgur! Tem um sabor de noz, denso e fica ótimo quente ou frio. Esta sugestão com beringela e atum parece-me bem apetitosa!
bjo

Ondina Maria disse...

Faz tempo que ando a namorar o Livro da Sara e Hugh Forte (pelas receitas deliciosamente frescas e as lindas fotos) assim como o da Deb (como é que ela faz aquilo tudo na sua hiper-mini-cozinha???? Uma inspiração!)

Laranjinha disse...

Addicted,

experimenta que vais gostar. Sim, o aspecto parecem pedrinhas, pequenos cristais, mas depois de cozidos são óptimos.

Um beijinho.

Laranjinha disse...

Mª João,

obrigada. Nesta altura do ano já começam a apetecer saladas coloridas.

Um beijinho.

Laranjinha disse...

Olá Leonor,

obrigada.

Um beijinho.

Laranjinha disse...

Olá Ondina,
os livros são a minha perdição! Depois da escolha destes, já tenho mais uns quantos em vista. ;)
Mas o que seria da nossa vida sem livros?!
Um beijinho.

Tertúlia da Susy disse...

Olá Isabel,
Gostei muito desta receitinha, excelente para o verão, kiss
Susana

Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/projeto-escolha-do-ingrediente.html
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/passatempo-meiaduzia-de-mimos-para-ti.html

Cozinhar sem Lactose disse...

Adoro esta sugestão! Que maravilha!

Anónimo disse...

ola sou a ana da suica e nao sei o que e bulgur
e tambem nao sei se a aqui isso sera que posso fazer este prato sem este ingrediente eu aqui na suica comecei a gostar muito de beringela fasso muitas vezes recheada com legumes no forno grelhada bocadinhos na salada adro este legume
pode me dizer se posso fazes sem esse ingrediente bjs

Laranjinha disse...

Olá Ana,

bulgur é uma preparação feita com vários tipos de trigo. Aqui em Portugal vende-se normalmente nas lojas de produtos biológicos, como nos supermercados Brio. Como é de origem das zonas mediterrânicas da Europa do Leste ou do Médio Oriente, provavelmente consegue-se comprar bulgur nas lojas de produtos gregos, turcos, libaneses, etc.

Espero ter ajudado.


Um beijinho.

Ana disse...

Olá!
Adorei esta receita e decidi que iria fazê-la! Não encontrei bulgur no dia pretendido e resolvi fazê-lo com cuscuz. Posso dizer que ficou fabuloso e lá em casa adorámos. Agora irei à procura do Bulgur para repetir :)
Beijinhos e obrigado pela partilha de sempre.

Ana França

Bulgur disse...

Hola, os dejo informacion sobre las propiedades y otras recetas de como preparar el bulgur. Saludos. http://www.herbalius.com/alimentos-ecologicos/cereales/bulgur/

Anónimo disse...

O bulgur pode ser cozido num dia e faze-lo no outro dia?

Laranjinha disse...

Sim, pode.