segunda-feira, 30 de abril de 2012

Tagine de borrego com ovos e avelãs


De vez em quando gosto de mergulhar no sabor de outras cozinhas. Conhecendo outras cozinhas, acabamos por perceber melhor a nossa e também sabe muito bem viajar através dos sabores, imaginar outras paragens que combinem com o espírito do prato que iremos degustar. Eu adorava visitar Marrocos, ir, principalmente, a Marraqueche, Casablanca e Fez. Há qualquer coisa de exótico e misterioso nestas cidades, que me atraem e despertam a imaginação. Os mercados cheios de gente, as cores, as especiarias, tudo isto me soa a aventura e a histórias de mil e uma noites.

A cozinha escolhida para hoje foi a marroquina. A receita foi inspirada numa da revista BBC Good Food de Janeiro de 2001. Nesta cozinha, de que ainda só fiz pratos salgados, gosto do modo como usam as especiarias, como as misturam especialmente com a carne de borrego. A novidade desta tagine é que leva ovos.


Ingredientes:
25g de manteiga
0,5dl de azeite
1 cebola picada
1 colher de café de gengibre em pó
1 pitada de açafrão em fios
500g de borrego sem osso cortado em cubos
2 dentes de alho picados
3 cardamomos
1 raminho de coentros ou salsa picados
sal e pimenta
3dl de água (quente)
6 ovos de codorniz cozidos ou 4 ovos pequenos
50g de avelãs torradas


1. Colocar num tacho a manteiga com o azeite. Assim que a manteiga derreter, juntar a cebola, o açafrão, o gengibre, sal e pimenta a gosto. Deixar cozinhar até as cebolas ficaram transparentes.

2. Adicionar a carne e o alho. Deixar cozinhar durante 3 minutos e de seguida acrescentar a água, de preferência quente. Deixar cozinhar em lume brando até a carne estar cozida.

3. Servir com os ovos abertos ao meio, as avelãs torradas, coentros picados ou salsa. Acompanhar com cuscuz.


O que me chamou a atenção nesta receita foi os ovos. Pareceu-me uma combinação pouco usual, mas o que é certo é que os ovos ficaram deliciosos com o borrego.

10 comentários :

saboracasa disse...

fiquei com água na boca :) super boa esta receitinha

beijocas e boa semana

Mané o bolo da Tia Rosa disse...

excelente...é a minima palavra que me ocorre
:)

Paladares da Isa disse...

Bela viagem essa ;)


Bjocas

soblushed in USA disse...

q combinação interessante :)

Laranjinha disse...

Sabor a casa,
esta receita cá em casa agradou bastante. Gostei muito desta combinação da carne com os ovos.

Um beijinho.

Laranjinha disse...

Olá Mané,
muito obrigada.

Um beijinho.

Laranjinha disse...

Olá Isa,

obrigada.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Soblushed,
obrigada.
Um beijinho.

Marmita disse...

Eu fui á tunisia, gostei tanto e acabei por me arrepender de não ter ido a Marrocos, acho que se a Tunisia é bonita Marrocos deve ser 3 vezes mais. As medinas, as cores, os cheiros.. um perfeição mesmo! O bom de gostar de culinária é isto mesmo, trazer os paises a nossa casa! perfeito!!! beijo

Cláudia disse...

Olá, peço desculpa pela intromissão tardia, mas estou com as visitas um pouco "atrasadas". a receita pelo aspecto da vontade de comer...
Eu tive o uma viagem de Natal patrocinada entidade patronal, assim como, todos os colegas dos demais escritorios, a Marraquexe em 2011, tudo o que visitei gostei muito e voltava a fazer a mesma viagem novamente, (se pudesse escolher gostava muito de levar o meu marido e os meus pais quem sabe um dia) ;).
Só fiquei um pouco desiludida com o sabor das Tagines, porque apesar de ser um país rico em especiarias, não as utiliza na gastronomia disponibiliza para ser colocada depois de confeccionada, a mesa tem sempre sal fino e pimenta e cada um põe o que acha por bem.
O que é inigualável são as tamaras são qualquer coisa de maravilhoso, as especiarias trouxe muitas já as experimentei quase todas são fantásticas.
Bjinho
Claudia