sexta-feira, 20 de março de 2015

Salada de muxama com queijo e kiwi


Hoje é o primeiro dia de Primavera! Esta altura do ano é uma das mais inspiradoras para mim. Os campos ficam mais bonitos, o sol aparece entre o céu azul com mais frequência e isso transmite-me uma energia muito especial. Sinto-me mais contente. Fico com vontade de fazer mais coisas e tomar novas resoluções.

Com a chegada da Primavera vem também o impulso de dar a volta ao closet. Arrumar de vez as camisolas de lã e dar destaque a roupas mais leves e frescas. Nesta altura do ano gosto de fazer uma selecção do que já não uso. Arrumo em sacos e entrego à minha mãe, que se encarrega de doar a quem ela sabe que pode precisar. Quando não se quer deitar fora, há também quem participe em pequenas feiras para vender o que já não precisa. Acho a ideia interessante. Acaba por ser uma forma de rentabilizar o investimento realizado. Nos últimos anos não o tenho feito, mas também já cheguei a deixar roupas nos contentores para doações que se encontram pela cidade. Aquilo que já não é útil para nós pode fazer a diferença para outros.

Depois do closet vem a despensa. Uma das primeiras coisas que faço é identificar os produtos que passaram de validade. Procuro estar atenta, mas há sempre algumas coisas que escapam. Será que é este ano que faço um inventário com o que tenho na despensa? Depois era muito mais fácil ir actualizando o que se usa. O mesmo acontece com o que se coloca dentro da arca congeladora. Depois de fazer a selecção das validades, passo para as especiarias. Quando estão há muito abertas vão perdendo os aromas e não vale a pena continuarem a ocupar espaço na despensa.

Uma das coisas que este ano quero fazer agora na Primavera é plantar ervas aromáticas. Já tenho um cantinho simpático na minha cozinha, mas gostava de ter mais. Comprei uns vasos biodegradáveis e já tenho sementes de manjericão prontas a irem para a terra! Ver nascer e crescer uma planta, é algo muito especial.

Não sei se vos acontece, mas nesta altura do ano gosto ainda mais de ter flores em casa. Tenho uma jarra na sala, à entrada, outra com um ramo de folhas de camélia no móvel junto à televisão e, sempre que posso, coloco também na cozinha. As flores trazem alegria.

Com a Primavera vem também a vontade de aproveitar os legumes da estação. Como eu adoro favas, ervilhas, ervilhas tortas, grelos, cebolas novas ... tudo tão cheio de sabor! As favas nesta altura do ano são doces, tenras e gulosas. Espero nesta Primavera cozinhar ainda mais com as coisas boas da estação.

Nesta altura do ano, os pratos de forno, as sopas quentes com feijão seco, os guisados começam a dar lugar a pratos mais leves e coloridos. São muito bem-vindas as saladas frescas e cheias de cor, como a que hoje vos deixo para festejarmos a chegada de uma das mais bonitas estações do ano.

Desenvolvi esta receita para a revista Comer de Novembro/Dezembro de 2014.


Salada de muxama com queijo e kiwi

Ingredientes para 4 pessoas:
2 kiwis
100 g de muxama
100 g de queijo feta
70 g de rúcula
4 colheres de sopa de cebola frita
0,5 dl de azeite
1 colher de sopa de vinagre
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Descascar e cortar às rodelas os kiwis.

2. Cortar em fatias muito finas a muxama.

3. Numa taça, dispor a rúcula, os kiwis e a muxama. Adicionar o queijo desfeito grosseiramente e a cebola frita.

4. Temperar com sal e pimenta-preta a gosto. Regar com o azeite e o vinagre. Mexer. Se necessário rectificar os temperos. Servir de imediato.

10 comentários :

Ana Filipa Costa disse...

Não conheço muxama mas a salada está com ótimo aspeto :)
Beijinhos e bom fim-de-semana.
http://petiscana.blogspot.pt/

Sara Nachmazov disse...

Não conhecia a Muxama... Tem um nome tão engraçado ^^

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Gosto muito de saladas com fruta. Não conhecia a muxana...
Ficou com bom aspecto.

Beijinhos,
Clarinha

http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/03/quinze-dias-com-pierre-herme-e-um-crepe.html

Ana Mau disse...

Tenho ideia que a muxama é atum salgado típico do Algarve/Tavira, não tenho a certeza, mas sabem onde se pode comprar em Lisboa? Obg
Ana

Unknown disse...

Muxama é delicioso!

Laranjinha disse...

Olá Ana,
tenho comprado muxama no supermercado do El Corte Inglés.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Ana,
muxama é atum salgado e seco. Há quem lhe chame o nosso presunto do mar.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Indigo,
:)
Cortada fininha em saladas, fica muito boa.

Laranjinha disse...

Clara,
a muxama é um produto pouco divulgado. Mas é muito bom. Cá em casa adoramos.
Um beijinho.

Laranjinha disse...

Luísa,
cá em casa adoramos.
Um beijinho.