Próximos Workshops
Lisboa 8 de Dezembro de 2016
5a-feira:
17h00 - 18h00      Entradas e Petiscos para a Ceia de Natal na loja Maria Granel
Lisboa 10 de Dezembro de 2016
Sábado:
10h30 - 13h30      Receitas para a Mesa de Natal
 
 
14h30 - 17h30      Presentes de Natal
Inscrições: formacao@acpp.pt   21 362 2705 ACPP
Lisboa 11 de Dezembro de 2016
Domingo:
10h30 - 11h30      Pequeno-almoço no dia de Natal na loja Maria Granel

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

10 sugestões de livros para ler este Verão


Eu adoro ler. Uma das alturas previlegiadas para ler, na minha opinião, é o Verão. Os dias são maiores e por isso temos a sensação de ter mais tempo para fazermos as coisas de que gostamos. Os dias cheios de sol dão-nos mais energia e força.

O Verão é a altura de férias para muitos de nós. É tempo de ir para a praia, de viajar, de descobrir um jardim. É a altura do ano em que o ritmo acelarado das nossas vidas acaba por entrar numa fase mais tranquila. Quando vou de férias, principalmente para a praia, ou se viajo e sei que tenho tenho tempo para ler, uma das coisas que faço é uma listas de livros a colocar na bagagem. Livros bem dispostos, que me façam rir, que me prendam da primeira à última página. Livros com estórias de amor, livros de suspense, livros que me façam sonhar. Os livros têm o poder incrível de nos fazer viajar, de podermos conhecer lugares reais ou imaginários, de nos levarem a descobrir personagens encantadoras ou outras que desejamos nunca conhecer na vida real. Os livros têm uma força especial. Há livros que nos mudam.

Para lerem este Verão deixo-vos 10 sugestões de livros, uns bem dispostos que vos irão fazer rir, outros que vos irão fazer sonhar ou pensar em coisas boas.


Crónica dos Bons Malandros de Mário Zambujal

Um livro fininho que se transporta facilmente nas férias e que é simplesmente genial. Tem o poder de nos fazer desatar às gargalhadas assim que vamos devorando cada uma das páginas. Vão querer relê-lo!


A Relíquia de Eça de Queirós

Um romance delicioso que contribui de forma espantosa para elevados níveis de boa disposição. No romance acompanhamos Teodorico numa viagem até à Terra Santa, de onde traz por engano, não a prometida relíquia para a tia beata de quem esperava receber a herança, mas a camisa de dormir de uma amante. Simplesmente hilariante.


A Vida de Pi de Yann Martel

Um livro que me prendeu da primeira à última página. Um livro que me fez rir, pensar e respirar fundo. Relata a viagem de sobrevivência de um jovem num barco com um tigre, mas que nos deixa uma mensagem muito positiva, ou seja, perante o medo, a adversidade, há que encontrar uma saída, nem que seja imaginária. Um romance magnífico.


Receitas de Amor de Anthony Capella

Um livro para ler no Verão. A história passa-se em Itália ou melhor, começa na fantástica cidade de Roma. É uma comédia romântica com muita magia, sensualidade e claro, boa comida.


O Livro dos Sabores Perdidos de Nicky Pellegrino

O romance leva-nos a viajar até à Escola de Cozinha de Luca Amore numa pequena vila da Sicília, juntamente com Molly, Tricia, Valerie e Poppy. Para além das referências ao mundo da cozinha o romance leva-nos a descobrir os segredos, os desejos e os medos de cada uma das personagens. Um livro para ler à beira-mar ou numa esplanada a saborear um gelado bem fresquinho.


A Vinha do Anjo de Sveva Casati Modignani

Uma das formas que encontrei para conseguir aumentar as minhas leituras foi ler um livro por mês. A escolha para Agosto recaiu n' A Vinha do Anjo. Gosto muito de romances em que a comida tem um papel forte, funciona quase como uma personagem. Este é um romance que se lê muito bem nesta altura do ano e que nos deixa a pensar que a vida vale a pena quando é feita de sonhos e paixões. Como eu gostava de beber uma flûte de Falce di Luna, na Villa Brungliani, a olhar para os vinhedos nas colinas de Borgofranco antes de seguir para o almoço com a família da casa. É tão bom sonhar, principalmente com as coisas boas da vida.


Jane Eyre de Charlotte Brontë

Um livro que nos faz chorar o coração, uma história brilhante que nos prende da primeira à última página. Se forem como eu, vão querer descobrir rapidamente se Jane fica para sempre com Mr. Rochester. Um romance apaixonante. Uma das obras que tenho vontade de voltar a reler.


Os Pilares da Terra de Ken Follet

Um livro de suspense, com muitas intrigas, aventura e lutas políticas, polvilhado com vinganças e traições. Ao longo da obra acompanhamos um pedreiro que tem o sonho de construir uma catedral digna de tocar os céus. A acção passa-se na Idade Média e leva-nos a conhecer várias personagens que não nos deixam indiferentes. Assim que começarem a ler não vão querer parar.


O Último Cabalista de Lisboa de Richard Zimler

Esta foi a obra que me fez querer ler Richard Zimler. É um romance histórico cuja acção se passa na Lisboa de 1500. Há um crime e começam as investigações que se cruzam com as perseguições aos cristãos-novos acusados de serem a causa da fome e das doenças que flagelavam, na altura, a cidade. Cerca de 2500 cristão-novos foram mortos e os seus corpos queimados no Rossio. Um romance extraordinário sobre a injustiça e os horrores humanos e ao mesmo tempo deixa a chama da esperança acesa. Vale a pena lerem.


A Vida no Campo de Joel Neto

Gostei tanto deste livro do escritor e jornalista açoriano Joel Neto, escrito em jeito de diário. Gostei porque fiz através da sua obra um regresso ao campo. Um regresso às coisas simples, aos pequenos gestos, às pessoas que vivem do que a terra dá e que nos dão tantas lições de vida. Gostei também porque o autor tem uma escrita poética, deliciosa, e também porque tenho a sorte de conhecer a ilha Terceira e muitas das referências que são feitas. Aproveitem este Verão e regressem também à Vida no Campo!


E vocês, qual ou quais os livros que estão a ler neste Verão? Quais os livros que recomendam a quem esteja de férias? Há algum livro que releiam nesta altura do ano?

Deixo-vos o desafio de partilharem as vossas leituras. Podem deixar as vossas sugestões na caixa de comentários ou então, publicar na vossa conta de Instagram uma foto do livro ou dos livros que sugerem, com a hashtag #leiturascql ou se preferirem, podem publicar no Facebook.

Vou adorar saber o que andam a ler. Vamos a isso?

19 comentários :

  1. Sim, porque não se vive apenas de comidinha....
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria,
      os livros são uma inspiração. Alguma sugestão para lermos estas férias?
      Um beijinho.

      Eliminar
    2. Difícil.... John Le Carré "O fiel Jardineiro"; Arturo Perez-Revert "O mestre esgrima"....

      Eliminar
  2. Ainda nunca li nenhum desses q sugeres :) Ando a ler o 'Chocolate' (q deu origem ao filme), mas a passo mt lento... E ainda tenho os últimos 2 livros do José Rodrigues dos Santos p ler e outro q se chama 'A Livraria', mas duvido q leia tudo até Setembro... Bjinhos e boas férias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anjo-de-mel,
      adorei o Chocolate. Dá uma fome! :)
      Do José Rodrigues dos Santos ainda não li nada.
      Obrigada.
      Um beijinho.

      Eliminar
  3. "Berra-me BAIXO" - Magda Gomes Dias

    http://feltronasmaos.blogspot.pt/2016/08/berra-me-baixo-ponto-final.html?m=0

    "Um Milionário em Lisboa" - José Rodrigues dos Santos, requisitado hoje mesmo numa biblioteca perto de mim... ;-) Após ter lido "O Homem de Constantinopla", do mesmo autor...

    Boas leituras! ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Feltro nas Mãos,
      obrigada pelas sugestões.
      Curiosamente nunca li nada do José Rodrigues dos Santos, que é um dos autores mais lidos em Portugal.
      Ir à biblioteca é tão bom.
      Um beijinho.

      Eliminar
  4. "Lila e o Jogo de Deus" da Umi Sinha. Um livro muito especial. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agnieszka,
      nunca ouvi falar. Agora fiquei curiosa. Vou procurar.
      Obrigada pela sugestão.
      Um beijinho.

      Eliminar
  5. Ola Isabel
    Sugiro Hotel Sunrise da Victoria Hislop
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      obrigada pela sugestão. Parece-me muito interessante.
      Obrigada.

      Eliminar
  6. https://wwwimagemfeminina.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imagem Feminina,
      sugere-nos alguma obra para ler nestas férias? :)

      Eliminar
  7. Que boas sugestões!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mary,
      e o que nos sugeres ler este Verão? Eu nesta altura adoro ler romances!

      Eliminar
  8. Que ideia tão interessante tiveste para esta publicação, Laranjinha! Eu adoro ler, passo horas a fazê-lo, sobretudo nas férias e aos fins de semana. Deixo-te uma lista de alguns dos meus autores favoritos, e de 12 dos livros que mais gostei de ler (um para cada mês do ano! :). Espero que sejam do teu agrado!

    A Estrada – Cormac McCarthy
    O Apicultor – Maxence Fermine
    A Sombra do Vento – Carlos Ruiz Zafón
    Casa dos Espíritos – Isabel Allende
    A Insustentável Leveza do Ser – Milan Kundera
    As Horas – Michael Cunningham
    Girlfriend in a Coma – Douglas Coupland
    Cem Anos de Solidão – Gabriel Garcia Marquez
    As Velas Ardem Até ao Fim – Sándor Márai
    O Perfume – Patrick Süskind
    Correcções - Johnathan Franzen
    A História Secreta - Donna Tart

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sunflower,
      obrigada pelas sugestões. Adorei As Velas ardem até ao fim. Um livro delicioso.
      Vou procurar algumas das obras que referes e que não conheço, como A Estrada, Girlfriend in a Coma, Correcções e A História Secreta. Adoro descobrir livros e autores novos.
      Também escolhes ler um livro por mês?
      Um beijinho.

      Eliminar
    2. Olá Laranjinha,

      Sim, tento ler um livro por mês. Por vezes, devido à dimensão dos livros, não consigo fazê-lo, mas procuro "compensar", lendo mais nas férias. Por exemplo, o último livro que foi "O Pintassilgo", da Donna Tart. O livro, traduzido, tem 900 páginas. Demorei quase 3 meses a lê-lo! Portanto, neste mês de férias, tracei como objectivo ler 3 livros. :)
      Um beijinho.

      Eliminar