terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Salada de endívias assadas com pêra, rúcula, nozes e queijo roquefort

Estamos sempre a aprender, como se costuma dizer. Eu este ano resolvi que deveria cultivar algumas coisas. Apostei nas ervas aromáticas (tomilho, alecrim, manjericão, sálvia, estragão, cebolinho), arranjei vasos com erva cidreira, plantei uma Lúcia-lima, um loureiro, entre outras plantas. Em Santarém, semeei e depois plantei endívias e aipo. Com o aipo, não correu mal. Consegui obter alguns bons exemplares e fazer umas sopas muito agradáveis. Agora com as endívias já não foi assim.

Coloquei na terra umas plantas viçosas, de folha verde, que quase pareciam umas alfaces pequenas. Foram muito bem regadas e a cada dia que passava mais folhas ganhavam e cresciam, cresciam, até ficarem muito altas! Resultado, nunca formaram aquele olhinho de folhas tenras e brancas que encontramos à venda.

Este fim-de-semana ao contar a uma amiga da minha mãe, que viveu vários anos em França, que tinha feito esta salada, ela explicou-me como deveria ter cuidado das endívias. Pelo que percebi, elas deveriam ter sido cobertas com terra, deixando de fora apenas uma cabecinha. Ora aí está, "quem te manda a ti sapateiro tocar rabecão"! :)


Ingredientes:
4 endívias cortadas em quatro
2 peras Abate Fetel, cortadas em oito e sem a semente
sal e pimenta q.b.
4 colheres de sopa de azeite
40 g de nozes
rúcula
50 g de queijo roquefort (25 g por pessoa)
vinagre balsâmico cremeso


1. Aquecer o forno a 220ºC.

2. Colocar as endívias num tabuleiro juntamente com os pedaços de pêra. Temperar com sal e pimenta. Regar com o azeite e levar ao forno a assar por 30 minutos, virando uma vez a meio da assadura.

3. Partir grosseiramente as nozes. Cinco minutos antes do fim do tempo de assadura das endívias e das peras, adicionar as nozes.

4. Retirar o tabuleiro do forno e deixar arrefecer durante mais ou menos cinco minutos.

5. Servir as endívias e as peras numa cama de rúcula, com o queijo roquefort e as nozes. Temperar com o vinagre balsâmico cremoso e se necessário rectificar o sal, a pimenta e o azeite.


Esta salada é uma festa de sabores, onde se junta um ligeiro amargo das endívias, o doce da pêra e o sabor intenso, forte, do queijo.

Esta receita é de Kerry Saretsky.

5 comentários :

chopp disse...

Minha nossa que receita! Só de ler dá água na boca!!!!

São Ribeiro disse...

PODIA SER O MEU ALMOÇO, ESTA 5 *...ADOREI.
BJS

Raquel Alabaça disse...

Se não tivesses errado não terias aprendido.

Eu nunca comi endívias, mas a salada esté bastante apelativa.

Beijinho

A União Faz a Vida disse...

Que fotos lindas! Adoro roquefort...

Missy disse...

esta salada está mesmo ao meu gosto, eu adoro endivias e queijo roquefort,
a rúcula deve dar um paladar extra !!
o meu pai cultiva endivias, sei que cobre-as com palha e depois com terra e arreia e depois com um plástico preto para não apanharem luz, ele tem cá um jeito !!!!

bjkas