segunda-feira, 13 de julho de 2009

Julie & Julia num fim-de-semana calminho

Este fim-de-semana que passou foi calminho. Calminho significa que não tive nenhum programa especial, que passei grande parte do tempo em casa.

Na sexta-feira jantei no Bairro Alto, em mais um encontro do À Volta das Letras, no Calhariz do Príncipe, sugestão de um amigo e membro do clube, conhecedor da vida do Bairro como ninguém que eu conheça.

Gostei do restaurante, muita afluência, muita gente à espera de mesa o que normalmente quer dizer alguma coisa, comidinha saborosa e tradicional. Para a mesa veio peixe de espada grelhado, calamares, filetes, secretos de porco preto, arroz de cação com camarões e um arroz de grelos que me deixou a salivar, ou não fosse eu fã deste tipo de arroz. A acompanhar sangria de vinho tinto bem fresquinha.

Depois do jantar demos uma volta pelas ruas do Bairro Alto, acabámos a noite num bar junto ao restaurante O Caracol, que já coloquei na minha lista de restaurantes a visitar, dado que o Paulo e a Rute falaram de forma tão efusiva em relação ao restaurante que me deixaram cheia de vontade de lá ir jantar um destes dias. Para além disso, gostei da esplanada, de ver gente ali a jantar, do ambiente. Na altura fez-me lembrar um restaurante, em Bolonha, onde tive o prazer de jantar na última vez que lá estive.

No sábado e no domingo aproveitei as tardes para estar refastelada na espreguiçadeira, no quintal, a ler enquanto ouvia tocar violino num dos prédios vizinhos. O livro escolhido foi Julie e Julia de Julie Powell. O livro é o relato de Julie Powell e do seu projecto: cozinhar durante um ano 524 receitas do livro de Julia Child, Mastering The Art of French Cooking. Projecto esse que começou num blogue.

Julie e Julia é um livro bem disposto e divertido. Julie para além de relatar as suas aventuras na cozinha com receitas e técnicas às vezes bem complicadas para quem se inicia na cozinha, estabelece ligações com a vida de Julia e do seu marido, Paul Child, e vai acrescentando aspectos da sua vida pessoal. A relação com o marido, com os pais, com o irmão e com as amigas, o seu trabalho, a sua insatisfação, os problemas da mudança de casa e as peripécias de viver num pequeno apartamento.

O livro passou a filme e chega em Agosto aos cinemas. Julia Child é interpretada por Meryl Streep e Julie Powell por Amy Adams. O interessante neste livro é que me está a despertar a curiosidade para a figura de Julia Child, apetece-me descobrir mais sobre esta figura feminina que se tornou, no mundo da cozinha, uma referência nos EUA.

9 comentários :

Patanisca disse...

Já tinha ouvido falar do filme, mas não conhecia o livro. Fiquei curiosa com essa história, que deve ser bem engraçada. Amanhã vou ver se o consigo comprar :)

Sónia disse...

Acabei de ver o trailer e este filme promete :)
Obg pela sugestão! Por esta e pela salada de figos e queijo feta, alguns posts antes... Tem um aspecto delicioso e a combinação de ingredientes é sublime :)

Susana Gomes disse...

Tb estou ansiosa pelo filme, inclusivamente publiquei o trailer no meu blog!

A vida da Julia doi fascinante - tenho o livro "My life in France" à espera na mesa de cabeceira. Vai passar à frente dos outros para ver se o consigo ler antes de ver o filme.

Bela sugestão!
Beijinhos. :)

ameixa seca disse...

Já ouvi falar do livro e já vi o trailler do filme. Deve ser bem interessante, com uma dupla de actrizes que me agrada bastante :)

Anónimo disse...

É giro o livro, não é? Li-o no ano passado e achei o máximo! Não fossem as histórias das lagostas e dos variados aspics e a vontade de fazer a mesma coisa tinha tomado conta de mim.
Quanto ao filme, já vi o trailler e a Meryl Streep (de quem, confesso, nem gosto assim por aí além) está fabulosa! Acho que vai ser um filme bem engraçado :)

Ah, para saberes mais sobre a Julia Child, o livro que a Gasparzinha referiu é um excelente começo. Foi escrito pela própria Julia e pelo sobrinho-neto (se não me engano). Há também o United States of Arugula, que fala muito sobre ela.

Beijo *
Mariana

Laranjinha disse...

Gasparzinha e Mariana,

muito obrigada pelas referências.

Um beijinho,

disse...

deixaste-me curiosa... mas, infelizmente, não aprecio ler... mas esforço-me para para ler um livro de vez em quando...
contudo... se há filme eu espero por ele lol lol =D

Tangerina disse...

Também já li! E já tenho o "My life in France" à espera de vez porque nos últimos 3 livros que li relacionados com cozinha falam sempre dela...!

Beijinhos,
Carlota

K disse...

ME INTERESSEI PELO LIVRO, SE VC PUDER ME MANDAR O NOME DA EDITORA AGRADEÇO
MEU E-MAIL É karolinemanoel@gmail.com
beijinhos e obrigada